Amigos, Encontrei o erro! Acontece que durante meu estado de leiguisse ou sei lá o que, coloquei um regulador invertido. Eu havia testado o 7815, ele estava "bom", mas colocando um 7812 no lugar o problema se tornava o mesmo, a tensão passava direto porém o 7812 segurava a tensão (Confuso, né?). Enfim, basicamente o 7815 estava com defeito e o meu 7812 estava invertido... Aoooo a raiva junto com o alivio é realmente estranho. Muito obrigado por toda ajuda!! Vou deixar o tópico aqui, vai que alguém caí de paraquedas e algum dos ensinamentos aqui servem de base pra algo.

Pessoal, boa noite. Estou aqui novamente com dificuldades no projeto.

(Esse projeto: Projeto de fonte 2A 15v/12v/5v - Laboratorio de Garagem (arduino, e... )

   Gostaria de saber se alguém consegue me ajudar. Enfim, estou montando uma fonte pro curso de eletrônica, a fonte precisa ser feita com diodos, filtragem com capacitores e por fim, cis reguladores de tensão. Decidi "meter o louco" e fazer uma fonte com 3 tensões de saída chaveadas por relé.

  Direto ao problema, é que um dos meus cis simplesmente não funcionam, alias nenhum deles funciona quando estão na placa de circuito impresso, a entrada de tensão mínima e máxima batem com o que eles precisam e mesmo assim, com qualquer carga que seja eles arriam, sem falar que meu 7815 sem carga apresenta 25v na sua saída (a entrada é 28v), enquanto deveria ser 15v. Não sei mais onde mexer, tirei os reles da placa por via das dúvidas, diminui minha taxa de ripple adicionando um capacitor extra em paralelo e removi todos os outros cis da placa, deixando apenas o 7815 até por que se ele funcionar, o resto vai no embalo. Alguém me dê um sinal kakakak pois realmente não sei o que fazer.

Vou disponibilizar o esquemático que o companheiro mineirin fez, pois o projeto é exatamente o que ele desenhou, e também o projeto da fonte atualizado

Exibições: 176

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Olá.

  Vou mandar umas sugestões.

  Acredito que tenha faltado uma bolinha aqui:

Faltou ainda o diodo em antiparalelo com as bobinas do relés, esse diodo é obrigatório, caso contrario vc terá faiscamento na chave, que diminui a vida util dela e mtos outros sintomas, como queima e tal.

Não é erro, mas sugiro a troca dos nomes dos componentes para os nomes padrão para o Brasil. CN para conector, REG para regulador, CH para chave, RL para rele, etc.

Com o resistor de 4R7 vc não precisa se preocupar com aquecimento nos reguladores, pq a corrente vai ser bem limitada por eles. O 0,7V é atingido nele com 150mA passando por ele (0,7/4,7), acredito que não precisem de dissipadores.

Só o transistor sim, vai receber todo o restante da corrente, pode esquentar bastante.
A placa parece não corresponder ao esquema, não entendi... Onde está o transistor ? Não tem nenhuma ligação vindo da saída para o transistor (que tem um conector de 2 terminais no lugar).

Verifique na documentação dos reguladores, eles costumam pedir 3V de minimo a mais na entrada para o valor nominal da saída. Nessas 15V para 12V está no limite, mas dentro dele.
Ainda, os manuais costumam pedir um capacitor de 100nF da saída para o GND do regulador.
Ele tem uma função crucial, evita que o regulador entre em oscilação. 

Faltou a ref sobre o capacitor:

https://www.ti.com/lit/ds/symlink/ua78.pdf?ts=1698745578571

Item 9.2.1

O capacitor de 0,33 também é importante.

Se vc estivesse ligando ele direto no capacitor grandão até ok, vc poderia dizer que ele está contido no grande, embora não seja uma verdade absoluta.

Não quero passar a sensação de que isso tudo é mto complicado... Mas os capacitores grandes em geral tem grandes capacitâncias, mas também grandes resistência interna e grande indutância parasita (por ser um grande volume de material enrolado). Por isso é recomendado colocar na entrada do regulador um capacitor de outro material, pode ser cerâmico, que não tem esse problema. Para altas frequências eles respondem muito melhor.

Esse capacitor de 0,33 poderia ser também um de 100nf ou eu estaria forçando a barra? Aliás, eu ligaria esse colega em paralelo ao regulador depois dos grandes capacitores né? Eu já ouvi alguma coisa sobre indutância parasita, mas não faço a mínima idéia do que seja, mas vi esses dias em uma matéria sobre "capacitância 'retarda' tensão e indutância 'retarda' corrente" então eu deveria balancear eles?

Boa noite amigo! Agradecido pela atenção! Então, sobre os relés eu já "resolvi" o problema, na verdade eu só removi eles, já que eu posso utilizar uma simples chave no lugar deles, sem ter que lidar com possíveis interferências e ainda vou uma corrente "sobrando", sem forçar tanto meu trafo atoa, na verdade os relés seriam a cereja do bolo, mas como hobbysta era muito mais fácil encaixar eles em qualquer circuito usando técnicas empíricas, mas tô precisando deixar a gambiarra de lado e começar encarar como as coisas realmente funcionam por trás kkkkk.

Obrigado pela dica! Vou alterar os nomes assim que eu por as mãos no projeto denovo (amanhã, no caso :p )

 Sobre a placa, o transistor TIP2955 está localizado fora dela, no caso vai ser conectado ao borne de duas vias (Emissor e Base), peço desculpas pois esqueci de especificar.

  Sobre os reguladores precisarem de uma "garantia" na tensão, realmente porém por algum motivo na entrada quando eu meço com um multímetro eles indicam 26v! Meus professores disseram que tem haver com a tensão de pico do transformador, mas não estou muito certo disso, de qualquer forma o 7815 deveria regular, ao invés de passar os 26v adiante (ele simplesmente não regula e só esquenta :/ mesmo sua entrada max sendo de 30v).

  Ao regulador de 100nf, eu não sabia que ele evitava oscilação nos reguladores, como eu já mexi com alguns projetos antes imaginei que era apenas para evitar ruído na linha (e meus professores confirmaram esse fato). Vou providenciar os capacitores para colocar na saída!

Eu sempre usei 100nF na entrada e 100nF na saída, sem problema nenhum, acredito que sirva sim. 

Esse 7815 precisa ser testado, ele trabalha frio quando não tem carga. Se está aquecendo ele tem algum problema.

No manual que mandei tem a tabela de que "garantia" é necessária pra cada um, vale mostrar ao seu prof, isso demonstra que vc usou métodos científicos (não chutou), mas realmente está dentro dos limites.

Melhor sem os relés mesmo..

É comum em fontes antigas, lineares, ajustáveis vc ouvir o click de reles dentro da fonte quando vc vai variando o potenciômetro de ajuste, mas eles não estão na saída do regulador e sim na entrada. Essas fontes são construídas com transformadores com vários taps. Conforme a tensão selecionada ele usa um determinado tap (saída do transformador). 

  Vou adicionar os capacitores, me deu uma certa esperança de que pode ser isso!

  No momento estou usando um 7812 no lugar do 7815, o 7812 apesar do Max de 27v é fabricado pela Motorola e se deu muito bem em testes externos que fiz. Ele também apresenta um pouco de calor ( provavelmente por conta de estabilizar uma tensão tão alta. ) porém quando adiciono carga ele se mantém firme mesmo regulando a tensão de forma errônea (saí 22v dele também, somente Deus sabe a razão), enquanto o 7815 simplesmente capotava o corsa e jogava a tensão pros 6v. Testei o 7815 por fora do sistema, tudo certo com o carinha.

  Caramba não sabia dessa dos relés na entrada, sinceramente faz sentido, e eu achando que ficavam na saída! Nunca desmontei uma, apesar de trabalhar na parte eletrônica de um ferro velho o contato com essas fontes foi pouco, mas é uma informação valiosa de se ter.

Muito obrigado pela luz sr.Eduardo! Sou grato pela atenção e pela paciência para me explicar. Já falei a muito tempo atrás nesse fórum e torno a repetir: Espero um dia poder ser quem está ajudando e ensinando aqui!

Bom dia.

Vc conhece este produto:

LM338  Regulador que suporta até 5A (& A de pico).

Tensão maxima 40V.

E é barato.

Ref:  https://www.baudaeletronica.com.br/produto/regulador-de-tensao-ajus...

Datasheet:  https://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm138.pdf?ts=1698818491527&re...

RV mineirin

Opa! Conheço sim sr mineirin, eu até iria utilizar no meu projeto, porém meus professores me desencorajaram utilizar ele pois queriam os reguladores fixos mesmo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço