Olá Pessoal ! quero montar um contador de espiras para enrrolar motor e trasfomadores, Com o arduino acho que não é muito dificio tentei montar com 4510 e 4511 até que funcionou mas muito instavel,trava perde a contagem, zerra tudo. ele tem que contar  UP e DOWN  ter um reset e usar sensor fotovotaico "eu acho" estes de impressora 

 

Não tenho nem por onde comessar  será que na IDE do arduino já tem algum de exemplo?

Obrigado

Exibições: 1875

Responder esta

Respostas a este tópico

A IDE do Arduino não tem um exemplo de display de 7 segmentos. Algumas sugestões para começar:

Supondo que você vá ter vários dígitos, vai ser preciso usar um esquema de multiplexação, onde você apresenta um dígito de cada vez. Passando de um dígito para o outro bem rápido a impressão é que todos estão acesos ao mesmo tempo. Para isto você deve ligar os segmentos dos dígitos em paralelo e a 7 saídas digitais do Arduino. O pino comum de cada dígito vai a uma saída digital separada. Portanto, para 4 dígitos você vai usar 7+4 saídas digitais.

Você vai ter também tês entradas digitais: uma ligada a uma chave de duas posições para escolher o modo (UP ou DOWN), um chave de contato momentâneo para gerar e uma ligar o sensor que indica cada volta.O segredo para não ser instável é fazer um bom "debounce" no software (isto é, ignorar mudanças falsas no sensor).

Pode se criar um disco no eixo do rotor e colocar um sensor de passagem de luz, quando o disco girar o "contato" será visual e não mecânico, diminuindo a chance de "ruídos". Este disco pode ter mais de um furo, para indicar a direção em que ele está girando (Um furo mais externo indica a contagem de 1 volta). 2 furos espaçados mais interno indicaria a direção em que o eixo está virando. Toda vez que houver sinal nestas 3 linhas é só tratar por software e descobrir se estava girando em um sentido ou em outro e somar ou subtrair a volta dada.

Daniel Obrigado pela sua resposta

eu tenho o arduino mega  não vou ter problemas com portas e não tenho ideia como de como programar com  o esquema de multiplexação, ainda estou engatinhando em programação,até fiz ele com um display e um butão agora tenho que colocar o UP e DOWN e depois acrecentar mais digitos, este contador é como aprendizado mesmo pois nem vale a pena mais enrolar trasformador , as fontes chaveadas são muito baratas

Euclides  eu tive esta ideia para fazer  o UP e DOWN mas diferente um furo curto e um longo. por exemplo se repetir dois curtos ou dois longos  muda de  UP para  DOWN  ou DOWN para UP o problema é na hora de passar para a pratica que as coisas se complica

Obrigado pela ajuda

Oi. Provavelmente porque a velocidade com que o eixo gire mudava "a visão" do sensor em relação aos tamanhos dos furos. Se era rápido demais o sensor não estava medindo a diferenças nas ranhuras...vamos dizer assim, pois furo é redondo...

Mas se for mais de um sensor, pode ser que corrija o problema. Se o sinal for no sensor A e depois no sensor B é UP, se for no B e depois no A é DOWN. Aí os furos podem ser de qualquer tamanho, que não tem como errar. Até a próxima.

Embora não venha na IDE, você encontra exemplos de ligação de display de 7 segmentos no Arduino Playground:

http://arduino.cc/playground/Main/InterfacingWithHardware#LED

Role o texto até o item "Seven segment displays"

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço