Eu tenho um transis PNP, S8550, e fiz a seguinte ligação:
http://i.imgur.com/to79TyC.png

O Motor é de 12V e cerca de 100mA, eu usei essa ligação e o programa Blink, mas o motor gira quando sinal logico 0, e gira em menor intensidade com sinal logico 1, eu nao consigo fazer o motor parar totalmente.

O resistor ali, tem 4k7, mas estou usando 5k(dois de 10k em paralelo).

Creio que o erro esteja no transistor, e em alguma informação que não estou sabendo interpretar no datasheet.

Exibições: 1887

Responder esta

Respostas a este tópico

Medi agora, e com sinal logico 0 na base, chega 12V pro motor, normal.

E com 5V na base, chega 6,7V pro motor, quando deveria chegar 0 :/

Caique,

O problema é que quando o pino do arduino está em nivel alto, tem 5V em relação ao GND. Mas a Base está com 7.6V para o GND e o Emissor está com 8.4V para o GND, o que dá um VBE de 0.79V colocando o transistor em condução. Para que transistor entre em corte a base deve estar com uma tensão mais da tensão do emissor, tendendo para a tensão da bateria de 9V. A figura abaixo mostra a simulação no Proteus, confira as tensões com as da sua montagem. As tensões denominadas V, C, E são medidas entre o pino do transistor e o GND. As tensões VBE, VCE, VBC são medidas entre os pinos do transistor.

Uma forma de solucionar o problema é usar um transistor NPN para acionar o PNP como mostrado abaixo. Observe que agora o motor irá girar quando o pino do arduino estiver em nível alto e parar quando o pino estiver em nível baixo.

Outra forma possível, mas que eu não recomendo que seja feita, é mudar a referência do circuito, como mostrado na figura abaixo, observe que agora o pino do arduino é ligado ao positivo da bateria e o GND do arduino à base do transistor, e não mais ao negativo da bateria.

Veja que este último circuito é apenas uma solução pro caso de nenhum outro pino do arduino ser ligado a bateria de 9V, eu não recomendo que esta última ligação seja montado na prática, mas como experiência apenas no simulador.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Obrigado, mas então. Esqueci de avisar, aquele 9V ali na imagem, na verdade é 12V, aquilo foi só pra representar, pois no Fritzing nao tem 9V.

Mas qual esse simulador que voce usa?

Para com 12V a solução seria a mesma?

Caique,

O simulador é o Proteus, e sim para alimentação de 12V a solução é a mesma.

Abraço.

Entendi, obrigado.

Pode me passar esse S8550 pro proteus, por favor?

Não tenho o S8550, então use um transistor que tenha as características próximas, consultando o datasheet, no caso usei o BC327 e alterei o nome.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço