Boa tarde,

Sou português. Encontrei o vosso fantástico site na internet enquanto procurava ajuda para uma dúvida de engenharia. A minha área é a saúde e por isso peço já desculpas pelos erros que possa cometer ao tentar descrever o meu problema.

Então aqui vai:

Tive uma ideia para um objecto novo.
O objecto tem a forma de um "H" de cerca de 2x2x2 cm. Os "I" no H são duas rodas de 2cm de diâmetro e o "-" é um cilindro de 2cm por 0,5cm. Tudo de silicone ou plástico mole.
Não sei se me consegui explicar bem :/

A minha questão mecânica ou eletrônica é:

Será possível esta peça ter dentro um mecanismo que a faça rodar no eixo "-" ou seja no cilindro? De forma a que faça rodar toda a peça? Isto tudo "dentro" do silicone. E para ligar pressionar o cilindro central?

Entendo que seja uma pergunta estúpida mas tinha de tentar.

Peço desculpa desde já pelo estranho do post e obrigado por toda a ajuda que possam dar.

Obrigado e abraço de portugal

Exibições: 415

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu entendi sua explicação.

Qual o objetivo disso?Não haveria uma outra alternativa para solucionar o problema?

Questão mecânica

Para que o mecanismo funcione, o "peso" do cilindro deve ser maior do que a soma dos pesos das rodas,senão o cilindro tendo inercia menor,giraria ,sendo que as rodas permaneceriam paradas.

Problema da miniaturização

Criar um motor ou mecanismo dessa dimensão custa caro.Caso queira pagar,contrate uma empresa Suiça (que possuem tradição imbativel em mecanismos de relogios).

 Olá Carlos.

 Como o Almir disse, creio que basta ter um peso capaz de vencer o momento de inercia de todo o conjunto. Imagino que seja possível dentro do cilíndro colocar roldanas para deslocar (girar) o peso (com o centro de gravidade deslocado do centro do cilíndro, ou seja, perto das paredes do cilíndro que irá comportar o conjunto), e no conjunto vai o motor, bateria, e controle.

 Existem produtos prontos que possuem este princípio, pesquise pelos produtos: "Sphere" e "Sphere 2B". Segue alguns links e figura.

 Espero ter ajudado.

 

www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oWENXpMUP4c

Muito obrigado pelas vossas respostas Almir filho e Daniel Cezar!

Acho que consegui perceber as vossas explicações.

Se for um processo caro deixa de ser possível pois seria para produção em massa.

Penso que não expliquei bem uma situação. O objectivo não será que as rodas rodem sobre uma superfície. O objectivo seria que, por exemplo, o cilindro seja colocado entre o dedo indicador e polegar, e que toda a peça rode, andando entre os dedos. Não haveria problema se as rodas andassem com sentidos diferentes.

Mais uma vez muito obrigado pelo tempo que gastaram com este post.

Abraço de portugal

 Olá Carlos.

  Agora que deste mais informações a respeito, especialmente sobre a aplicação sobre os dedos, é que percebi as dimensões que havia passado.

  Realmente as dimensões são um limitante para o projeto. Penso agora que o problema seja mais mecânico do que física (conceito de inércia, etc...).

  Se o foco do projeto é ter estes "cilindros" passando por entre os dedos, pensei em um mecanismo que utiliza o princípio de algumas impressoras para puxar e dispensar as folhas de papéis, que são os "Roletes" e também no mecanismo de videocassetes para puxar a fita para os cabeçotes de leitura.

  Explicação: o roletes de papéis podem ter a dimensão que deseja para seus cilindros, e certamente conseguiriam passar por entre os dedos. Mas o principal é a forma como eles iriam se deslocar, que pode ir contra ao que deseja no projeto. Ao invés do movimento ser gerado por eles, ele (o movimento) poderia ocorrer em uma base onde a mão estaria apoiada. Sendo o posicionamento das mãos fixo e os roletes ( como no videocassete que citei) eles é que iriam se deslocar na direção dos dedos.

Segue esboço da idéia.:

 

 Bem trabalhoso eu sei. Talvez um mecânico ajude à explorar outras possibilidades. =D

 

 T+.

Olá Daniel,

Mais uma vez muito obrigado leo tempo perdido :) E pela resposta completa com imagens e tudo! Valeu!

Tomei a liberdade de utilizar seu desenho para tentar explicar melhor. Penso que algo electronico sera dificil e caro. Talvez tenha de ser apenas mecanico. O que queria e espero que dê para perceber no desenho era que os dedos tivessem a segurar no cilindro central e que "por algum mecanismo" ele rodasse e avancasse nos dedos. Ao mesmo tempo que rodavam as 2 rodas laterais. Em qualquer sentido. nao haveria problema.

Talvez ao pressionar o cilindro ele e as rodas se movessem... Complicado  :(Grande Abraço!!

Até pode ser o cilindro que ao apertar rode as rodas de cada lado e rode também o próprio cilindro. Alguem? Obrigado.

Você já viu os motores de pequenos  ventiladores ?

Com imã permanente?

http://www.tomshardware.com/gallery/fan_02,0101-304104-0-2-3-0-jpg-...

Qual a rotação e torque precisa?

Penso que para esta dimensao teria que ser um processo puramente mecânico nao
? Algo que ao pressionar o cilindro o fizesse rodar ao longo dos dedos com as 2 rodas a rodar também. Não sei.. Percebo pouco e percebo que é muito complicad pelas dimensões. Mesmo assim muito obrigado a todos os que já perderam o seu tempo e a quem quiser dar uma solução.

Abraço de Portugal

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço