Sou novo tanto no site quanto em robotica, tenho ideias, não tenho
grana para gastar e procuro formas de montar um robo com sucata, trab
com info, tenho muitas peças de drives, motores de hs, cd, driver,
utilizando a propria controladora deles, já montei alguns bobos e
desmontei, quero  ajuda se for possivel, se não for muito trabalho,
e por favor não mande procurar na net, já faço isso ok. obrigado, estou
no orkut tb procure feralima@bol.com.br que me encontra fácil.
lembranças e aguardo.

Exibições: 414

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Fernando,

Exclui essa mensagem do blog, porque ela estava repetida aqui. E aqui é o local apropriado mesmo para perguntas e discussões. O blog é mais para divulgar e compartilhar coisas.

Vamos lá. Acho que esse material que você citou dá para fazer bastante coisa. Se você aproveitar motores de driver, hds, etc dá para fazer um esquema de caixa de redução usando elásticos e polias ou tentar arrumar umas engrenagens.
Tem uma loja na Santa Efigênia, se você estiver em São Paulo, que vende peças velhas e usadas, acho que fica na Rua Timbiras. Os caras lá vendem muitos motores usados e funcionando, alguns com encoders ou potenciômetros que permitem usá-los em sistemas de controle. Vale a pena conferir.
Não sei se você já possui noções de eletrônica, mas existem vários cursos on-line e tutoriais gratuitos na internet.
Vou colocar aqui no LabdeG uma apostila de programação em C também.
A robótica é a grosso modo (grosso mesmo) = Programação + Eletrônica + Mecânica. As três coisas quando se juntam, permitem fazer muitas coisas.
Você já conhece o Arduino? É um recurso muito interessante para iniciantes.

Grande abraço!
Bom dia Marcelo, agradeço pela ajuda, não estou em sp, estou em paulista-PE , faço programação, tenho base de eletrônica e apanho em mecânica, não conheço o Arduino, vou procurar saber sobre o assunto, aqui onde moro, não tem muitas facilidades de peças (engrenagens) só tento me virar, talvez eu esteja procurando no lugar errado, tenho muita leitura e pouca prática, faço parte de uma comunidade do assunto de robotica, mas são muito avançados e não gostam muito de iniciantes, esqueçem que já foram iguais a mim, mas deixa prá lá, marcelo obrigado mesmo pela força, como vivo todo dia na net (trabalhando com meus clientes) nas horas livres estarei aqui pegando dicas e colocando idéias. tenha um bom final de semana.
Fernando,

Dá uma olhada no site www.robocore.net
Acho que você vai gostar. Eles tem um fórum e uma loja virtual também.

Abraço!
Bom dia Marcelo, agradeço pelo link, vou dar uma olhada ok.

Marcelo Rodrigues disse:
Fernando,

Dá uma olhada no site www.robocore.net
Acho que você vai gostar. Eles tem um fórum e uma loja virtual também.

Abraço!
Uma fonte muito boa, ja que trabalhas com informatica, é a impressora. Dentro dela tem praticamente uma fonte de material para fazer robôs. Você tambem pode sair desmontando varios materiais que estiverem quebrados ou com defeitos (fiz praticamente todo meu arsenal assim) como telefones, estabilizadores alguns brinquedos...
Boa noite Felipe, já tenho o material só que não tenho um exemplo de como fazer, os motores são de passo, ai vem a bronca de controlar, me perco na continuação, andei navegando por sites de robôs caseiros, tem muitos mas na hora de explicar a montagem fica a desejar, é a mesma coisa que um cliente meu, tem computador, tem programas e não sabia programar, foi ai que eu entrei e dei a luz a ele, parou na estrutura, tive que voltar lá e desenrolar o nó. no dia que eu tiver um exemplo detalhado e simples ficará mais fácil para ir em frente, fiz o mouse ficou legal, desmontei porque queria melhorar ai dançei, faleceu. Quando vc começou a montar teve ajuda ou fez só ? detalhe tinha tempo.
Aguardo resposta e obrigado pela ajuda.

Filipe Hegaja disse:
Uma fonte muito boa, ja que trabalhas com informatica, é a impressora. Dentro dela tem praticamente uma fonte de material para fazer robôs. Você tambem pode sair desmontando varios materiais que estiverem quebrados ou com defeitos (fiz praticamente todo meu arsenal assim) como telefones, estabilizadores alguns brinquedos...
Sim, geralmente faço só ou as vezes junto com uma galerinha aqui viciada em mecâtronica e sai uns projetos interessantes. Acho que o proximo projeto que iremos fazer vai ser tentar copiar um robô que a galera do ITA fez. É um carro com uma arma de brinquedo acoplada e com um celular, quando você liga pro celular, controla apartir do seu (2,4,6,8) e apertando o `5`ele atira. Por incrivel que pareça fazer o robô eu acho facil, dificil é aparecer uma ideia ou projeto interessante. Se tiver alguma duvida em projetos de um alô que irei fazer o possivel pra ajudar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço