Olá garagistas.

Acompanho o Laboratório de Garagem a muito tempo, mas me cadastrei somente agora porque preciso de uma opinião mais geral sobre um assunto e achei que aqui seria o lugar certo.

Programo para Arduino a algum tempo, mas, nos últimos meses revolvi estudar outros µc, sempre tinha ouvido falar do PIC mas nunca parei para vê-lo ( ainda mais depois de conheci o Arduino ) então resolvi começar por ele. Fiquei muito interessado e até estava pensando em usa-ló em meu trabalho, já que possui vários modelos seria uma opção para diminuir o custo de um projeto. O problema é o seguinte, o Arduino acostumou mal, me vi preso a bibliotecas que o PIC não tinha, gravadores via porta serial que não tenho ( ou USB caros - levei em consideração que o Arduino já vinha pronto para uso ), e um publico geral que não ajuda como no caso do Arduino.

A questão que quero levantar é: do ponto de vista de você desenvolvedor, hobbysta ou entusiasta e principalmente quem viveu na era em que PIC dominava, ainda vale a pena  desenvolver para PIC profissionalmente atualmente? 

Exibições: 3025

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

"microcontrolador bom é aquele que vc conhece. Aprender tudo sobre um novo pode te custar o que há de mais caro: o tempo."

Cara vc resumiu tudo, ótima colocação!

Lembrando que as vezes é o proprio cliente que exige o modelo do micro, a linguagem de programação e o software CAD para o projeto da placa,

Enfim, tem dessas coisas!

Elvis quando conheci o PIC o mundo arduino nao era tao grande come é hoje. na epoca o pic era o pais popular entre os micros que existiam. Hoje digamos que os PICs ficam em segundo lugar(posso até estar errado), devido a fama do arduino. Hoje eu mexo com arduino e pic. apenas hobby mesmo. tenho alguns atmegas8 e 328 que posso brincar com eles como AVR sem o boot do arduino. Mas eu nunca tentei outros uC's pq nao tive necessidade.

enfim, se nao usar arduino recomendo PIC mesmo ou AVR. mas lembre, que fora do mundo arduino as coisas ficam mais dificeis e o programador tem de ser mais experiente.

Os micros mais faceis de encontrar no mercado são MICROCHIP (PICs) E ATMEL (AVRs), logo são os mais populares.

dá uma pesquisada pra vc ter uma ideia.!

Obrigado pela sua resposta Samuel, me passou exatamente oque queria, e também me fez perceber que não conheço nada do mundo microcontrolado, vou procurar as plataformas que citou e ver oque faço a seguir.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço