Acionando portas no Arduino Uno utilizando GPRS/GSM Shield SIM900, através de IP

Boa noite pessoal!

Sou novo no mundo do Arduino, onde preciso acionar portas (Ligar/desligar led) utilizando o pacote de dados da GPRS/GSM Shield SIM900 da ICOMSAT. Fiz este mesmo acionamento via rede Wirelles utilizando a Ethernet Shield e funcionou perfeitamente. Porém agora, preciso utilizar o pacote de dados da Shield GPRS/GSM onde está um chip da operadora VIvo. Aguém tem idéia de como fazê-lo?? Se alguém tiver o código, favor postar. Desde já, obrigado pela força... 

Exibições: 3887

Responder esta

Respostas a este tópico

não tenho esse shield e nunca mexi com isso, mas acho que por ser gprs/gsm ele não trabalha com IP, o ethernet sim trabalha, voce pode receber mensagens como string e comparar comandos.

Olá João,

Tem como sim configurar IP nesta shield. JA estou algum tempo trabalhando neste projeto, porém tenho algumas dúvidas. Dá uma conferida neste link http://m2msupport.net/m2msupport/simcom-sim900-gprs-2g-module/ 

Através de comandos AT, consigo visualizar o IP da SHield. Preciso na verdade, é somente do código no Arduino. 

Oi, Cesar Augusto, tudo bem? Estou passando por um problema bem parecido com o seu... na verdade, preciso comunicar um celular com o GSM/GPRS shield, e pretendia fazer isso com um app ou com um site simples mesmo... você conseguiu solucionar o seu problema de conexão e pode me ajudar?

Agradeço muito!! 
Se preferir conversar por e-mail: anapaula.grossi@hotmail.com ;)

Então, vou esquentar a conversa.

Eu alem de conectar o GSM/GPRS na internet quero torná-lo um slave MODBUS IP.

Como pretendo fazer isso:

Existem códigos para conectar o shield na internet e obter o ip. Ele faz a abertura da comunicação.

Já trabalho com MODBUS IP, portanto, acredito que depois que tiver a conexão, e a porta 502 sendo usada terei sucesso.

Também tenho um código para atualizar o ip no serviço ddns do noip.

Quem topar essa empreitada vamos juntos. Já estou trabalhando.

Amigo, bom dia, como faço para conecta-lo na internet e mandar gets para meu servidor?

aatt

Ola Cesar,

   Adquirir esse mesmo Shilld SIM900 da ICOMSAT, fiz com Sucesso Ligações e recebimento de Ligações, Envio e recepção de SMS, mas não to conseguindo usar o GPRS.

  Estou testando com um CHIP da VIVO com plano de dados ativo. O Led no Shileld referente a GPRS até acende mas não funcionar, já teste com CHIP da TIM e obtiver o mesmo problema.

  Para teste eu usando o exemplo http://arduino.cc/en/Tutorial/GSMExamplesWebClient substitui os campos:

#define GPRS_APN "GPRS_APN"
#define GPRS_LOGIN "login"
#define GPRS_PASSWORD "password" 

 Por 

#define GPRS_APN "zap.vivo.com.br"
#define GPRS_LOGIN "vivo"
#define GPRS_PASSWORD "vivo" 

Mas não tenho obtido sucesso no meus teste. Você tem alguma dica para mim?

Olá Daviramos,

Qual a sua dúvida especificamente? Estou comunicando normalmente com esse Shield. 

Não precisa usar nenhuma library, voce pode usar comandos AT diretamente. Faça assim:

1 - inicie o Shield colocando o pino 9 em High, da um delay(5000), e coloca ele novamente em LOW

2 - De os seguintes comandos:

AT+CSQ

AT+CGATT?

AT+SAPBR=3,1,"CONTYPE","GPRS"

AT+SAPBR=3,1,"APN","CMNET"

AT+SAPBR=1,1

Se voce receber um OK para todos eles, voce estará conectado.

Abcs.

Zé Roberto 

José,

    Muito obrigado pela dica, assim que possível vou estar fazendo esse teste.

Amigos,

novidades. Para caminhar esse projeto tive que comprar um chip M2M, pois os chips comuns não funcionam. Assim que chegar vou publicar as novidades.

Bom dia Sidney,

Deixe-me entender o seu projeto: Você utiliza a Shield para conectar-se a rede GSM e acionar as portar de um PLC utilizando MODBUS? Outra dúvida é sobre o chip M2M: Do que se trata este chip especificamente?? Pelo que verifiquei em pesquisa na Web, trata-se de um chip muito utilizado em sistemas de rastreamento, telemetria, etc...como ele funciona e como você pretende utilizá-lo??

Pergunto porque desenvolvi um projeto (que inclusive estará em breve no mercado), onde desenvolvi um dispositivo veicular no qual faço o controle e monitoramento do mesmo. Interrupção do veículo, acionamento das travas, buzinas, lanternas, além de informar a localização do mesmo via GPS. Tudo isto utilizando um aplicativo App para Android, onde a conexão é feita via GSM/GPRS, integrado a um sistema Web Service. A conexão GSM utilizo um chip 3G comum (Vivo, TIM, Claro, etc...). Qual a diferença do M2M para este chip?

Obrigado.  

Cesar,
vamos lá. O meu sistema é esse mesmo. Só tem uma diferença, não é shield, e sim um gateway gsm/gprs. Ou seja, ele tem a parte de comunicação e o controlador integrado.
O chip M2M. Precisamos refinar isso. Faz uns 6 meses eu usava um chip da TIM. Funcionava bacana. Também cheguei usr vivo normal e dava certo.
Acontece que modificaram a legislação de chips de dados, ou seja, eles mudaram as configurações. Resultado, ao conectar na rede o ip que o modulo obtem não é o ip que eu encontro se usar o meuip.com. Portanto quando eu tento enviar um comendo ao chip ele não o encontra. Entendeu o problema?
Fiquei vários dias tentando encontrar a solução do problema. Até desisti pois o contato técnico das operadoras é péssimo, ainda mais para esse tipo de serviço pouco usual.
E todas as operadoras tem um produto chamado M2M que é "vendido" para aplicações de telemetria. O valor mensal para 50 mb é de 11,50 na tim. Então, esse chip é específico para o uso em equipamentos para captar dados.
Só tem uma burocracia lascada para obter ele. Só pode ser pessoa juridica e tem uma série de requisitos.
Se você tiver alguma aplicação específica, e está funcionando, vamos ver se eu descubro o que acontece aqui.
Manda um emal privado para conversarmos. farmsid@pop.com.br

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço