Boa tarde pessoal, estou desenvolvendo um programa para criar caracteres em uma matriz de LED 5x5

. No programa o usuario poderá selecionar o LED que acendera na matriz, e  outro LED posteriormente, criando vários caracteres e figuras, qualquer coisa. O problema é que não estou conseguindo programar o código(arduino) para acender um LED de cada vez, sem apagar os outros. Procurei varios exemplos mas nao consegui nada até agora, alguem pode me dar uma ajuda(codigo arduino) nessa parte de acender os LEDs individualmente? Segue um print do programa para vcs verem:

Exibições: 2490

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo, apresentei uma webinar sobre este tema.... olha lá, talvez vc possa ver alguma coisa... inclusive, tem uma maneira proposta para acender led a led... enfim, entra em contato pela caixa de mensagem

Olá!

A única maneira mais simples que imagino é utilizando algo como um max7219 ou parecido, isso te poupará muito trabalho... mas se vc tiver um arduino mega que tem muitas portas... ai vc liga direto 1:1 para cada LED com um resistor e assim vc terá um código simples onde a representação será uma matriz simples e direta para cada desenho configurado pelo seu aplicativo.

Agora se vc quiser mais aventura e aprender alguma coisa mais diferente... procura sobre Charlieplexing.. agora vou logo avisando que é um quebra cabeça muito legal! ;P

Veja eu pedi um a um tempo da própria maxim umas amostras... vc tem que começar a tentar essas coisas... é só se cadastrar nos fabricantes e solicitar amostras.

Eu recebi 6 unidades do max7221 e de GRAÇA!

Agora se vc quiser fazer algo mais punk e não utilizar um CI para auxiliar... tenta o Charlieplexing mesmo.

http://www.maxim-ic.com/

no topo tem o link REGISTER e é só preencher pra ter um login e senha... assim vc poderá pedir amostras "samples"

Cara,

Já ouvi falar sobre isso eles pedem algum e-mail educacional como conseguiu esse e-mail?

Opa,

Amigão... veja que eu nem me lembro se eles pediram isso... mas eu simplesmente sempre preencho os formulários informando que sou estudante. Lembro que em algum momento algum site me pediu isso e tinha que ser um domínio educacional registrado... e desisti.

Mas no caso da Maxim eu simplesmente preenchi e pedi.. isso é o que me lembro agora. ;P

Qualquer coisa estamos aqui.

PS: Gostaria muito mesmo de poder acreditar nas pessoas e ter uma espécie de biblioteca de peças em que pudéssemos solicitar... estudar, testar e NÃO QUEIMAR "hehehehehehe" e depois devolver.

O engraçado é que nesse momento percebi que isso é uma ideia muito dukct... agora como estamos no Brasil... infelizmente... só poderíamos ter isso com GRANA e muito conhecimento "um bom network de relacionamentos"

Cara que legal!

Manda bala que já testei os meus e é muito fera... lê o datasheet com cuidado que tem um lance de configurar um resistor pra segurança do circuito o RSet e tem um lance de verificar o seu consumo referente aos led´s q estão sendo utilizado e bla bla bla... manda bala véi!

Sem querer ofender ninguem, mas algumas sugestões:

Primeiro leia atentamente o datasheet, entenda direitinho como tudo funciona, depois crie e teste o CI com os LEDs o que era o seu projeto inicial, certo?

Depois, dominando tudo, parta para o Datasheet do LCD e tente entender como o CI pode se encaixar no controle do LCD.

Quando for discutir a aplicação do CI com outros componentes é melhor abrir um novo tópico, para que as pessoas possam achar cada informação de forma mais simples, lembre-se o conhecimento aqui acumulado será procurado por outras pessoas, imagine se todos os assuntos até aqui estivessem publicados em uma só thread????

Tentando abraçar a barraca com o fogareiro vc. não vai ser produtivo e vai criar um monte de questões sem realmente estar aplicando nada.

É bacana dividir conhecimentos e experiências mas é melhor trabalharmos organizadamente senão uma thread como está vira uma colcha de retalhos que ninguem vai entender nada.

Você não precisa aceitar e nem implementar nenhuma dessas sugestões, mas pense nelas. Obrigado pela compreensão.

:D perfeito!

Camilo - Tem uma boa explanação sobre matrizes de LED, inclusive utilizando os MAX7219 e MAX7221, no livro Arduino Básico (Beggining Arduino) deMIchael McRoberts, no cápitulo 7 - Display de LEDs.

Alias este livro muito bom para quem esta iniciando no Arduino, recomendo e tem pra vender no LdG, o preço é o mesmo das livrarias (virtuais ou não). 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço