Boa noite pessoal. Eu me chamo Médici, sou um entusiasta de tecnologia. Recentemente por um projeto na faculdade, de criar um programa para celular que leia as informações de um sensor de corrente no arduino + raspberry. Para tal, em vez de emprestar da Professora/Orientadora acabei comprando algumas coisas no querido Aliexpress, as quais se resumem a 1 raspberry, 4 arduinos uno, 1 ethernet shield 5100, resistores, breadboards, leds e uns 60 modulos diferentes.

Cada um dos módulos consegui testar de boa, ter bons retornos e aplicações. Mas então eis que tento fazer funcionar o famigerado NRF24L01. 

Comprei 3 peças desse pequeno, e estou numa luta para fazer eles funcionarem constantemente. Andei pesquisando aqui e ali, e tenho algumas considerações:

Várias são as bibliotecas para ele. As que achei foram 3: RF24, RF24Master e RF24Master Corrigida, esta ultima sendo de um autor que a postou e que se empenhou em corrigir os erros apresentados.

O NRF24L01 não funciona com todas as bibliotecas. Como alguem deste forum disse não encontrei bibliotecas do fabricante, sendo apenas as das comunidades.

Aos projetos que utilizei as bibliotecas, seguem:

Com a RF24 consegui ligar 1 led a distancia. Sendo que quando consigo 1 vez, não funciona novamente.

Com a RF24Master, não consigo receber, então não tenho certeza do envio.

Com a RF24MasterCorrigida tenho o mesmo problema da RF24Master.

Vou começar a analisar as 3 bibliotecas e postar algo aqui, pois tudo o que li, inclusive no Lab de Garagem para que funcione não se aplicou as minhas placas.

Se estou sendo repetitivo no forum ou nas informações, peço desculpas, pois mesmo com as informações encontradas aqui não consegui solução aplicavel.

Em alguns minutos vou postando os resultados.

Exibições: 1183

Responder esta

Respostas a este tópico

O problema é que nos testes de TX, os primeiros que descrevi, ele estava escrevendo sending ok sem uma segunda placa de arduino ou de NRF24L01.ligada, o que me deixou apreensivo agora, visto então que somente a placa B estava esperando o retorno correto.

Vou comprar alguns capacitores e testa-los. 

Fora este teste, tem algum individual que posso fazer para saber se as mesmas estão queimadas, danificadas ou algo similar?

Mais uma vez obrigado por tudo!

Já aconteceu isso comigo também. Infelizmente teste individual eu não conheço. A forma mais comum de testar é sempre usando pelo menos dois rádios, um comunicando com o outro. Você consegue postar um desenho de como você interligou o arduíno ao NRF24l01?

Corrigindo uma informação, eu usei capacitores 22uf 50V, que era o que eu tinha disponível, e não 22uF 10V como tinha dito anteriormente, e funcionou bem com eles.

Um ponto importante, esse capacitor deve estar o mais próximo possível dos pinos Vcc e GND do rádio. Se possível, deve soldar ele nos próprios pinos do radio.

Vou compra-los no sabado, devido a estar com conjutivite e não conseguir sair por esses dias.

Ate o momento os de 10uf 16V não me ajudaram muito... vou comprar uma série de capacitores para fazer os testes.

Estou criando tambem um "Alicate amperímetro" com funções de desligamento dos equipamentos e acionamento pela internet, enviando informações para um Raspiberry e controlando tudo numa BD e com o Zabix. Esse depois vou postar a título de conhecimento do pessoal.

Daniel, mais uma vez obrigado por tudo!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço