7809 esquentando muito mesmo quando o Uno esta ligado apenas pelo USB, é normal ?

Ola galera.

Eu tenho um 7809 com objetivo de receber 12v de uma fonte externa e transformar em 9v para entrar no pino Vin do Uno.

A questão é que mesmo sem ligar os 12v, e ligando apenas o cabo USB ao UNO o 7809 esquenta muito, não entendi pq, ja que a entrada pino 1 dele nem esta ligado ainda, o pino 2 é o GND comum ligado ao GND do Uno (4) e saida pino 3 esta ligado ao VIN do Uno.

Usei os 2 capacitores (0.33Uf e 100nF) ligados a entrada e saida do 7809.

Alguem sabe pq o 7809 esquenta a ponto de queimar o dedo em 1segundo se encostar no 7809 mesmo se ele não esta ligado a entrada de 12v ?

Pode existir algum curto quando o uno é ligado apenas pela USB ?

O VIn do Uno se comporta como Vout quando ele é alimentado pela USB e o 7809 esta recebendo uma tensão no pino 3 quando deveria sair ?

Valeu.

Jota

Exibições: 795

Responder esta

Respostas a este tópico

 Olá Jota.

 Infelizmente não disponho de um LM78xx para fazer alguns testes, pois queria ver o comportamento dele quando a entrada(pino 1) permanece em aberto, e a saída(pino 3) passa a ser alimentada por uma outra fonte.

Só para saber se realmente a impedância de saída dele diminui ao ponto de drenar uma corrente considerável para que ele esquente desta forma.

Como imagino que você deve estar com a saída dele apenas conectada no barramento com o "vin" indicado, diria para você colocar um simples diodo retificador (1N400x ou outro para teste) entre a saída do LM7809 e a entrada "vin". Assim você evita que a corrente flua do Arduino para o LM78, fazendo com que ele pare de esquentar. E quando alimentar ele pelo LM78, o diodo pode permanecer, pois terá apenas uma pequena queda de tensão no diodo (aprox. 0,6V), o que não influência nada no Arduino, pois ele irá regular esta tensão novamente.

[Proposta]

      |------------|           Diodo

(1) -|  7809   |_(3)_____|\|______(pino Vin do Arduino)

      |------------|              |/|         

            |

          GND (o Terra deve ser comum para o Arduino e sua fonte)

[Fonte do UNO]

Espero ter ajudado.

T++. ^^

Obrigado pela dica amigo.

Mas será que o Vin se comporta como Vout se o uno for alimentado pela USB ?

Não deveria ter uma proteção dentro da placa para não acontecer isso ?

Olhei o esquema que colocou aqui e não cheguei a uma conclusão.

Será que é isso ?

 Olá Jota.

 Compreendi o que disse, e concordo com você. Não deveria haver nada fluindo da USB para o "vin" do Arduino.

 Olhando o esquema vejo que as únicas ligações do "vin" é o regulador U1, e para a USB temos o A.O. U5A e o Fet T1.

  Infelizmente não tenho uma placa no momento para verificar, mas eu faria o teste do diodo. E melhor, caso tenha um multímetro você conseguiria verificar isto rapidamente para tirarmos as dúvidas.

  Enquanto isto vou pensando aqui. ^^

  T+.

Semana que vem testo e posto aqui os resultados...

Valeu pela ajuda...

[]´s

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço