74HC595 serial shift register com 50 Diodos Lazer

Ola a todos novamente. estou procurando uma forma de usar o 74HC595.

na verdade eu sei de algumas formas de uso, inclusive ja testei ele.

eu vou controlar 50 diodos laser com um arduino e alguns 74HC595 e não gostaria de poluir meu código. então procuro uma solução mais pratica (tipo uma biblioteca) que faça o trabalho pra mim.

eu ja testei o meu código com leds. então eu so mando ligar ele (digitalWrite (led,valor)) gostaria que fosse algo assim (simples de executar) mas com o 74HC595.

uma biblioteca que eu diga. liga tal led e ela liga.

Exibições: 1252

Responder esta

Respostas a este tópico

bom resolvi o problema dos shift registers.  esta funcionando com eu quero. era so um fio meio mal soldado que agora esta bem.

agora to com o seguinte problema. em cada saida dos shift register tem em NPN 2a 2222 dai eu chaveio o negativo de cada laser.

os laser recebem 5 volts e estou usando uma fonte de bandaca e medindo tudo.

 quando eu aciono as saidas, em cada uma tem 5 volts. eu coloquei resistências de1K e como faltou coloquei umas de 10K na base do NPN mas ao invés dele chavear certinho o laser ele esta fornecendo 3,5V mais ou menos na base a voltagem vai para perto de 1 volt. então nao entendo o porque tem tanta queda na base.

antes de colocar as resistência eu fiz um teste sem elas e notei que tem um consumo enorme mesmo sem carga nos NPN por isso coloquei resistências.

o que será que  estou fazendo de errado

Os TBJ (Transistores Bipolares de Junção), quando polarizados apresentam uma tensão de 0,6 a 0,7 V entre a base e o emissor, não mais do que isso, qualquer aumento na tensão, entre esses dois pontos, vai provocar um aumento significativo na corrente passando pela base, por isso usamos um resistor em série com a base para limitar essa corrente, caso contrário você pode queimar o transistor.

considerando que o shift register tem em sua saida de numero 1 um NPN 2a2222 ligado na sua base com uma resistencia em série de 1k e o coletor esta ligado a um laser no negativo de consumo 40mA. e o emisor esta ligado ao negativo do circuito.

No momento eu não estou conseguindo obter 5 volts no laser. a voltagem fica entre 3,4v.

a saida 1 do shift tem 5v e logo apos a resistencia tem uns 2 volts (base npn)

o codigo manda ligar todas as saidas e sem nada no loop.

entao eu nao entendo porque não tem 5 volts no laser.

teoricamente esta tudo bemn ligado.

Não entendi a sua dificuldade, pela forma como diz está certo.

O transistor é o 2N2222?

Montei um circuito para controlar um laser vermelho de 5V, usando um transistor (s8050) e um resistor de 10k na base, funcionou muito bem, testei os códigos blink e fade.

Teste outra fonte de alimentação, se possível use um regulador externo.

poise eu agora estou testando na protoboard aki com um shift.

o npn é o 2222 sim aki na protoboard funciona bem mas nao sei o q fiz de e errado na placa. a voltagem cai entre o coletor e o positivo.

a minha fonte e uma de bancada para testes de 5 amperes. da e sobra e ainda controlo a amperagem.

Mostra a foto da placa. 

Olhando a última foto parece bagunçado.

Faça funcionar apenas um conjunto (hc595 + transistor) e desligue todo o circuito restante, só depois religue o restante do circuito, em partes.

Já consegui fazer funcionar tudo. troquei a fiação e ficou bem. mas acho q cometi um pequeno erro que vai me custar caro.

na verdade não fui eu quem cometi o erro.

no anuncio o cara me vendeu os diodos sendo de 5 volts, mas percebi que funciona melhor em 3 volts e fui pesquisar e notei q tem uns de 5 e uns de 3. agora meus laser estão fracos, acho que acabei estragando eles com os 5 volts q coloquei.

Quero ver a foto desse trem funcionando !

Deve ficar bonito.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço