Estou testando um código destes comuns com HX711 e arduino uno. Tá certo porém eu gostaria que o peso só fosse mostrado no monitor serial quando variasse 2 gramas. Por exemplo, se coloco 100 gramas, mostra 100 gramas, se adiciono 1 grama nada muda no monitor serial se tiro 1 grama também nada muda, mas se adiciono 2 gramas aí mostra 102 gramas, ou se tiro 2 gramas mostra - 98 gramas.

O bloco que mede e mostra o peso é este em anexo.

Como ficaria o IF para mostrar apenas quando variar 2 gramas ?

GRATO

Exibições: 269

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

   Não entendi, vc quer qual dessas opções:

1) Apenas em 100g, se chegar a 98 já arredonda pra 100, só sai de 100 se atingir 102, mas para outros pesos mostra normal. isso seria uma janela de 4g, uma variação de 4 em 4g. 

2) Ter uma janela de 4g, o visor mostraria 94, 94, 102, 106, etc, pulando de 4 em 4.

3) Ter uma janela de 2g, o visor mostraria de 2 em 2 gramas, que seria 1 para baixo ou 1 para cima, ou 99 vira 100, 101 vira 100, mas 102 é 102 mesmo.

Enfim, o que vc pretende é reduzir a resolução, que normalmente ninguém quer, é tornar menos preciso.

Se vc pretende criar uma janela de aceitabilidade próxima do 100g para facilitar o processo recomendo aceitar entre 100g e 104g, por ex, nunca deixar menos de 100g passar como 100g, pode dar problema se o consumidor descobrir. Pesar mais ok, a menos não se deve fazer.

Opa; Seria a sua opção 3)

Os 100 gramas foi só um exemplo. Gostaria de que a balança mostrasse apenas de 2 em 2 gramas independente do nível do peso. Enquanto não variar 2 gramas não altera o peso no monitor serial.

Outra dúvida é que o peso está aumentando da esquerda para direita. Eu gostaria que o zero (a tara) ficasse à direita e quando fosse colocando peso a primeira casa decimal fosse se deslocando para a esquerda. Do jeito que está, o peso vai aumentando mas a primeira casa se mantém e na medida em que vai aumentando novas casas vão surgindo para a direita da tela.

Basta incluir esta linha logo abaixo de float peso: 

peso = (((int) peso ) / 2) * 2;

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço