Boa noite.

  Tenho um projeto a ser concluído que infelizmente, devido as necessidades , a única forma de ser elaborado é através de mais de 1 arduino.

  Na verdade, 16 arduínos      :-)

 

   Estou ciente de várias  questões em relação a essa tomada de decisão , mas realmente é a única.

   Há um software independente do software dos arduinos gerenciando tudo isso .

  Meu atual problema :

  - Como ( Se é que é possível , eu altero o ID de Identificação do Arduino que aparece no Gerenciador de Hardware no item Portas COM ?

  Por default, ele aparece algo do tipo  Porta 6 Arduino Mega etc ...

  Esse " Arduino Mega .."  por exemplo , tem como eu fazer aparecer com o nome que eu quiser ?

  Ex : Arduino 1 , Arduino 2 , etc ?

 Agradeço desde já qualquer idéia ou "macumba" proposta para resolução da questão.

    

  

Exibições: 2140

Responder esta

Respostas a este tópico

Sua idéia não é boa, na verdade é excelente. Mas não consegui atinar como funcionaria.

O fato dos 16 arduinos no meu caso é inevitável pois para ler cada balança ( e preciso ler unitariamente e todas ao mesmo tempo) , eu preciso de 1 HX711 e não tenho como ligar 2 HX711 num mesmo arduino.

logo, inevitavelmente, são 16 HX711 cada um ligado a 1 arduino , ok ?

 Vamos pegar para exemplo apenas um conjunto : 1 arduino com 1 hx711 e 1 ESP8266.

 imaginemos que o arduino não está ligado usb no micro.

 Porta Serial do Arduino , qual seria ?  O HX711 fica escrevendo na porta serial o que ele vai lendo da balança ... se não tenho o arduino na usb , a porta serial criada vem de onde ? do ESP8266 ?

Oi Cesar,

Não conheço o HX711, vou pegar a folha de dados dele, e dar uma estudada como funciona, depois posto aqui uma opinião, além da minha tenho certeza que todos os colegas estarão pré dispostos a fazer o mesmo, porque o pessoal aqui tem uma facilidade enorme para se engajar e ajudar, que não vejo em nenhum outro forum, assim que puder dou noticia. Aqui alguns videos no meu canal do youtube, procure os relacionados com ESP8266 para ter uma ideia melhor, mas existem milhares. https://www.youtube.com/user/kwiekbrasil/videos

Abs.

ah agora está ficando mais claro onde está sua dúvida. Funciona assim:

- o arduino se conecta ao computador via porta serial com cabo usb apenas no momento que vc for fazer o upload do sketch. Depois que fizer o upload, vc retira o cabo usb que interliga o arduino ao computador

- aí vc leva o arduino até a balança e faz todas as ligações necessárias (balança, arduino, esse tal de HX711 que não conheço, o ESP8266 e, é claro, a energia que alimentará todo esse conjunto, alguns creio que sejam 127/220 VAC e outros são 5 VDC e outros 3.3 VDC, vc que deve montar tudo de acordo com as especificações). Só não faz a conexão USB entre o arduino e o computador, porque estou pressupondo que cada balança não tem computador, correto? O computador fica só no centro de comando.

- muito bem, vc mesmo disse que o HX711 fica escrevendo na porta serial o que ele lê da balança, então provavalmente vc tem como armazenar tais dados da balança no arduino dentro de uma variável. 

- agora que entra a "mágica": com os dados já numa variável dentro do sketch do arduino, basta que vc envie os dados via wifi pelo ESP8266.

Portanto, não haverá qualquer comunicação via cabo entre o arduino e o computador e assim não vc não exncergara qualquer porta COM referente aos arduinos das balanças

Acho que o mais fácil e interligar os 16 HX711 no mesmo Arduino! O sinal de dados para os HX é bem simples... comecei a escrever sobre ele mas estou enrolando e ainda não terminei....

https://dangerouselectron.blogspot.com/

Olá Cesar,

A diferença é que um funciona sem problemas, (W5100) e o outro, é um problema que as vezes funciona. Aconselho não usar este shield (28j60) vai lhe dar dor de cabeça, nunca usei mas vejo o pessoal sofrendo com ele.

A ideia do ihmugo, desde do meu ponto de vista é a mais viável e você deveria avaliar melhor seu projeto antes de implementar o seu, porque do meu ponto de vista existe um antes e um depois a partir do ESP8266, menor custo, e maior beneficio, seria uma maneira inteligente de implementar seu projeto, um ESP como roteador e os demais acessando o roteador.

Inscreva-se em nosso grupo, seria um ótimo desafio ajudar você.

http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem

Na pagina do grupo vai encontrar do lado direto um retângulo com vários link, documentação, videos, e toda informação que introduzimos até agora, mesmo sendo um grupo recente, criado pelo colega Wiechert, já tem muita informação para o star up de um projeto.

Boa sorte.

Abs.

Em sua última mensagem não me aparece a opção responder, então vou responder aqui ...

Eu tenho um ESP8266 aqui , você tem um código exemplo dessa modalidade que me passou via variável ?

Realmente me pareceu interessante. Eu faço tudo via serial atualmente.

vc poderia por exemplo aprender com esse código do FilipeFlop:

http://pastebin.com/DnNxWpqK

esse código acima foi obtido em: http://blog.filipeflop.com/wireless/esp8266-arduino-tutorial.html

Só que antes, vc precisa configurar devidamente seu módulo pra trabalhar num velocidade adequada pra software serial

lendo novamente sua dúvida sobre a porta serial

Porta Serial do Arduino , qual seria ?  O HX711 fica escrevendo na porta serial o que ele vai lendo da balança ... se não tenho o arduino na usb , a porta serial criada vem de onde ? do ESP8266 ?

e também um pouco do blog do Alexandre Nogueira que ele tenta usar o arduino pra fazer leituras de uma balança usando o HX711, pude perceber melhor a situação e aqui vai outra resposta à sua dúvida:

vc é quem criou a porta serial entre o arduino e o computador, primeiro porque está plugando o cabo usb entre o computador e o arduino, e segundo através do comando no sketch com algo do tipo:

void setup() {   
Serial.begin(9600);
}

Então, fazendo dessa forma, seu serial monitor (ou outro software qualquer que faça leitura da porta serial) será capaz de exibir tudo aquilo que vc fizer com o comando "Serial.print". Até aí tudo bem.

O fato é que a partir do momento em que vc não mais espetar o cabo USB entre o computador e o arduino, e vc passar a usar por exemplo o ESP8266, vc não terá mais essa porta serial, então não verá lá no gerenciador de dispositivos nenhuma porta COM referente aos arduinos das balanças.

Vc terá que dar um jeito de abrir uma via de comunicação entre o computador que está na central de comando e o arduino, comunicação esta que não será mais serial se vc usar o ESP8266.

Então, por exemplo, se o arduino estiver carregado com um trecho de sketch que o torna um webserver (siga o exemplo do sketch do FilipeFlop que citei), além desse sketch ser capaz também de ler toda a informação da balança (sketch esse que vc já possui, então vc precisa pegar o que vc tem e juntar com o do FilipeFlop pra transformar num só), vc através do computador na central de comando poderia usar um navagador e ter na tela do computador a leitura daquela balança. Quer ter 16 leituras ao mesmo tempo? Contrua um script por exemplo em PHP que faça, através de um loop, requisições a cada endereço IP das balanças e solte o resultado na tela do monitor do computador.

   Acabei comprando esse w5100 para estudar e ver se de repente matava meu problema através dessa sua opção.

   Um show de bola o módulo !

   Eu já consigo através de uma Interface Web Server nele clicar em botões e ligar e desligar relês .

   Mas  ...  vem a segunda parte da questão ... Veja se consegue me ajudar por favor ....

   Nesse arduino onde liguei o ws5100 eu tenho conectado um módulo HX711 que serve para fazer a leitura

   de uma balança. Hoje, eu consigo ver esses dados lidos direitinho se abrir o monitor serial.

   Pois bem ... através do w5100 como eu leio isso que o HX711 hoje me mostra na serial ?

   Sabe me dizer ? Teria um código simples de algo escrevendo na serial e sendo capturado pelo w5100 ou saberia me explica ro que tenho q fazer ? Nesse ponto, "empaquei" .... grato

Sim, sei te dizer como faz. Vc precisa de um sketch que torne o arduino um webserver.

Veja um exemplo disponível na própria IDE do arduino em ARQUIVO --> EXEMPLOS ---> ETHERNET ---> WEBSERVER

Faça ajustes no sketch ali na linha onde se define o IP do arduino e faça upload.

Depois abra um navegador apontando pro IP do arduino e vc terá as leituras do arduino na tela do navegador

É melzinho na chupeta

Depois, o próximo passo é usar esse sketch de webserver como base e adicionar os códigos relativos a sua balança. 

então, fiz o q falou e vi que ele mostra os dados lidos no browser, como se fosse na serial ...

Mas ...  como eu leio esses dados de volta pro software ? porque no meu caso, não há como o programa ser só dentro do arduino, eu preciso pegar esses dados pra tratar num software externo.

No caso, faço isso buscando na serial. mas nesse caso, como seria ? sabe me explicar ? grato.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço