[Medição de (state of charge) de um pack de bateria de 24V]

Bom dia a todos,

tenho um projeto em que estou utilizando um pack de baterias de Li-Ion (4,2V quando estão totalmente carregadas) de 2500mAh formando um pack de 12S2P, onde são 12 células ao total, sendo que a cada 6 estão ligadas em paralelo. Sendo assim, tenho uma tensão de 0-24V. No meu projeto eu uso as tensões de simétricas de -12V e +12V.

Meu objetivo é saber o estado de carga do meu sistema. Para isso eu preciso medir o quanto de corrente consumiu por quanto tempo e então exibir para o usuário que ele deve colocar o dispositivo para carregar, o ideal seria exibir em porcentagem, como os celulares.

Meu problema está em como realizar essa medição. Eu sei que existem CI's que fazem isso, mas a tensão de funcionamento deles é de 5V~. Não consegui encontrar algum CI, como o bq27541, que faça isso, mas operando em até 12V. Então, gostaria de saber se alguém aqui conhece algum CI que opere em até 12V. Se não, como eu poderia realizar a medição do estado de carga do meu sistema?

Por último, minha dúvida está em saber se quando eu coloco 3 células de Li-Ion ligadas em série, se o descarregamento de uma vai ser igual ao descarregamento da outra. Em outras palavras, se baterias ligadas em série consomem a mesma corrente de cada. Isso porque, caso isso seja verdade, eu poderia medir a tensão só de uma célula do meu sistema.

Desde já agradeço,

Gabriel Santos

Link baterias: https://fr.aliexpress.com/item/1000006748302.html?spm=a2g0o.product...

Exibições: 139

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, 

Favor informar qual será a faixa de corrente consumida em cada uma das tensões (+12V e -12V). 

Qual carregador de bateria vai usar?

Para saber o estado de carga da bateria, normalmente é medida a tensão sobre a célula. 

Seu smartphone funciona assim. 

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/29/modulo-sensor-de-corrente...

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

Veja esses incríveis projetos de Battery Packs:

https://www.youtube.com/user/greatscottlab/search?query=battery+pack

Obrigado pela resposta Jose Gustavo.
Meu projeto eh justamente inspirado nesses videos do Scott. Mas quanto ao CI para medicao, acabei encontrando varios nos sites da Texas, STM, etc quando passei a pesquisar por "Battery Fuel Gauge" que eh justamente o CI que desempenha a funcao de medir a qualidade e informacoes da bateria.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço