Olá! Há alguma maneira de eu acessar o SD card que esta no arduino no lado do linux. Algo do tipo mount /dev/sdcard.

Exibições: 163

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia ML,

recomendo a leitura de Sugestão, e  disponibilizar melhores informações para que possamos ajuda-lo.

RV

Bom dia! Vou explicar mais detalhadamente. Bom, eu tenho um sistema de arquivos que criei usando FUSE, está totalmente funcional, se eu mando formatar um pendrive ou cartão ele funciona certinho, porém agora preciso acessar o cartão SD que está no Arduino em um W5100 de forma transparente, preciso que o linux "veja" o arduino como um dispositivo de armazenamento em massa. A figura abaixo representa o que preciso. No passo 1 vou executar meu programa e preciso direciona-lo para o arduino e montar na árvore de diretórios do linux, no dois, ocorreu  tudo certo na leitura da minha estrutura de filesystem ele se torna uma unidade no Linux.

Desconheço que seja possível.
Essa é a diferença de ter ou não ter um sistema operacional.

O Arduino no máximo da uma abrida em um arquivo...

Embora tecnicamente não seja impossível. Precisaria desenvolver um programa que faça e seja compatível.

Para FTP já vi alguma coisa.

Com o raspberry seria imediato. A versão "Zero W" é muito boa e barata, só não muito rápida.

Obrigado! Bom a questão é que um dos requisitos é usar arduino, a única maneira que to conseguindo pensar é construir um drive para isso. Queria ter ideia de quem tem mais experiência no assunto pra talvez me apontar um caminho mais simples.

Bon dia Márcio, 

Seu projeto, eu diria é bem complexo. 

No meu entender existem duas possibilidades - com HW e com SW. Ambas são complexas e não tenho certeza se funcionariam bem. 

Com HW :

- O cartão SD seria compartilhado com o Arduino e com um leitor de SD Card (conectado no Linux). Mas somente uma interface poderia ser usada de cada vez. Para isso teria que verificar o status da interface para uma não interferir na outra.

Com SW:

- Criar um driver do Linux  para enxergar o Arduino como se fosse um dispositivo leitor e gravador de SD Card. Acho que é possível, mas bem complexo. A interface usada seria a USB do Arduino. 

No momento estou trabalhando profissionalmente em uma solução de  modificação de um driver de Linux. Estou estudando a semanas, e ainda não conclui o trabalho. 

Se for optar pela solução SW, indico esses links para estudos iniciais:

Biblioteca para trabalhar com dispositivos USB:

https://libusb.info/

Referência excelente sobre USB - são 6 capítulos:

https://www.beyondlogic.org/usbnutshell/usb1.shtml

Mais uma alternativa:

- Criar um driver do Linux  para enxergar o Arduino como se fosse um dispositivo leitor e gravador de SD Card. Mas usando a interface Ethernet, como você mesmo sugeriu. 

Bom dia!! Obrigado pela resposta! Vou tentando aqui! hehe. Olha Talvez esse link te dê um luz no seu projeto (Driver in user space) https://sergioprado.org/user-space-device-drivers-no-linux-parte-1/. Caso lembre de algo mais que possa me ajudar agradeceria.

Abraço.

Bom dia, 

Obrigado pelo link. 

Abraços. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço