Ola Amigos , Tudo Bom espero que sim , 

bom tenho um duvida , se alguem puder me ajudar eu fico muito agradecido

gostaria de alguem se tiver um código ou tiver um tempinho 

Eu queria fazer um Sistema da seguinte forma

seria o seguinte , vou tentar explicar 

eu quero colocar 3 fitas de led de 60 cm cada , e 2 sensores 

essas fitas iriam em um corredor , e o sensor cada ponta inicio e fim do corredor e vice e verça

quando eu passar na frente do sensor acende uma fita de led por vez passar pelo Sensor1 liga   (FitadeLed 1) delay 3 seg (FitadeLed2) delay 3 seg (FitadeLed3) e vice Versa , passar pelo Sensor2

liga (FitadeLed3) delay 3 seg (FitadeLed2) 3 seg (FitadeLed 1)

isso usaria apenas quando tivesse escuro , iria usar um Resistor Ldr para liberar essa Função ou seja somente a noite

nao sei se ficou claro, caso algum puder ajudar qualquer ajuda é bem vinda 

Se conseguir posto um video aqui 

SERIA MAIS OU MENOS ASSIM 

https://www.youtube.com/watch?v=MB535Nih3Gs

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

Exibições: 1337

Responder esta

Respostas a este tópico

   Creio que entendi o que desejas. Quando as fitas são desligadas? Um delay também?

  Qual sua dificuldade na implementação? Até que parte já executou ?

Boa noite João Vitor

Serão 3 pedaços de fita de led cada uma com 60cm  o delay de 2 segundo entre ligar uma e outra 

entao eu to querendo começar , vou colocar o codigo amanha se conseguir rs , sou muito leigo 

agradeço o interesse amigo

oi Lucas, o rapaz da "janela automática".

      Mais uma vez Lucas, seu Sistema é um ótimo alvo para uma Máquina de Estados (como são 99% dos casos). E é relativamente simples sua implementação.

      Sobre o funcionamento, ficou uma dúvida, que embora de resposta meio óbvia, sempre prefiro ouvir de quem propôs o Sistema. No vídeo que vc se refere, a sequência é ir acendendo cada conjunto de Lâmpadas, conforme se vai avançando pela escada. E depois ocorre o acionamento contrário, conforme o sujeito desce pela escada. E no final de qualquer trajeto, se apagam todas as Lampadas. Isso mesmo que vc propõe, como no vídeo?

      Se for isso, posso implementar uma Máquina de Estado clássica, que dê conta do recado de forma confiável e sem bugs (como todas as Máquinas de Estado devem ser).

      O que vc pretende usar, um Arduino? Qual modelo (UNO, Nano, ESP8266, ESP32) ?

      Sobre os "Sensores de Passagem", o mais óbvio é usar LEDs Emissores de Infravermelho e seus respectivos Receptores Infravermelho. Os LEDs Emissores estariam sempre ligados, e os Receptores indicariam a passagem quando a luz recebida é interrompida. Seria isto?

      Sobre o sensor de Luz para determinar se é noite, aconselho usar inicialmente um LDR, conforme vc mesmo citou, e depois se não atender sua expectativa, vc pode mudar pra outro sensor, sem precisar reprojetar a Máquina de Estados (que é independente desta questão).

      Ah, um detalhe que não é tão óbvio: como se comportaria o Sistema se uma sequência de acionamento é disparada, e logo em seguida (e antes de terminar a sequência inicial) for acionado o sensor na outra ponta? Em outras palavras:  se duas pessoas seguem pelo corredor, mas em sentidos opostos, como seria o comportamento das Lâmpadas?

      Aguardo sua resposta.

     Abrçs,

     Elcids

Ola meu amigo Elcids , sempre me ajudando , cara vc é demais kkk ,

entao Elcids Respondendo suas perguntas 

é exatamente isso mesmo que vc me respondeu  " 

"No vídeo que vc se refere, a sequência é ir acendendo cada conjunto de Lâmpadas, conforme se vai avançando pela escada. E depois ocorre o acionamento contrário, conforme o sujeito desce pela escada. E no final de qualquer trajeto, se apagam todas as Lampadas. Isso mesmo que vc propõe, como no vídeo?"

* Sobre a Plataforma seria um arduino Nano "mais compacto possível"

* No caso usaria isso msm o Emissores , e receptores infravermelho .

 * No caso de 2 pessoas ao msm tempo Bem pensado rs , então poderia ser o mais simples possível , ou no caso acender as 3 de uma vez rs sem Delay .

Muito obrigado pelo interesse meu amigo e por disponibilizar um tempo para meu artigo no Fórum

, e assim que eu tiver posto em pratica o da Janela Automática te mando um video rs , fico perfeito o Prototico

Deus Abençoe Elcids Abração 

Olá Lucas.

      Ok, como irei fazer também a simulação via Proteus, usarei neste o Nano.

      Mas o código será tão genérico que poderá ser compilado para outras placas (ESP8266, ESP32, UNO, Mega, Due, etc).

       Para os dois sensores de passagem, usarei dois botões, de forma que basta apertar quaisquer um deles para simular a passagem de alguém nas extremidades do corredor.

      Para indicar "dia" ou "noite", usarei uma chave ON/OFF comum.

      Veja o diagrama esquemático no Proteus:

(clique na figura para "zoom")

      Já o Diagrama de Estados da Máquina de Estados, possuirá 8 estados. Dê uma olhada em como será, um vez que o Diagrama de Estados descreve o comportamento do Sistema:

(clique na figura para "zoom")

      Observe no Diagrama, a forma como tratarei as simultaneidades existentes no Sistema, como por exemplo quando ambos os sensores de passagem são acionados.

      Existem outras simultaneidades, como por exemplo quando uma sequência de acionamentos está sendo feita, e o sensor "dia/noite" passa a indicar que é "dia". Devido às temporizações e à própria técnica de implementação da Máquina de Estados, estas ocorrências são automaticamente tratadas da forma lógica e adequada que se espera.

      Tão logo tenha implementado e testado o código, já publicarei aqui para seu teste.

      E não se preocupe, pois deixarei as configurações bem fáceis, de forma que vc possa facilmente alterar para quaisquer tipos de sensores que deseje (tanto os de passagem como o de dia/noite).

      Abrçs

      Elcids

O meu amigo Boa tarde ficou perfeito show de bola , muito bem explicado , se nao for explorar muito voce tem algum código eu sou muito leigo Elcids kkk , Obrigado Explicação otima

oi Lucas.

      Fiz a implementação do seu Sistema, seguindo o Diagrama de Estados que postei anteriormente.

      Também fiz os testes no Proteus, com o Arduino Nano, e funcionou exatamente como esperado.

      Embora eu já tenha publicado o Diagrama de Estados no post anterior, estou publicando aqui novamente (mas é exatamente o mesmo), para que este post fique mais completo. Então segue:

(clique na imagem para "zoom")

      Acrescentei ao Sistema, um LED "Alive", pois achei interessante prover um. O que ele faz é indicar que o Sistema está operante, através de um lampejo bem curto e cíclico. Ele indica também se o Sistema está no período "Dia" ou no período "Noite". No período "Dia", o LED "Alive" pisca uma vez a cada 3 segundos, e no período "Noite" pisca uma vez a cada segundo. Estes períodos podem ser alterados no código junto às rotinas que gerenciam o LED "Alive", e vc encontrará isso facilmente pois está tudo organizado e devidamente comentado.

      Na figura a seguir, vc pode ver a simulação rodando, logo depois de iniciada (o LED "Alive" ficou acesso por uma coincidência quando apertei o print do teclado):

(clique na imagem para "zoom")

      Observe que no Terminal do Arduino, são exibidos os valores de alguns Parâmetros da Temporização do Sistema. Isso é feito apenas quando vc liga o Sistema (na função "setup"). Vou explicar o que é cada um, embora dentro do código tudo esteja devidamente explicado (via comentários).

      O Parâmetro "intervalo da sequencia", é o período de tempo entre os acendimentos das Lâmpadas, após o sensor de passagem ser disparado. No programa atual, está em 3 segundos (conforme vc mesmo sugeriu). Este parâmetro vc encontrará logo no início do código, caso deseje alterar.

      O Parâmetro "tempo final de acendimento", é o período de tempo final que as Lâmpadas permanecem acesas, após terminada a sequencia de acendimentos (ou seja, após a última Lâmpada acender, em qualquer direção no corredor). Este parâmetro vc também encontrará no início do código, junto ao parâmetro anterior. No programa está em 10 segundos. Observe que, se qualquer dos sensores for acionado durante a contagem deste período de tempo, esta contagem reinicia, de forma a estender o tempo que as Lâmpadas ficam acesas antes de apagarem todas (vc pode ver isso facilmente no Diagrama de Estados).

      O Parâmetro "debouncing dos Sensores", é para um mecanismo existente no Sistema, que ignora acionamentos consecutivos que ocorram em intervalos muito curtos. Por exemplo nesta situação: duas (ou mais) pessoas entrando por um lado do corredor, passam pelo Sensor uma atrás da outra, ocasionando disparos consecutivos num intervalo curto. Neste caso, o mecanismo irá ignorar estes disparos, e irá considerar apenas um único disparo. Assim, o tempo de "debouncing dos Sensores", é justamente o período de tempo que disparos são ignorados, imediatamente após um disparo ter ocorrido. No Programa, este tempo está atualmente em 2 segundos. O valor deve ser compatível com  a quantidade de pessoas que possam vir a passar quase simultaneamente pelo Sensor. Caso deseje alterar este tempo, vc irá encontrá-lo mais dentro do código, junto às rotinas que tratam dos Sensores de Passagem (vc encontrará facilmente).

     Finalmente, o Parâmetro "debouncing para Dia/Noite", tem propósito semelhante ao anterior, mas com comportamento diferente. É comum em sensores que indiquem dia ou noite, que ocorram indicações errôneas, devido a oscilações de diversas origens (sombra temporária, anoitecer lento, amanhecer lento, etc). Assim quando ocorre uma alteração na indicação do Sensor Dia/Noite, o Sistema aguarda um período de tempo para confirmar que aquela mudança realmente ocorreu. Então, se após esse tempo a mudança é confirmada pelo Sensor, ela realmente passa a ser considerada pelo Sistema. No código que estou publicando, este tempo está em 10 segundos, única e exclusivamente para facilitar os testes (afinal não dá pra ficar esperando muito tempo pra testar se a coisa está operante). Mas certamente vc precisará mudar este tempo para um valor maior, provavelmente 1 minuto ou mais (vai depender das condições físicas em que vc instalar o Sensor Dia/Noite). Este tempo, vc encontrará facilmente dentro do código, junto às rotinas que tratam do Sensor Dia/Noite. Lembre-se que no código, este tempo é especificado em segundos, e se quiser colocar por exemplo 2 minutos, terá que setar o valor em 120 segundos.

      Por falar no Sensor Dia/Noite, acabei implementando no código, uma Máquina de Estados específica para tratamento deste sensor. Achei bem mais apropriado, ao invés de ficar criando uma lógica que conseguisse dar o resultado desejado. Aconselho a todos, que sempre façam isso: quando vc começar a perceber que terá que "bolar" uma lógica um tanto confusa e ainda duvidosa em termos de funcionamento e confiabilidade, não pense duas vezes, faça uma Máquina de Estados e certamente vc conseguirá o resultado desejado de forma simples e eficiente (e claro, confiável). Foi o que eu fiz para tratar o Sensor Dia/Noite com a funcionalidade do "tempo de debouncing".  Então isso acaba sendo mais um exemplo pra incentivar que as pessoas aprendam sobre a técnica.

      No Terminal do Arduino, vc poderá acompanhar também todas as ocorrências tratadas pela Máquina de Estados principal que controla o Sistema. Acrescentei isso para dar também um caráter didático à implementação, facilitando o acompanhamento e entendimento do Sistema. Espero que ajude vc e quem venha se interessar.

      No arquivo zipado que estou postando, vc encontrará o código do Arduino, os arquivos para simulação no Proteus, e os arquivos do Diagrama de Estados (formato Visio e PDF).

      É este aqui:      Luzes_Automaticas_01.zip

      Ah, uma sugestão:  eu não sei se tem como mudar o título do tópico, que atualmente vc colocou como "Sensor Com Fita de Led". Esse nome não tem muito a ver, né Lucas?  Se tiver como mudar o título, aconselho que mude para algo como "Corredor com Lâmpadas Automáticas". Não acha que faz muito mais sentido ?

      Caso tenha alguma dúvida, não deixe de perguntar.

      Abrçs,

      Elcids

Boa noite Elcids, pode me da uma ajuda, tentei incluir mais 3 lampada no código para minha escada, testei no proteus e pisca 3 a cada 3 segundo e esta esperando 10 segundo pra piscar as outra 3, onde sera que erei, segue o código em anexo..

Anexos

Olá Eliseu.

      Vou olhar seu código. Mas acho mais fácil eu alterar o que postei antes, para ter mais Lâmpadas.  No seu caso, seriam no total 6 Lâmpadas?  É isso?

      De qualquer forma, observe que para um maior número de Lâmpadas, quando se entra por lados opostos do corredor, acionando assim os dois sensores, talvez seja interessante que as Lâmpadas continuem acendendo sequencialmente em direções opostas. Digo isso, porque no caso do Lucas onde eram apenas 3 Lâmpadas, tinha mais sentido já ligar todas. Mas para 6 Lâmpadas, talvez não seja o caso. Diga o que vc acha. Eu também irei pensar no caso.

      Vou ver também, se deixo o código mais genérico,  com a possibilidade de se definir facilmente o número de Lâmpadas (isso não é difícil de conseguir, mas é mais demorado de implementar).

      Abrçs,

      Elcids

Elcids obrigado pela atenção, no meu caso seria uma escada com 6 degrau com fitas de Led em baixo de cada degrau, assim quando eu passar pelo sensor acender os 6 degraus em intervalos de 1 segundos cada e apagar por um tempo que comece a contar na hora que eu chegar la em cima ou vi si e verso.

Ok Eliseu.

      Vou postar uma implementação facilmente configurável para "N" Lâmpadas (ou Fitas de LEDs), juntamente com a simulação no Proteus.

      Já percebi que a melhor forma é usar duas Máquinas de Estados, que atualizam "status virtuais" do ON/OFF das Lâmpadas. A partir desses "status virtuais", um "status real" é produzido, harmonizando a competição entre as duas Máquinas tanto em termos de controle das Lâmpadas como em termos dos Eventos dos Sensores de Passagem.

      Abrçs,

      Elcids

olá Eliseu.

      Praticamente concluí a implementação com as 6 lâmpadas. Inclusive com a possibilidade de facilmente alterar a quantidade de lâmpadas (ou Fitas LED, se preferir). Ficou até um tanto sofisticado.

      No entanto, para não misturar com este tópico do Lucas, gostaria de te pedir pra abrir um novo tópico, e aí continuamos por lá. Isto ajudaria também no sentido de esclarecer quaisquer ajustes necessários (há diversas configurações interessantes que vc pode fazer no código). E também evitará confundir outras pessoas que tenham interesse, já que a implementação é um tanto diferente da feita para o Lucas.

      Caso faça isso (abrir um novo tópico), é interessante mencionar (através de um link), que sua questão se iniciou a partir desse tópico aqui (o do Lucas). Estas referências sempre ajudam as pessoas, mas sem misturar as questões e soluções.

      Mas se vc preferir, continuamos por aqui neste tópico do Lucas mesmo.

      Ainda sobre sua escada com iluminação automática nos degraus, testei bastante no Proteus. Agora irei apenas complementar a documentação (comentários no código, e preparar figuras), conferir, e então publicarei aqui no LDG.

      Abrçs,

      Elcids

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço