Olá.

Estou com um problema na interpretação de um código que achei na internet, ele funciona perfeitamente, contudo, ele possui uma taxa de dados baixa para o que preciso e não consegui alterar os valores.

Gostaria de saber como posso realizar a alteração desse parâmetro para pelo menos 15X mais dados do que ele me mostra. O código segue em anexo.

Obrigado pela força

Exibições: 207

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia retira a linha 82..

delay(200); // Atraso para leitura na console

Eu tentei retirar esse delay, mas ele possui um delay "natual"

Acredito que transmitir esses dados no formato texto a 9600 esteja demorando mais que capta-los.

Mude para 115200 para ver a diferença.

Ainda, tire esses dalays.

No caso do delay(2) no for da leitura ele representa delay(200) pq é executado 100 vezes.

Troque para delay(1). Acredito que o valor 2 tenha sido chutado.

Além do que o Eduardo já falou pode mudar na linha 6 para...

const int bufferTam = 30;

se ainda estiver ruim reduz ainda mais

Não funciona. Os dados não ficam compatíveis !
Eles serão printados em maior frequência sim, mas os valores não condizem com a realidade

tenta ir diminuindo e vê quando perde por exemplo testa com 90 depois 80, ,,,, 40... depois fala o que deu.. vc mudou mais alguma parte do software???

Não mudei... Quando eu chego nos valores próximo de 10, está na quantidade ideal de amostras, mas os dados não condizem nenhum pouco com a prática

O software parece que compensa  todas as formulas do filtro automaticamente... não achei oque pode estar provocando isto..

Bom dia, 

Você usou o Sketch do meu tutorial. 

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/29/modulo-sensor-de-corrente...

Qual a frequência de amostragem precisa? Para fazer medição de corrente CA?

Se o conversor ADC do Arduino não esta atendendo, use um outro ADC.

https://learn.adafruit.com/raspberry-pi-analog-to-digital-converter...

Você seguiu as minhas recomendações?

Muitas pessoas tentam fazer medidas com o Arduino e não conseguem. É muito importante saber alguns detalhes sobre o uso do ADC:

  • Primeiro ponto é em relação a tensão de referência AREF (analogic Reference). Todas medições são comparadas com essa tensão. Portanto essa tensão tem que ser regulada e estabilizada. Se ela variar, todas as medidas serão incorretas. Use um capacitor de 10uF conectado do pino AREF(+)  ao terra(-). Isso evitará ruídos e oscilações nessa  tensão. Meça a tensão AREF com um voltímetro de precisão, para aferir o cálculo no Sketch. A Tensão AREF pode ser gerada internamente no ATMega328 ou pode ser alimentada com um regulador (Arduino). Recomendo que forneça no conector de alimentação do Arduino,  uma tensão de 9 a 12V (pode usar uma fonte externa).  Pois se alimentar o Arduino através do conector USB, a tensão AREF pode não chegar aos 5,0V e ficar instável (fiz testes para comprovar isso).
  • o uso de capacitores de desacoplamento nas entradas, evitam ruídos e interferências. Mas o valor do capacitor dependerá da taxa de variação do sinal. No caso do módulo MAX471 com o circuito da bateria, os capacitores de 10nF deram bom resultados.
  • Como as 8 entradas do ADC são multiplexadas, recomenda-se que as entradas que não estão sendo usadas, sejam aterradas – conectadas ao GND.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço