Criei um rastreador com um UNO um GPS V.KEL e o M590e GSM, usei sempre por sms, um botão de pânico que enviava o sms com a localização, ou respondendo a um comando recebido por sms do celular configurado como gestor. Tudo funcionou super bem...

Mas.... comecei a brincar com internet no lugar dos sms e Enviei a localização pro app Blynk, agora gostaria de aprender a criar um servidor para armazenar os dados recebidos do gps. Se possível acessar esse servidor de qualquer outro computador e ver o histórico de localizações.

li alguma coisa em sobre criar um servidor com um outro arduino e o shield ethernet ou um esp32, mas não saí do zero.....

Alguém pode me ajudar, por onde começar a aprender isso?

Exibições: 357

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite,

Acho que com o Blynk você consegue fazer isso.

Mas talvez seja um serviço pago. Não sei.

https://blynk.io/en/getting-started

https://blynkapi.docs.apiary.io/#reference/0/application-network-st...

vou dar umas estudadas nesses links aí  josé, até agora só brinquei mesmo com o básio do blynk, não conheço quase nd dele. Obrigado!!!

Dependendo da quantidade de tráfego de informações e quantidade de dispositivos que estarão sendo rastreados, não recomendo usar um Arduino UNO como servidor. O processamento simplesmente não dará conta do recado, sendo incapaz de agir em tempo hábil, causando travamentos, lentidão ou perda de informações. Sem contas as demais limitações da própria plataforma.

Acredito eu que, se deseja fazer algo mais elaborado, use um PC como servidor. Um projeto de baixo custo, seria usar um Raspberry. Você mesmo pode desenvolver seu sistema fazendo uso de ferramentas totalmente gratuitas. Você pode, por exemplo, fazer uso do Banco de Dados MySQL, MariaDB ou outras (Usando SQL para as Querys). Pode trabalhar com interfaces Web (HTML, CSHTML, PHP, JS...) para seus clientes conectarem e acessarem seus dados, pode também criar uma API...   

Para acesso de qualquer lugar, basta utilziar o IP público do seu servidor, ou criar um domínio pra ele usando o NO-IP, para testes iniciais, por exemplo.

calma que eu estou aprendendo kkkk a ideia nem é ter clientes, é fazer algo pra mim, pra ser usado pro meu carro, um servidor bem simples. eu só não sei por onde começar a pesquisar (estudar).

não estou procurando nd pronto, de mão beijada. tenho tempo no meu trabalho pra assistir aulas, ler, pesquisar, assim tenho aprendido programação com arduino e pensei em fazer o mesmo com essa ideia do servidor. só não sei por onde começar ...

Você pode até começar a desenvolver usando um Arduino como Servidor, mas creio que terá muitas complicações e limitações desde o armazenamento, organização e tratamento dos dados a como acessá-los, exibi-los e etc... Vai acabar tendo que mudar de plataforma.

Para projeto inicial, use seu PC mesmo ou algum servidor grátis para testes.

Por exemplo, achei esse (DB4FREE - Link) numa busca rápida. Nunca utilizei, já que tenho meus próprios servidores. Mas parece interessante para começo de desenvolvimento.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço