Olá pessoal, estou fazendo um projeto no qual estou controlando dois motores dc e um motor de passo. Para controlar os motores DC estou usando uma ponte H l298n e para o motor de passo um driver tb6560. Para a ponte h o gnd do arduino deve ser conectado ao negativo da fonte em conjunto com o gnd da ponte, porém para o tb6560 eu tenho que conectar o EN-, CW- e CLK- no gnd do arduino mas não é recomendado que esteja interligado com o negativo da fonte.

(neste link fala que nao deveria estar interligado o En-, clk- e cw- no negativo da fonte, apenas do microcontrolador)

https://www.instructables.com/id/Using-a-Single-Axis-TB6560-Stepper...

Então Eu fiz a conexão da ponte H com o negativo da fonte e o gnd do arduino. depois juntei o En- CLk- e Cw- no gnd do arduino também ( o que não era o recomendado, já que o gnd do arduino tb estava junto com o negativo da fonte) e funcionou todos os motores. Só que eu também estou usando uma raspberry pra comandar o arduino via UART, e na hora que eu conectei os pinos TX e RX e o gnd, o motor dc parou de funcionar e depois de alguns segundos a ponte H queimou. Alguma ideia do que pode ser e como eu posso fazer as ligações corretamente?

Exibições: 773

Responder esta

Respostas a este tópico

(nesse link tem as ligações que deveria ter no driver tb6560)
https://www.google.com.br/search?q=tb6560&source=lnms&tbm=i...:

(nesse link tem as ligações que deveria ter na ponte H)
https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=626&tbm=isch&...:

Bom dia RMF, 

sugiro que vc post aqui um desenho completo de como ligou tudo,

motores,  L298, tb6560, fontes, arduino e raspberry, para que possamos melhor entender 

o problema.

Faça o desenho exatamente como ligou qdo provocou a queima da ponte.

RV

enquanto a raspberry não estava conectada estava funcionando. ao juntar com ela os motores dc pararam de funcionar e em seguida queimou a ponte h

a fonte 24 v também está ligada no tb6560, esqueci de desenhar

Qual regulador de tensão de 3,3V conectou na fonte de 24 V ??

Estou achando essa tensão muito alta para a entradada de um regulador de 3,3V ! 

Um xl6009

Rafael, 

Você esta usando um regulador elevador de tensão ??

Tem algo errado nisso :

O Módulo XL6009 Regulador de Tensão Step Up Ajustável DC-DC é um circuito eletrônico capaz de converter uma tensão DC mais baixa recebida em sua entrada em uma tensão mais alta em sua saída. O módulo é baseado no regulador XL6009 que funciona com uma tensão de entrada na faixa de 2 a 24V com tensões de saída na faixa de 3.5 a 32V com uma corrente máxima de até 4A, a tensão pode ser ajustada através de um trimpot presente na placa.

Mostre suas ligações, que sejam numa foto, mas a principio tem que ligar em algum lugar...

O esquema da placa (se for igual) é esse:

Não existe um terror em ligar o "-" no GND, apenas a coisa toda vai ficar no mesmo potencial. Recomendação comum para equiapamentos domésticos.

Eu ligaria té um GND de verdade (vara de cobre espetada no chão), ligada no fio do meio da tomada, ligada na carcaça do equipamento. Uma bobagem que ajuda sim a reduzir ruido. Nessas tudo teria que ficar com os GNDs interligados.

Por outro lado é de certa forma desperdício usar optoacoplador e depois interligar os lados... Mas nao vejo absurdo. O GND é uma coisa, o sinal outra. O motor é um gerador imenso de ruido. Pelo menos os "+" vão ficar livres de retorno de ruido.

Não acho que isso tenha sido o motivo da queima do driver.

Os drivers trabalham com chopper, que é uma tecnica que usa PWM para limitar a corrente na bobina. Certamente limitam a um valor que não queime o integrado. Para queimar é preciso um mal contato, curto ou interferencia. Coisas como por a mão na placa queimam muito ponte H pq vc pode disparar os 2 lados da ponte a mesmo tempo. O lado VCC poe VCC. O GND poe GND. Se liga os 2 vc poe em curto a coisa toda. 

Enfim, circuitos com ponte H exigem muito respeito. Fontes com alimentação limpa, potentes e nada de ficar cutucando seja com a mão ou com o multimetro. Já vi casos de até as trilhas pegarem fogo quando o kra foi medir o transistor com a alimentação ligada...

A fonte precisa ser excepcional pq qualquer fonte chaveada tem proteção. Quando a proteção está em vias de entrar a fonte fica ligando e desligando. Esse liga e desliga com carga bagunça tudo e pode provocar a queima. A lógica basica diria que as maiores correntes são nas maiores velocidades, mas no motor de passo a coisa pode ser ao contrário. Conforme o motor roda ele gera eletricidade. A tensão colocada vai precisando ser maior para conseguir injetar corrente. Com ele parado poucos volts já fazem o trabalho. Se a fonte está baixa o motor perde força. É uma operação de risco para o driver gerar a corrente de motor parado. Pior momento. 

Enfim, não sei, mas espero ter ajudado.

bom dia Eduardo ja estou estudando o arduino e as ligaçao eu abaixei um arquivo que contem tudo sobre instalaçao  estou desenando tambem em um rascunho

Bom dia AVA, 

acho que postou em tópico errado.

RV

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço