Boa noite galera, gostaria de saber se alguém pode me dar algumas dicas de como usar um pack de bateria de 3 células em serie que eu montei de 18650 lipo de 12v a 1a para alimenta meu circuito, usei um regulador de tensão de 5v  para o arduino e demais componentes, mais o problema é a ponte H que esquenta de mais porem não reinicia, o motor 12v de alta velocidade também esquenta muito, o pack de bateria também fica quente.

Esse projeto é um carrinho de controle remoto que deu muito certo, eu queria melhorar esse detalhe para não sobre aquecer e aumentar a capacidade de tempo da bateria de 3 células 12v - 1a para 6 células 12v - 2a, já que ela só dura uns 15 minutos.

se alguém poder me ajudar agradeço muito 

Exibições: 484

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde GAO.

Você deu muito poucas informações.

Assim fica difícil ajudar.

RV

Se o problema for o aquecimento, ainda mais das lipo, faz bem você ver o consumo dos motores e adquirir baterias de maior  capacidade. Você diz durar apenas 15 minutos, o que me leva a pensar que tuas baterias possuem baixa capacidade ou motores exigem maior corrente.

Como o Mineirin falou, passe mais informações, como tipo e modelo do motor, capacidade das tuas baterias.

Boa noite Marcos então eu não sei exatamente as característica desse motor esse é o problema, eu retirei ele de um aspirador de pó daquele portáteis que é usando nos acendedores do carro de 12v,  sua rotação é muito alta não sei quanto mais bastante, pela imagem que mandei assemelha-se ao motor da imagem.

bom, detalhe eu testei a bateria diretamente nele  11.1 volts  e ele vai aquecendo conforme fica ligado a 11.1v, esquenta bastante. 

sera que a corrente da bateria é muito alta pra ele ? 

Bom dia , 

Teste o motor com 6V .

Veja se ele continua fritando...

O conhecimento relacionado a corrente (amperes) e tensão (volts) é muito importante e a maioria de nós não o tem antes de começar a bincar com "fontes de energia", o que é muito ruim e até perigoso, pois forçar demais as baterias de litium  pode até causar incêndios (por isso baterias protegidas possuem controle de temperatura, consumo e carga máxima e minima).
O mais importante neste caso é saber o quanto o motor consome de corrente e usar baterias que supram a necessidade do motor. (no motor não tem indicação de modelo e ou marca?)
Se a bateria tiver maior capacidade do que o motor exige, isso não será "ruim para o motor", pois ele só consome o quanto "ele precisa", ou seja, com bateria de maior capacidade o motor vai funcionar por mais tempo.
Se o motor esquenta muito, uma saída é limitar a quantidade de corrente ou tensão, mas isso reduzirá a velocidade/força do motor.
Uma das possibilidades é usar analogwrite, você pode testar os valores de pwm no teu motor, até encontar a relação entre velocidade e torque que você julgue interessante, pois assim, o arduino mandará pulsos para o drive e fará com que todo o sistema sistema "esquente menos", como disse, ao custo de velocidade/força do motor.

dicas para pequisa (coloca no google e estude):

corrente tensão e resistência elétrica (você encontrará relação com a lei de ohm);

como funcionam os motores elétricos;

controlar velocidade pwm arduino;

realmente era o motor ele funciona com uma amperagem inferior, testei com outro de 12v e tudo fico normal valeu galera. 

ele funciona com uma amperagem inferior? o que você quer dizer com isso?

Então Marcos realmente não tenho muto conhecimento nessa área, mas estou começando agora esse foi meu primeiro projeto, tenho facilidade em programa em C, só que circuitos não é muito meu forte kkkkk, mas estou gostando muito.

 como estava dizendo quando testei o outro motor de 12v ele funcionou bem só que ele tem menas rotação RPM. que oh outro que esquenta muito. e esse é mais robusto também, o outro era menor só que muito mais potente a 11.1 volts, so que quanto uso ele com uma fonte menor de uns 9v ele não aquece tanto  ele deve ser inferior a 1a. deu pra entender ?  tipo voltagem 11,1 e tem a corrente do circuito esta em 1a é isso ? 

valeu pela ajuda 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço