Olá, estou com problema no Arduíno UNO de estar aquecendo e não funcionando.

Meu projeto estava sendo utilizado numa torre com bateria carregada por energia solar, que trabalha com 13,5V, o projeto ficou em funcionamento por mais de 1 mês. Nesses dias, fui atualizar a programação. Após a atualização, instalei na torre novamente, e deixei por 30 minutos rodando, verifiquei que não funcionou e a placa do Arduíno estava quente, tirei ele e fui fazer uma verificação no computador. No computador, ele reconhece a porta, mas não funciona e reparei que o arduino não esta sendo energizado corretamente, e continua esquentando mesmo conectado apenas no computador. Quando conectado, o LED do "L" mantem ligado, e teve um certo momento onde ficou acesso os LEDs "TX e RX" de forma contínua. Mesmo apertando o reset da placa, não houve alteração e não ligou os LEDs do reset, como se eu não tivesse feito nada.

Isso seria algum problema na placa? 

A minha placa Arduíno UNO é a original.

Exibições: 2148

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Se tiver conhecimento de eletrônica e um multímetro, segue anexo o esquema, teste o regulador e outros pontos.

Boa sorte.

Abs.

CK

Anexos

Bom dia , 

Os sintomas são do Processador danificado. 

Meça as tensões 5V e 3,3V (informe se esta alimentando-o através da USB ou outro modo) . 

realizei a verificação, as tensões estão normais. Fiz um teste com outro arduíno(mas não original), ele deu certo. Pode ter danificado no primeiro mesmo, teria como recuperar a placa?

Bom dia ,

A sua placa Arduino UNO tem soquete para o Micro-controlador ATMega328 ?

Se tiver, pode troca-lo, mas precisará gravar o programa bootloader.

Pensamos igual kkk, acabei de realizar a troca deles, e resolveu o problema. Obrigado.

Sabe o motivo de isso ter acontecido? para que eu posso evitar futuramente.

Para queimar o ATmega 328, pode ter havido uma sobre-tensão na alimentação ou em alguma porta de entrada ou saída. 

Boa noite,

13,5 V é muito maior do que os 5V que o Arduino precisa para trabalhar.

Recomendo comprar um bom módulo DC-DC step down para baixar os 13,5V para 5V e alimentar o Arduino diretamente no conector USB.

A sua bateria também irá durar mais.

Boa sorte,

  'Eiju

Olá novamente, consegui resolver o problema do arduíno, mas reparei que alguns componentes não estão mais funcionando corretamente, assim como o DHT11 e o Nanoshield MicroSD. Realizei o teste com os exemplos que tem na biblioteca deles, mas não obtive resposta, vou estra realizando a trocas deles para verificar se foram danificados também junto com o processador do arduino.

Olá,

Para conclusão do seu tópico, seria bom para todos que descreva o que fez para resolver seu problema, e que edite o seu titulo atual e coloque a palavra RESOLVIDO antes do atual, para que seja mais fácil para outros garagistas com problemas similares encontrar soluções usando a palavra chave, já que este é um fórum e se bem não existe a obrigação de faze-lo sim deve existir o espirito de colaboração que aqui todos tratamos de praticar tal como você.

Boa sorte!

Abs.

CK 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço