Galera sou novo aqui, e iniciante com arduino também. Recentemente fiz um post sobre um projeto da automação da sirene da minha escola com um Arduino e um módulo RTC, e consegui "terminar" o projeto. O problema é que ao terminar e já colocar em um projeto finalizado com uma placa Atmaker, foi instalado na escola, e começou a apresentar erros. O relé, que acionava a sirene, em determinados horários tocava duas vezes seguidas e desligava, enquanto no programa foi programado para tocar apenas uma vez, e os horários estão programados todos da mesma forma. Fiquei pensando e não conseguir nem encontrar aonde está o problema, mas acredito que esteja no relé, pois o código está igual para todos horários e só em alguns que funciona de forma errada. Alguém entende sobre isso e poderia me ajudar? Desde já, agradeço!

Exibições: 1797

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite,

Anexe (Não cole aqui na areá de texto) seu código) e o desenho de como esta a ligação do circuito, só assim as pessoas irão poder ajuda-lo.

Não sei porque você afirma que a culpa é do coitado do rele, o rele tem uma bobina, e esta é acionada e fecha e abre os contatos de potencia somente quando a bobina é energizada, então o mais provável é que o problema esteja no seu código, no seu RTC, na reinicialização do Arduino, pode ser muita coisa, mas reles se auto acionarem....É um pouco difícil.

Abs.

CK

Na bancada ele funciona bem  e lá no local com a carga ele falha ?

Realmente é impossível saber sem ver a montagem, o circuito e o código, como já dito.

Mas tenho um palpite !

Quase certo que é ruído.

Possivelmente o secundário (contato) do rele está induzido ruído no primário (bobina). Quando ele liga e desliga internamente ao rele acontecem fagulhas que geram picos de ruído estático. 

Um radinho AM colocado perto seria uma boa forma de perceber a quantidade de ruído. 

Enfim, se for isso vc vai precisar melhorar o acionamento.

Opções:

1) Colocar um snubber em paralelo com a carga: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Snubber

2) Trocar o relé blindado (tem gás dentro): (não é assim uma maravilha)

https://br.onlinecomponents.com/datasheet/hat903csac220.aspx?p=1150...

3) Trocar por um rele de estado sólido. Eles comutam no momento certo (no zero da tensão) e assim não acontece a faisca.

Imagens

Agora... Posso estar enganado, pode ser a programação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço