salvando arquivos no arduino EEPROM antes de se desligar por falta de alimentação.

eu gostaria que alguem pudesse me ajudar nesta questão eu estou querendo salvar dados na eeprom segundos antes de ser desligado, sera utilizado um capacitor para manter alguns segundos para salvar com segurança as informaçoes do tipo int 1 byte. segue o sketck para analise.

Exibições: 892

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,

Será que um capacitor dará conta de manter o Arduino ligado o tempo necessário?

Eu usaria uma bateria recarregável e depois através de uma porta do Arduino desligaria a "chave".

obrigado pela atenção, mas eu ainda queria faze o Arduíno salvar na eeprom segundos antes de se desligar que ate pensei que colocar bateria mas e ainda uma hipótese caso não consiga desta forma e apos eu simular esta falha e tiver sucesso na recuperação das variáveis ai vou seguir nos testes dos capacitores eu acredito que daria certo mas tudo ainda esta em testes ok

obrigado Jose Gustavo

Não entendi bem a necessidade da preocupação em usar o capacitor ou a bateria.

- Essas variáveis que você quer salvar representam o que?

- Elas sofrem alterações com muita frequência?

Salvar variáveis na EEPROM é uma operação trivial e, na maioria das vezes, basta fazer a gravação cada vez que o valor da variável é alterado.

Mas não sei, no seu caso, se a frequência de alteração dos valores é muito grande e, por isso, surgiu essa preocupação que não existe na maioria dos projetos que gravam na EEPROM.

minha necessidade e que estas variáveis e para guardar posição de um encender e somente sera salvo na eeprom se acaso falhar na alimentação neste caso a memoria eeprom so sera utilizada com um sinal de nível logico de um pino informando falta de alimentação neste período um capacitor poderá segurar o Arduíno ainda por alguns segundos ate salvar esta variável de 1 byte e apos a recuperação da alimentação sera feita a feitura a eeprom apenas uma vez recuperando o ultimo valor salvo. em resumo a eeprom sera utilizada muito pouco mas com grande importância

Tô vendendo virgulas a preço de liquidação.

RV

cara, você vai precisar por um capacitor de 1000uF alimentando o arduino e um diodo que impeça que a carga do capacitor vá alimente o resto do circuito, um pino do arduino ligado com um pull-down.
Quando cessar a alimentação, o pino vai para DOWN e a Bateria ou Capacitor vai segurar a carga, o que vai ter q dimensionar é o tamanho do capacitor.

 

Obrigado Marcelo Mosczynski vou assim que possivel montar este circuito valew

tente implementar a rotina com uma interrupção de falling, mas precisa ser específicos os pinos 2 ou 3 para a interrupção, outra coisa é a variável que usar para gravar na eeprom, através da função que será acionada pela interrupção, delaclarar ela como volatile, assim, evita de ter uma variável desatualizada sendo gravada na Eeprom

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço