Olá Pessoal!

Estou com uma situação de medição de vazão água (vazão até 22L/min), em que atualmente utiliza-se o famoso sensor YF-S201, que utiliza efeito hall.

Porém, para que eu possa converter os pulsos em medições no arduino, é necessário que eu trabalhe com interrupção. Porém gostaria de utilizar a interrupção para outro item no projeto, e o arduino não é multi-tarefa.

Vocês conhecem algum outro sensor de vazão que me entregue um sinal de tensão? Ou alguma outra forma que não seja o envio de pulsos?

Desde já agradeço,

Felipe Fonseca

Exibições: 255

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Tarde Felipe,
Veja este link. As informações podem lhe ser uteis: http://wiki.seeed.cc/G3-4_Water_Flow_sensor/

Att,

Everton

Ola,

  O Atmega, assim como a maioria dos microcontroladores, é muito rico em interrupções. Ele possui várias, que podem ser acionadas com independencia.

  Veja esse material:

https://sites.google.com/site/qeewiki/books/avr-guide/external-inte...

  Acredito que vc precise revisar seu código para fazer uma leitura totalmente independente da tarefa principal. Ele não é multitarefa, realmente, mas uma rotina de interrupção que apenas incrementa um contador não deveria causar incomodo na programação principal.

  Ainda, não tenho uma resposta pronta para te dar, mas sim um outro caminho para indicar. Em geral os Timers são contadores ligados indiretamente ao oscilador do microcontrolador ou a um pino. Quando ligados a um pino eles se chamam apenas Contadores e não Timers. Por isso o nome TC=Timers/Counters é usado.

  Os contadores são muito usados em encoders. Exemplos de leitura de encoders são otimos para estudo. A vantagem desse uso é que quando entra um pulso o contador do timer é incrementado automaticamente sem precisar de uma interrupção.

  Vide: https://arduino-info.wikispaces.com/Timers-Arduino

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço