Boa noite Galera,

Preciso fazer um projeto em arduino Uno, que utiliza um PID de temperatura para controlar uma célula peltier. Irei usar como aquisição de dados um termopar tipo ponta de prova do tipo k e um conversor digital MAX6675. Pretendo resfriar um componente de potência de uma máquina (IGBT) com esse PID, sei também que terei que fazer um circuito eletrônico para acionamento da peltier... acho que com mosfet talvez né?

Só que sou iniciante com arduino, sei que existe já alguma bibliotecas prontas de PID, mas tenho algumas dificuldades para interpreta-las... alguém poderia me dar um norte? Se puderem ajudar com circuito de acionamento da peltier também fico grato.

Abraços e agradeço desde já!

Exibições: 542

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  O Acionamento da peltier pode ser liga/desliga por PWM de muito baixa frequencia (1HZ, por ex poderia ser 0,1Hz).

  Tudo que envolve aquecimento e resfriamento é lento. Não tem pq usar um sistema mais complexo.

  Quanto ao PID, é chatinho mesmo. Já usei a biblioteca, fiz o procedimento de "tune" e acreditei nos resultados. Ficou quase bom.. Mas é assim. PID depende muito de configuração de ganhos.

   Enfim, não tem muito que te ajudar. Junte as peças, rode a lib com o programinha exemplo que vc já teve uma ajuda enorme no projeto. Daí pra frente é configurar os parametros.

      

Obrigado pela atenção!

Obrigado pela atenção!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço