Bom dia a todos,

Recentemente decidi tirar um projeto da protoboard que utiliza o mõdulo rádio nrf24l01 e torna-lo produto, porém pesquisando percebi que temos que obter: tanto a certificação do Inmetro (por ser produto) como da Anatel (por ter radio transmissor).  

Ai eis que me veio a dúvida: se o módulo nrf24l01 já é certificado, pq precisamos certificar novamente?

Att.

Exibições: 710

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Brenno,

    Cara, que legal,  parabéns pelo desenvolvimento de um produto utilizando os nrf24l01, como a galera aqui tá careca de saber, sou fã incondicional desses modulos, apesar de todos os problemas eletricos que eles tem.

   Bem, existe um orgão chamado INPI (Instituto nacional de propriedade industrial) que é onde fazemos patentes,  eles tem um corpo técnico capacitado a tirar duvidas, não sei se por internet é possível, mas vale a pena tentar.

   Aqui em aracaju o INPI fica dentro do Sebrae, o que já ajuda.

   Quanto ao lance da certificação, acho que vai depender mesmo é do cliente ao qual você vai vender o produto, ou seja, se o mesmo exigir ou não.

   Como os NRF24L01 utilizam a faixa de 2.4ghz que é uma faixa livre, não acredito que você venha a ter problemas,  mas li em algum lugar que mesmo os 2.4ghz podem ter problemas a depender da potencia, logo, se vocÊ utiliza os nrf24l01+ que tem baixa potencia, se não me engano 2db,  acho que não rola problema mesmo,  mas se usar a versão +pA+LNA  que tem 20db,  ai seria bom entrar no site da anatel e pedir orientação.

   Se quiser trocar uma ideias sobre os nrf24l01 estamos ai.

   Duvida:  Tá usando qual biblioteca?    quais os problemas que teve e resolveu e pode comentar?

um super abraço cara

E sucesso !

Olá Weider!

Também sou fã e aparentemente tem sido ótimo módulos com baixa latência. 

Obrigado pela dica com relação ao Sebrae. Por mais que já ouvi alguns comentarios que o da região não saiba informar muita coisa, penso que não custa tentar e quem sabe achar alguem animado por lá, né? rsrsr

O produto é destino a uso público, por isso que acredito fielmente que terei algum contato com Anatel em algum momento. Quanto a potencia, isso depende exclusivamente da antena, no caso, estou usando a standart que já vem com ela acoplada a placa (não é a versão com amplificador e antena -> isso já é a versão 2.0 rsrsrs). 

Quanto a biblioteca, estou usando RF24Mesh, com roteamento (devido a quantidade de módulos). Unico problema, é como tenho um controle externo e a quantidade de módulos não é definida, criei algoritmo que distribui o nodeID, ao inves de ter um fixo. A propria lib implementa DHCP, mas no meu caso não ajudou, pois preciso do saber com qual módulo estou falando, para isso criei uma lookup table no mestre, ao invés de alterar a estrutura do header da lib RF24Network.

Fiquei contente que há pessoas como você motivados também! Para o que precisar estou aqui :D

Brenno Leal 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço