Bom dia pessoal,


Tenho um projeto de criar um NAS com raspberry, ligando HDs na raspi, tenho um hub usb já alimentado para isso, porém minha dúvida é, o hub alimentado 5v 1a suportaria a alimentação dos 4 HDs? Como eu faço e onde busco conhecimento para calcular a alimentação de tudo junto, tipo fazer uma fonte ou comprar uma ATX usada ou até mesmo menor que caiba dentro de uma caixa do tamanho de tipo um dvd para ligar seja a raspi que os quatro HDS em uma fonte e ter somente uma saída de alimentação ao invés de duas, uma da raspi e outra do hub usb, isso se o hub suportar os 4 HD?
Se puderem explicar ou até postar links básicos mesmo, porque essa parte de alimentação e eletricidade não manjo nada e existe uma infinidade de tutoriais e fontes na internet que não tô sabendo nem por onde começar a buscar esse conhecimento.
Agradeço aos amigos desde já!

Exibições: 794

Responder esta

Respostas a este tópico

Primeiro de tudo descubra qual a corrente exigida pelos seus HDs. Isso pode variar muito de HD para HD, porem há uma grande chance de seu hub não conseguir suprir todos os HDs de uma vez.

Para saber a corrente total basta somar todas os valores de correntes (a corrente de cada HD), e para que seu hub suporte, essa soma deve ser inferior a 1A.

Considerando que seu hub não suporta os 4 HDs, vamos as possíveis soluções

1 - Adicionar uma fonte externa a um hub usb é relativamente simples, você pode ver um exemplo nesse link http://www.instructables.com/id/Adding-an-external-power-supply-to-...

2 - Eu não recomendo que você tente fazer uma fonte, já que você disse que tem pouco conhecimento sobre eletricidade e o projeto de uma fonte não é tao simples. Alem de trabalhar um tensão da rede, o que pode ser potencialmente perigoso.

3 - Considerando que você seguiu minha recomendação de não fazer uma fonte mas sim comprar uma já pronta e adiciona-la ao seu hub, não precisa comprar uma ATX. A fonte ATX é muito boa e vai atender suas necessidades, porem é muito mais do que você precisa.

Eu suponho que a fonte que você precisa será algo no máximo de 5A (chutando alto), o que para 5V daria 25W. As fontes ATX são geralmente acima de 200W. Procure por fonte chaveada que você encontrada modelos mais simples que irá lhe atender.

Obs.: sempre tome cuidado ao mexer em equipamentos ligados a rede elétrica!!

Boa tarde João,

fonte chaveada essa serviria? (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-727301495-fonte-de-alimentac...) Custo relativamente barato.

E outra coisa, o HUB ligado nessa fonte será que suporta 2 HDs? Porque o custo de outro HUB alimentado a fonte também é relativamente barato, posso comprar mais um.

E por final a ligação dos fios na fonte, desencapar e ligá-los, seja o raspberry que os HUBs eu conseguiria tendo escasso conhecimento? É viável ou muito arriscado?

Grato pela atenção amigo.    
 

O HUB USB usa 5V e não 12V !

Isso é sim uma fonte chaveada, porem 12v e você precisa de uma de 5v

Vendo o produto nota-se que existe um ajuste de tensão nele, só não sei lhe dizer se esse ajuste consegue chegar aos 5v, de qualquer forma é possível utilizar uma fonte DC-DC do tipo step-down em conjunto com essa para conseguir chegar aos 5v, já que essa fonte é de 2A e isso é facilmente manipulável.

Sobre suportar 2 HDs eu realmente não sei te dizer, precisaria consultar as especificações dos seus HDs, porem acredito que sim. Poste o modelo dos seus HDs (caso tenha HDs diferentes, poste todos) que assim poderei te dizer.

E a respeito de utilizar outro hub e outra fonte, isso não é necessário. Um hub pode ser alimentado por mais de uma fonte (por exemplo uma fonte por porta USB caso seja necessário, mas dificilmente será). Apesar disso, eu acho mais interessante o uso de apenas uma fonte. Até porque, se fosse pra usar mais de fonte daria para colocar 1 carregador de celular usb em cada porta fornecendo assim cerca de 1A para cada HD.

Mais um detalhe: se for comprar mais de uma fonte, ai talvez a ideia da ATX passe a se tornar viável.

2 hds são 5V 0,85A de notebooks(2,5 polegadas) que tenho parado aqui, um HD é esse modelo externo de Samsung 1TB e o outro é é um HD de PC(3,5 polegadas) que está em um PC agora aí fica difícil tirar ele pra ver as especificações. O HUB USB que tenho aqui é alimentado por uma fonte 5V 1A, minha dúvida que disse aí não é comprar outra fonte mas comprar outro HUB porque pelo que disse eu entendi que o HUB mesmo ligado a fonte não suportaria os 4 ligado nele e não sei se poderia ligar o HUB na fonte chaveada em uma saída de 12V por isso perguntei porque se for o caso compraria outro HUB e ligaria tipo 2 HDs em cada saída da fonte chaveada de 5V.

Achei esses dois modelos de fontes mas nenhum deles é 1 amper, eu acho que ainda não entendi bem isso, mas aí vai, agradeço aos amigos a paciência e ajuda! :-)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-821740529-fonte-chaveada-5v-...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-824476941-fonte-5v-5a-bivolt...   

Já que só sabemos, ate então, o consumo de 2 HDs, vamos arredondar o valor para cima e considerar todos os HDs iguais. Nesse caso seriam 4 HDs de 1A cada, ou seja, 4A.

Se você utilizar a fonte chaveada de 5v do segundo link que você postou, você irá conseguir alimentar os 4 HDs com uma folga de 1A (ignorando a folga devido ao arredondamento). 

Ou seja, 1 HUB de 4 saídas + essa fonte de 5A resolve seu problema.

Percebi que você está um pouco confuso sobre esse assunto ainda, então para evitar danos tanto ao seu equipamento quanto a sua saúde, recomendo que leia muito sobre elétrica/eletronica em geral.

calculando os 4 HD com uma média de 1A mais o raspberry pi que são 5V1A esse parece dar né. joão eu achei uma infinidade de material e cursos online que não sei por onde começar, aconselha algum livro ou site, tutorial enfim para que eu possa ter pelo menos um norte pra começar por gentileza. 

Se você não entende nada de eletronica, sugiro que compre uma solução pronta. 

O risco da fonte pifar e você perder dados poderá ser expressivo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço