Alguma dica de laser para uma CNC caseira? E uma boa microrretífica?

Fiz o projeto de uma CNC caseira, ainda estou melhorando ela, espero terminar até o meio do ano, mas de modo geral ficou excelente a precisão (coisa de 0.1 mm) quando não há contato entre o eixo Z e a superfície, mas quando há o resultado não fica tão bom (uma imprecisão de algo próximo a 1 mm).

Pensei em colocar um laser para vaporizar o que quer que seja, desmontei um gravador de DVD, focalizei em um único ponto de menos de 1 mm e consegui utilizar por alguns segundos utilizar o sistema com um desempenho ótimo em papel, mas logo após queimou (acho que a DDP foi elevada), não deu tempo de testar em uma placa.

Gostaria de dicas para utilizar em PCBs, ou seja, algum laser potente para que eu possa remover a camada de cobre de PCBs, quem sabe até cortar MDF e acrílico (acho que com PWM seria possível controlar a potência).

Se alguém tiver uma dica de uma boa microrretífica para uma CNC, eu também gostaria de sugestões.

Muito obrigado.

Exibições: 2376

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia João Matheus,

As melhores microretificas do mercado são Dremel 4.000 ou black decker são ótimos desempenho e aceita qualquer fresa do mercado do Walter & Walter .e rpm deles são fortes 30.000rpm.

Att,

Horst

Valeu pela dica, estou procurando kits com a Dremel 4000.

Obrigado

MDF com laser vc nao corta, entre as camadas tem cola que impede o corte (tenho um laser CO2 de 130W).

com o uso o laser perde potencia e para compensar se reduz a velocidade de corte, mesmo com experiencia reduzindo a velocidade o corte nao fica completo na parte de baixo de vez em quando, normalmente no extremo oposto do feixe, imagina usando em PCB a quantidade de placa ruim que vc produzira.

metal reflete o feixe, cuidado, use oculos nos seus testes.

vc pode descrever o teu equipamento, especificacao dos eixos, correia, material da estrutura, tipo de portico, material da mesa, etc?

vc usou o que para medir 0.1mm?

vc pretende usar a Dremel fora da CNC ou apenas nela?

Dremel nao foi projetada para esse fim especifico e com o tempo (cedo ou tarde) por causa da carga a fresa e a dremel vai ficar fora de eixo.

tem spindle barato, usando ele vc pode controlar a velocidade atraves do Gcode.

http://www.zentoolworks.com/product_info.php?products_id=122

https://www.aliexpress.com/wholesale?catId=0&initiative_id=SB_2... 

http://www.originalmind.co.jp/products/kitmill  equipamento montado no japao, para vc ter uma idea de usar spindle com correia.

Perguntei no facebook e me responderam o mesmo, desisti de usar laser, utilizei um laser de DVD extremamente bem focalizado e cortou algumas camadas de papel branco, então imaginei que um laser de qualidade cortasse MDF de 3 mm de cor escura.

A imagem do equipamento está abaixo, mudou um pouco desde essa imagem, na época o eixo Z estava provisório só para testes, agora também é de madeira.

Os motores são NEMA 23 de 9.9 kgf, estrutura de madeira de 15 mm, movimentação com barras roscadas de 1/4", com porcas fixadas nas mesas, utiliza também corrediças telescópicas de gaveta.

Estou de férias e sem os papeis onde anotei tudo, então chutei um valor, mas sei que preciso dar mais ou menos 2520 passos para andar 1 mm. Isso faz o equipamento ser extremamente lento, estou utilizando o máximo de micropassos que posso, mas deixou o torque bem elevado, a máquina pesa cerca de 14 kg, se segurar a mesa do eixo X, o motor consegue mover toda a máquina.

Me recomendaram uma Dremel 4000, pretendo utilizar para a CNC, mas sem dúvida nenhuma é bom ter um equipamento que possa ser utilizado também fora dele.

Spindle é um tipo de motor DC comum? Atualmente uso um motor de 12 v com algo semelhante a isso (http://www.banggood.com/8pcs-0_5-3mm-Micro-Twist-Drill-Chuck-Set-Sm...).

Comprei outro desses kits agora para acoplar em um motor de 24v

Existe algumas categorias de laser, tem o que corta mas eh caro, pessoal usa tubo de CO2 que nao eh caro e por causa da cola CO2 tem dificuldade de cortar, gera bastante fumaca e se vc nao tive um extrator de ar essa fumaca diminiu a potencia do laser. normalmente se usa um jogo de espelhos no feixe do laser, se vc focar direto como vc fez tende a estragar o laser ele bate no material e volta, tipo Arquimedes usando o Sol para queimar navio romano o jogo de espelhos

Quando vc diz NEMA 23 nao quer dizer muita coisa, tem varios tipos inclusive AC mas sabendo o modelo da pra calcular quanto de peso desloca.

Se vc for fazer trabalho manual entao essa Dremel eh uma opcao.

Spindler que passei o link eh DC, tem por 1/3 do preco da Dremel 4000 com fonte e suporte e incluido varias pincas (a peca dourada sem rosca do link) E11 que eh um padrao.

Imagina que vc na sua empresa precisa de alguem para executar um servico, aparecem 2 caras, um diz que faz um monte de coisa mas nao eh especializado em nada, o outro faz somente uma coisa mas faz bem, eu contrataria o cara especializado, esse eh o meu pensamento para o spindler vs dremel.

0.1mm nesse equipamento da foto eh dificil, ate consegue por um tempo mas manter nao rola, bom que vc aprende bastante se for um bom observador. O Z por causa do peso e gravidade nao tem jogo (backlash) mas nos outros eixos tem jogo inclusive por causa do tipo de material usado.

Bom projeto, parabens

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço