Olá meus caros mais uma vez. Tenho uma dúvida e vou tentar ser o mais claro e objetivo possível.

Tenho um projeto que estou usando um MAX232 para converter de TTL pra RS-232 e fazer a comunicação serial com um PIC. Mas tenho que usar um conversor Serial / USB pra que ele funcione corretamente. 

Basicamente como mostra essa imagem.

Porém quero converter de TTL diretamente pra USB, como um FTDI, mas preciso fazer isso on-board, preciso de componentes que eu possa agregar a minha placa para executar esse função.

Ou uma possibilidade tbm é continuar usando o MAX232 e converter o sinal pra USB on-board, sem precisar de adaptador, sendo assim necessário apenas plugar um cabo USB e pronto.

Que é possível sei que é, mas alguém sabe me indicar a melhor maneira de fazer isso?

Exibições: 531

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Rafael, a melhor maneira e usar o conversor USB/Serial, e pesquisar na internet conversor de TTL para RS232 que voce acha um monte,  mas se voce pesquisar melhor voce acha um jeito melhor de conseguir o que voce quer,  Boa sorte com o seu projeto.

Rafael, se você usar o PIC 18F4550, ele faz a comunicação USB direto sem ter que usar esses conversores MAX ou FTDI.Nos pinos 24 e 23 D+ e D- você faz a comunicação. Eu fiz com muito custo um teclado usando este PIC.

Bem lembrado Yuri ! Muito boa a sua sugestão.

Essa seria a minha primeira opção, e seria a ideal sem dúvida. Mas tem outro agravante que não comentei. Estou usando o 18F4620 que tem 64k de memória de programa. O 18F45K50 que vc sugeriu e até o 4553 só tem 32k. Meu programa já ta berando os 30k, e com certeza vai passar disso. 

A microchip até tem MCU com USB e até 128k de memória, porém todos SMD, oque dificulta a prototipação.

Mas a hora que fazer a PCB posso pensar nessa possibilidade. Meu medo é fazer a PCB, gastar um tempo e depois não dar certo. Gosto sempre de testa na protoboard antes.

A opção do FTDI tbm é uma. Achei que seria difícil encontrar esse chip no Brasil mas estava enganado, achei no mercado livre. 

Obrigado pelas sugestões de todos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço