Faz um tempo que namoro os projetos com Arduíno, mas nunca de fato iniciei algum. Agora to precisando fazer um projeto para melhorar meu trabalho, sou piloto de competição e instrutor de parapente, quero fazer um sistema para ajudar meus alunos a encontrar as térmicas (correntes de ar acendentes). Se trada de um treinamento em solo, tem que ser feito em uma área grande como em um campo de futebol, no campo quero colocar 3 sensores de proximidade escondidos no solo 1 cm a baixo da superfície, meu aluno vai de bicicleta com um sistema que vai apitando da forma mais frequente quando ele acha esse sensor, ele vai de bicicleta pq tem que se mover de forma continua, simulando um parapente em voo... Isso serve para o cara treinar técnicas de mapeamento das térmicas, o objetivo é ele rodar fechado em torno do sensor (miolo da térmica).
Não sei se to sendo claro, a questão é que tenho que fazer um projeto em que o Arduíno faça sons cada vez mais frequentes quando vai se aproximando dos sensores. é como brincar de quente e frio.
O mais próximo que vi disso são os sensores de alarme de carro que só deixam o veiculo funcionar com a aproximação, pesquisei também sobre RFID, mas não achei muita coisa.
Se alguém puder ajudar ficarei muito grato.

Exibições: 767

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde! qual e o raio de alcance do sensor? se for perto pode usar um detector de metal caseiro, e enterrar uma chapa de metal no chao ,  que vai dar certo.

Gostaria que começasse a emitir um sinal fraquinho de pausados bips a uns 20 metros de distancia. 

Boa noite Paulo, com essa distancia seria melhor usar um transmissor e um medidor de intensidade de campo modificado para emitir som.

Ai voce faz o transmissor em uma frequencia fixa, e o medidor para captar essa frequencia emitindo som.

Bom dia Paulo. Interessante e desafiante o seu projeto.

O Nelson pensou em um medidor de intensidade de campo. Não sei se daria certo, mas acho que poderia usar vários ESP8266, para medir a intensidade de sinal de várias  redes wireless. Teria que pesquisar bastante, É um projeto complexo.

Você esconderia vários ESP8266, e usando um aplicativo para Smartphone, um sinal sonoro seria  gerado de acordo com a proximidade dos Hot spots (medição de dBm do sinal de wireless),

Conhece o aplicativo WIFI analyzer ? 

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Imagem do Flávio Hernan :

Ou também (talvez mais fácil) - cada aluno teria um ESP8266. 

E no chão seriam enterrados os ESP8266 Hot Spot. 

Usando o comando abaixo, o ESP8266 identifica as rede Wireless proximas e ainda informa a intensidade do sinal !

   AT+CWLAP 

EESP8266 AT Instruction Set English 

Bom dia Jose Gustavo, eu tambem acho essa ideia muito boa, se da para medir a intensidade do sinal , e so fazer um programa para emitir o som de acordo com a intensideda do sinal.

Deu um click e lembre-me desse ótimo recurso do ESP8266 ! 

Acho que vale a pena, o Paulo tentar.

Vai funcionar? Só saberemos depois de testes.

Obrigado pela ajuda Nelson e José Gustavo.

Achei um vídeo que pode ajudar, não compreendo o sistema que ele usou talvez vocês consigam identificar. 

https://www.youtube.com/watch?v=vuwuJ3gy-Po&t=45s

Boa noite! o sistema que foi usado no video e de um transmissor e receptor em forma de link, e quase o mesmo principio que eu te indiquei, mas para fazer voce tem que ter nocao de eletronica, e saber montar o circuito de transmissor e receptor, para adaptar para emitir som. na internet tem circuito de transmissor e receptor em AM ou FM que e facil de montar, ou voce pode seguir o conselho do Jose Augusto e fazer com o ESP8266.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço