Bom dia pessoal.

Tenho outra dúvida sobre sensores.

Qual seria se é que existe o sensor indicado para saber se um animal está vivo, tipo um desses de batimento cardíaco, li num artigo que ele poderia dar falhas em animais que tem pelo mais espeço como alguns cães de pelo duro, os sensores de batimento humanos normalmente são para a pele nua. Fiquei intrigado com isso, não existe nenhum que sirva para animais mesmo os com pelo? Que não seja evasivo? Tipo ter que raspar o pelo deles em algum lugar? Se alguém conhece gostaria de saber. Pensei em usar um sensor de temperatura, mas tem um inconveniente, após a morte o animal dimui um grau por hora dependendo do tamanho do mesmo. Então iria demorar para avisar, estou querendo fazer meu projeto com o minimo de tempo possível entre a morte e o aviso ao dono.

Exibições: 750

Responder esta

Respostas a este tópico

Complicada a proposta, quando li o tópico achei que era para fazer um satélite, e encontrar vida em outros planetas rsrs.

Primeiro para podermos te ajudar é necessario saber que tipo de animal se trata, pelo texto deduzo que seja em um clinica veterinária, em hospitais normalmente é utilizado um oxímetro de pulso, para medição dos batimentos cardíacos.

Temperatura também é interessante utilizando um sensor de temperatura infravermelho é um parâmetro que também pode ser utilizado, outro sensor que pode ser utilizado no caso de animais é o sensor de movimento, a não ser que morrido é quase impossível um animal ficar sem se mexer por mais de 10 min, a não ser que seja um lagarto ou uma cobra rsrs.

Mas todos estes sensores servirão apenas como alerta da mesma forma que o oxímetro, na pratica uma pessoa sempre precisara checar a informação antes de comunicar o dono, pois digamos que o sensor quebre ou o animal retire, o dono sera informado que o animal morreu, imagine os transtornos disso.

O mais interessante seria você comparar os dois ou três parâmetros e o sistema te mandar mensagens sobre a situação do animal, caso ocorra alguma alteração indesejada, a informação é checada, caso confirmado o óbito o dono devera ser informado.

Gostei da ideia do infravermelho. A idéia realmente é avisar o dono para que ele cheque pessoalmente, e não em clinicas veterinárias. Não seria um aviso do tipo "Seu animal morreu", mas sim "Cheque seu animal." A ideia me surgiu para animais que estão em tratamento em casa e em estado grave.

Eu pensei em animais domesticos em geral, gatos, cães os mais comuns, como a pelagem principalmente dos cães varia muito ai complicou usar um sensor comum de batimento cardíaco. O problema do sensor de temperatura é o tempo que leva para acusar sem margem de erro, pode levar mais de uma hora devido a ficar colado no animal e o tempo de esfriamento ser lento, além disso é obrigatório se colocar uma margem de erro para cima e para baixo devido a temperatura ambiente que pode influenciar em alguns graus. Estou tentando achar algo mais rápido e realmente não estou conseguindo nada viável para colocar por exemplo numa coleira

imagino que estando em estado grave o animal tende a ficar confinado, eu se fizesse usaria uma web cam de US$3 ou uma jah com WIFI por US$20, usaria um sensor de movimento via software, faria um front end para acessar via browser, se nao tiver movimento em um determinado periodo enviaria mensagem, teria algumas imagem/video disponivel de movimentacao anterior, teria tbm webcam com sensor de infravermelho + detector de movimento como opcao caso o cliente quiser, 

Movimento infelizmente não serve, pois alguns animais confinados e doentes tem a tendencia de ficar muito tempo parados ou dormindo. O que acabaria dando muitos falso positivos. 

Que tipo de sensor será que usam nesses medidores de pressão arterial pequenos digitais, nele mostra os batimentos né?

Compra um desmonta e verifica, eh um investimento no seu projeto, na verdade vc nao colocando em pratica sua idea vc nao tem como dizer o que funciona e o que nao, claro se vc eh um veterinario/pet shot/hotel e jah usa isso tem como afirmar.

Não, não sou nada disso, só curioso mesmo, na verdade a curiosidade surgiu por que eu não encontrei nada que consiga medir batimento cardíaco por cima de pêlos utilizando Arduíno ou ESP. E em primeiro momento até achei que eu estava errado, mas estou começando a perceber que realmente não há um sensor desse tipo e ele teria muitas aplicações. Com certeza vou desmontar um desses aparelhinhos, não vou aguentar a curiosidade hehehe. 

você poderia montar uma coleira com microfone, seria mais viável, é possível criar algo que capture apenas sons específicos, somado a um sensor de temperatura,

Tem sim, tem um inclusive chamado Doguino rs, dei uma procurada de leve e encontrei, um sensor feito em conjunto por departamento de zoologia, neurociencia e engenharia mecanicaDr Yossi Yovel e Dr Gabor Kosa, pelo MIT tem pesquisa mas usando ca...

da uma procurada, nao me aprofundei na leitura, ve se vc encontra os detalhes, mostra o seu desenvolvimento pra nos.

O doguino se ler bem o texto perceberá que não serve infelizmente, ele funciona em circunstancias específicas e com altas taxas de falhas, e o do Dr Yossi não está no mercado.

Boa tarde! existe esse sensor:
http://www.discombobulate.me/workshop/arquetipos/plano-de-aula-arqu...

voce encontra no mercado livre ou outro site de vendas, se voce raspar um pouco do pelo e colocar junto da pele do animal talves consiga ler o batimento cardiaco do animal, se conseguir e so fixar com uma coleira ou algo do genero.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço