Senhores, bom dia.

Estou desenvolvendo uma solução, que em determinado momento precisa chavear um cabo de rede (as 8 vias pois vai estar operando em Gigabit). A situação é a seguinte, usando um raspberry, ficamos solicitando pings a um determinado equipamento, se esse não responder (dentro de uma rotina específica) um circuito eletrônico deve passar o comando para o outro equipamento, que é um clone do principal, mesmos softwares, mesmo IP, etc., e por isso ambos precisam ser intertravados na rede e o segundo precisa estar ligado para assumir o comando assim que possível.

Uma solução seria utilizar relays, entretanto, gostaria de algo mais sútil, mais suave. Montei um protótipo onde estou usando Optoacopladores (PC817) para fazer esse chaveamento.

Problemas:

1° Por algum motivo eu perco alguns pings entre 7~15 pings com sucesso.

2° Considerando a configuração Gigabit, a segunda via do cabo ethernet não pode passar pelos optoacopladores. Levei em consideração a polaridade do sinal, se é negativo ou positivo (isso influência no optacoplador), entretanto não funciona de maneira alguma.

Utilizei alguns outros optoacopladores mais parrudos, entretanto continuo com o mesmo problema.

Alguem já fez esse tipo de manobra sem relays antes, ou sabe o que pode estar ocorrendo para causar esses dois problemas?

Exibições: 716

Responder esta

Respostas a este tópico

Acredito que o problema esteja na frequência dos opto acopladores.

O 'cutoff' desse opto é 80khz. Já qualquer interface de rede 100mbps trabalha acima de 125MHz. Imagine a frequência de uma 1 gbps (1000mbps).

Nem conheço um opto para essa velocidade.....

Oi RPB, bom dia.

Não sei o que ocorreu com o meu post.

Eu reabri pra alterar comentários, e ele sumiu.  kkkkk.

Mas vamos lá. Qualquer alteração em uma rede de megabits deve ser feita com muito cuidado porque ela é

muito bem balanceada.

Não entendi bem seu projeto.

Por exemplo, para que usar reles ou opto acopladores?

Sugiro postar um  croqui com o esquema do seu projeto, mesmo representando cada equipamento como um bloco, mostrando onde vão os optos e/ou os reles.

Rui

FYI:

1000BASE-T X 1000BASE-TX

Quando instalamos um cabo Cat. 5e, ele trabalha na freqüência até 100MHz para a transmissão de dados, podendo alcançar 1Gbps utilizando quatro pares. Já os cabos CAT6 e CAT7, por exemplo, trabalham em freqüências de 200/250MHz e 500/600MHz, respectivamente, para transmitir dados, alcançando os mesmos 1Gbps e utilizando também os mesmos quatro pares.

Para a transmissão a 1Gbps pode-se utilizar qualquer um dos dois padrões (1000base-T ou 1000base-TX). Nesse caso, estará sendo definindo também o tipo de cabeamento que será utilizado, ou seja, para redes com cabeamento CAT5e recomenda-se utilizar o padrão 1000base-T e em redes com cabeamento CAT6 ou CAT7, o padrão mais recomendado é o 1000base-TX.

A diferença básica entre um e outro está na eletrônica envolvida, pois para uma porta 1000baseT todos os pares devem transmitir e receber simultaneamente. Já para o padrão 1000baseTX apenas dois pares transmitem e outros dois recebem, isso torna a eletrônica mais simples e barata, apesar de estarmos falando de freqüências diferentes.

Resumindo, no padrão 1000baseT, o passivo é mais barato (cabos CAT5e) e o ativo mais complexo (eletrônicos) e caro; para o padrão 1000baseTX, o passivo é mais caro (cabos CAT6 ou CAT7) e o ativo mais barato.

Acho mto dificil.

Existem integrados proprios para roteadores dedicados, eu não conheço qual, mas é um caminho muito dificil.

Os cabos para gigabit precisam ser entrelaçados de ponta a ponta. Qualquer trecho paralelo interfere. Não entendi a necessidade de isolação (rele/opto).

Sugestões porcas (pq boas não tenho):

- Ligar cada aparelho em um pequeno switch gigabit (esses da 3com ou  por ex de 8 portas ) e ligar ou desligar a alimentação desse switch. Obvio, depois ligar os 2 no switch normal de sua rede.

- Quebrar a travinha do conector e fazer algo mecanico para conectar ou desconectar uma e outra rede. Vc pode usar servos de aeromodelo. Eles tem abas duplas, pode ligar um em cada aba, de forma que quando puxa um já empurra o outro.

Tava pensando em uma solução boba aqui,  se eu tivesse um switch com porta gerenciavel para cada um dos dispositivos, eu poderia deixar um script rodando dando ping e se ele caisse o script habilitaria a porta desligada para outro dispositivo, faria o teste de ping funcionando manteria a nova porta e desligaria a que nao funcionou e enviaria um email de alerta. Sei que existe alguns switchs com os ciscos que pode ser feito isso. Caso não no manual tb nao ficaria tão complicado, pois pode-se ser feito um script para dar ping no dispositivo(em funcionamento) se ele cair enviar um alerta para o administrador habilitar outra porta, da mais um pouco de trabalho mas é funcional e barato.

Prezado Rafael.

(Seu objetivo parece ser a criação de um sistema de verificação de redundancia)

Pelo que li entendi que você usa um cabo de rede para enviar "ping" (sinais digitais em sequencias)  para verificar se um dispositivos está em uso.Tambem entendi que (ME PARECE) que você não está usando um protocolo padrão e tentou usar um optoacoplador.

1)Não é possivel comunicação na casas de gigabits sem Circuitos integrados dedicados

(Se esse for seu objetivo)

2)Ja que possui Raspeberry ,poderia utilizar o proprio protocolo de Internet (possivel uso até de wi fi)

Pelo que parece,o determinado equipamento é sigiloso.

Caso deseja um projeto específico,eu desenvolvo para você por um custo bem acessível.

gubroh_webmaster@hotmail.com

Uma duvida, esse equipamento não possui watchdog? A grande maioria dos equips tem, e quando eles reconhecem que perderam pacotes, eles reiniciam.... talvez isso seja uma solução.

Creio que você consiga fazer isso usando uma RB mikrotik.

Deixa script rodando e verificando e fazer todo o processo de gerencia da rede.

Com ele você pode desabilitar uma porta e habilitar a outra, se parar de responder a ping ou tempo determinado, isso seu script quem vai decidir.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço