Salve amigos, pela enésima vez venho pedir ajuda para os especialistas em ESP8266.

Estou numa jornada já a bastante tempo para desvendar os mistérios desta maravilha, e até tenho tido bastante sucesso. 

Montei um webserver com algumas informações que eu gostaria, e agora necessito acessar essas informações através de qualquer conexão. Pois o meu webserver só acessa na rede local. 

Ou seja, quero acessar a página HTML que gerei dentro do ESP de qualquer parte do mundo. Pergunto: tem como? hahah

Se não tiver como, gostaria de saber se alguém sabe como enviar as informações para uma página na internet. Desta forma eu poderia publicar uma página no meu site e enviar as informações para ela. Tenho certeza que isso é possível mas não tenho a mínima ideia de onde começar. 

Alguma luz? 

Exibições: 4318

Responder esta

Respostas a este tópico

Pesquise aqui :

Internet of Things :

http://www.esp8266.com/viewforum.php?f=12

ESP-HTTPD Project;

http://www.esp8266.com/viewforum.php?f=34

Alguns sites na Nuvem (cloud) estão sendo usados para hospedar os dados do ESP8266. 

A limitação é que você fica dependente do site. Eu não sei as condições de segurança que eles oferecem. 

exemplo:

https://learn.adafruit.com/home-automation-in-the-cloud-with-the-es...

Valeu Murta, legal, bastante informação! Tenho muito trabalho pela frente mas está valendo a pena. 

Olá Rafael, vamos falar sobre hospedar o webserver no seu ESP e "acessar essa página HTML de qualquer parte do mundo", conforme vc relatou: dá, mas pra isso vc precisa ver se sua fornecedora de internet permite isso. Tem fornecedores por exemplo que bloqueiam conexões entrantes vindas da internet, como é o meu caso. Minha internet é via rádio (antena) e para ter essa conexão entrante, eu precisaria contratar um serviço mais caro que normalmente eles vendem para empresas. Também existem aqueles fornecedores que não cobram taxa extra, bastando o usuário configurar corretamente o roteador/modem. 

Mas vamos supor que sua fornecedora permita a tal conexão entrante e vc saiba configurar o seu modem/roteador. Mesmo havendo essa possibilidade, vc não terá muitos recursos à disposição caso opte por manter um webserver funcionando dentro do ESP8266. Aquilo hospeda páginas html simples, no máximo um formulário web com botões para que vc possa acender lâmpadas ou exibir valores relativos aos seus sensores. Enfim, vc ficaria muito limitado pra colocar pra funcionar algo mais elaborado, como por exemplo uma tela onde se faz o login com senha para impedir acesso não autorizado.

Então, o melhor mesmo seria gastar um pouco do seu esforço pra colocar um servidor propriamente dito, tipo um apache com PHP e com mysql. Vc poderia manter esse servidor dentro de casa mesmo, ou se preferir, poderia também hospedar num servidor externo (tipo godaddy, uolhost, hostgator, locaweb, etc). Vc quem opta por isso.

Eu fiz uma vez uma pequena experiência, pra fins de aprendizado mesmo, algo assim: o servidor apache+php+mysql ficava em hospedagem contratada. Através de qualquer computador na internet, bastava acessar uma página hospedada nesse servidor contratado, mediante login/senha. Uma vez autenticado, eu tinha acesso a botões de comando de luz (liga/desliga) e valores de temperatura ambiente e umidade do ar (DHT11). O arduino + ethernet shield (no caso poderia substituir por um ESP8266) ficava de minuto em minuto enviando dados de temperatura e umidade do ar pro servidor, para que os dados ficassem gravados em banco de dados. Ao mesmo tempo, ele consultava uma outra tabela do banco de dados para saber se havia algum comando que fora dado e ainda estaria aguardando a execução (por exemplo comando de ligar luz). Caso houvesse tal comando na fila de espera, o ethernet shield lia tal comando e o arduino executava.

Não vou dizer que é um projeto elegante, mas posso dizer que funcionou muito bem, com a ressalva de que os comandos não eram executados em tempo real, mas sim havia um delay, que era causado pelo loop que ocorria de minuto em minuto para o ethernet shield conectar ao servidor e cumprir as rotinas pre-programadas por mim.

Penso que fazendo dessa maneira, vc inclusive poderia montar vários arduinos conectando ao servidor de tempos em tempos para checar se há algum comando pendente de execução, dá inclusive pra comandar arduinos em locais diferentes mas usando um painel de controle centralizado. Na realidade esse é um projeto pessoal que tenho em mente, usar um painel de controle único para ler sensores e comandar arduinos em locais remotos (casa, escritório, etc)

Legal essa sua ideia  imhugo

Pretendo fazer algo parecido (em breve), quero aprender a configurar um servidor, a criar e acessar um banco de dados, aprender um pouco de PHP entre outras coisas, meu conhecimento é fraco nesses assuntos.

Eu aprendi a instalar e configurar servidor somente quando passei a usar software de virtualização vmware workstation
Dessa forma vc pode cometer qualquer besteira dentro do ambiente virtual sem medo de danificar o Windows instalado no pc
E se vc não tiver receio de danificar, vc fica muito mais livre pra testar e aprender
Eu me identifiquei mais com o Linux centos. Tem gente que prefere debian, outros o Ubuntu
Mas no final das contas serve todos pro mesmo propósito, que é ter um servidor Linux com Apache php e mysql

Valeu imhugo! Acho que é este mesmo o caminho que vou seguir. Apesar do projeto não ser tão complexo, acho mais adequado fazer dessa forma. Inclusive queria usar senha pra proteger.

 

Mas não sei nem por onde começar. Não entendo bulhufas de PHP ou Apache, apenas um pouco (bem pouco) de HTML. 

O projeto é simples, é apenas pra exibir uma página com algumas informações de produtividade. Dá uma olhada na imagem. O ESP controla alguns botões e e leds, e junto com um sisteminha simples de RTC envia essas informações pra página.

Poderia descrever melhor este processo? Ou indicar algum material. Acho que o caminho é deixar o servidor na minha máquina mesmo. Mas também posso hospedar na internet, pois já possuo serviço de hospedagem. Não sei qual seria mais vantagem. 

Anexos

posso descrever sim, mas de qual processo vc se refere?

sobre vantagens e desvantagens de hospedagem contratada ou uso de servidor em rede local, cada um tem necessidades diferentes. Eu por exemplo prefiro hospedar fora, uma das coisas que eu gosto é da garantia maior de UPTIME do servidor. Mas tem gente que considera outros fatores.

Olá amigo, tudo bem?

Estou querendo fazer exatamente o que você mencionou (servidor apache+php+mysql em hospedagem contratada).

Quero acessar as informações de temperatura a partir de um sensor arduíno, via browser. Tens os códigos? Tô perdidão =)

Obrigado!

Você não precisa tudo isso para acessar os dados de um DHT11 ou qualquer sensor, basta usar um site de IoT e poderá fazer isso e muito mais.

Veja estes vídeos no meu canal ESTE AQUI  & ESTE AQUI

todo meu canal AQUI

Abs.

CK

Legal, obrigado!

Mesmo assim, com o Cayenne consigo criar um banco de dados das leituras? Consigo exibir estes dados em uma página html?

Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço