[SUGESTÃO/CURIOSIDADE] Consertando maquina de lavar com Arduino

Olá Galera,

    A uns 6 meses atras a maquina de lavar de minha casa pifou a placa controladora,  eu pesquisei na internet por projetos,  mas os que achei foram muito específicos, ou pouco documentados,  ou ainda pessoas que tinham feito, mas não mostravam como fizeram, mostravam apenas os resultados.

   Bem,  acabei comprando uma maquina nova, já com a recomendação do vendedor ,que era um amigo, que me prepare, pois todas as maquinas novas, dentro do espírito da "OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA" ( https://www.youtube.com/watch?v=pDPsWANkS-g ) não estão durando mais tanto assim, e que o indice de reclamação de retorno de maquinas dentro mesmo da garantia tem aumentado.

   Bem,  pra mim não serviu naquele momento,  mas alguem aqui pode estar precisando. Ou mesmo serve de aprendizado para um futuro.  Vasculhando a net sobre  o pedido de um amigo para comprar determinados tipos de radios, acabei me deparando com um belissimo projeto de criação de uma placa mãe universal para maquinas de lavar, feita com arduino ( mais especificamente atmega8 ).

  Espero que gostem:          http://garagem.fazedores.com/laurawasher-controlando-a-maquina-de-l...

Exibições: 1190

Responder esta

Respostas a este tópico

Essa mesma ideia eu tive, quando houve um problema no forno de microondas, em um pouco mais de ano de uso, mas felizmente consegui consertar, era solda fria no microcontrolador.

Agora se a placa queimar eu pretendo fazer o meu.

Os componentes internos são bem parecidos, com os que normalmente usamos, botão, led, display, relê, buzzer, chaves fim de curso e um microcontrolador gerenciando as funções.

Da até para incluir novas funções, essa é a parte mais divertida.

Outro equipamento que sofre com esse tipo de problema, são os aparelhos de ar condicionado split, normalmente é a controladora que queima.

Pensando bem, existem diversos equipamentos "simples" que é possível  fazer algo do tipo.

Bem legal essa ideia.

Weider, 

legal, gostaria de contribuir com um projeto anterior a este, mas igualmente interessante....

http://www.paulotrentin.com.br/eletronica/consertando-maquina-de-la...

Além disso, tem um equipamento  de auto teste que é possível comprar pelo mercadolivre, e se conecta numa porta (que acredito ser portaserial da placa. 

https://www.youtube.com/watch?v=kPJZRvliXqY

Desde a primeira vez que eu vi, imaginei hackear esta linguagem, para conseguir fazer equipamentos  que consigam coletar estas informações  da máquina , algo como criar um sistema paralelo, que conectado por esta porta, e fala por Bluetooth com Android, ou manda um email quando a roupa termina... coisas assim ... tipo open....

Só para complementar, achei esse projeto que ficou bem bacana de uma maquina de lavar com arduino, muito bem detalhado

https://medium.com/@aluiziotomazelli/controlando-uma-lavadora-de-ro...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço