Galera é o seguinte to fazendo uma automatização no carro com o arduino.Precisava de um ckt que compare a tensão de 12v que é da bateria do carro com 13.7v quando o carro já estiver ligado com o alternador funcionando.Vi uns tutos com o lm 741, mas não entendi muito bem.Se alguém puder me dar uma dica!!VLW...

Exibições: 2448

Responder esta

Respostas a este tópico

Renato é o seguinto to queredo dar partida do carro pelo bluettoth do celular usando android,,,mas vamos, la pra dar partida preciso de um comparador de tensão pra que quando o carro parta e o alternado entre ele desligue a partida.Quando parado tensão de 12.6v quando partir com o arranque ele vai para 13.7v ai o comparador me passa um sinal pra que corte a partida.

 

Mais dificil do que pensei!  rsrsr
caro wellington,eu sujiro um temporizador bem simples: transistor,resitor,capacitor e relé. o relé desliga a partida depois    do tempo gerado pelos capacitor/resistor.Com isso limita o tempo de partida.obs. para um tempo bem pequeno,o transistor pode ser omitido.espero tre ajudado.

Wellington, 

 

Nesse tipo de projeto vais precisar de uma tensão de referência para ser comparada com a tensão da bateria. Essa tensão de referência não pode variar com a tensão da bateria. Utilize então um diodo polarizado diretamente para manter a tensão de referência em 0,7v.

Na outra entrada do comparador coloque um divisor resistivo ligado a bateria, ajuste a tensão do divisor para ligar ou desligar a saída quando a tensão na bateria estiver acima de 12,5v, por exemplo.

A idéia do colega acima também é uma boa alternativa, podes utilizar um 555 como temporizador.

Pensei na idéia do amigo ai em cima sobre o temporizador mas o problema é com um temporizador o arranque pode entrar em funcionamento sem necessidade entende,,,sei la vai q o carro parta hj com 3seg. amanhã troque o arranque,,, esse tempo ja muda e outra tb e eu sem querer apertar o botão de partida com ele em funcionamento.A sua idéia é ótima, teria algum tutorial ou exemplo disso, pois sou novo com eletrônica.
we.   voce é novo demais e eu velho demais. vamos falar a mesma lingua. Com o divisor de tensão,ao que me parece,a partida só vai parar quando a tensão da bateria aumentar.Se não funcionar a partida continua.Porisso eu acredito que voce precisa um LIMITADOR DE TEMPO DE PARTIDA,daí um temporizador que pode ser bem simplizinho.
Vou tentar ser o mais claro possível,,, Vamos la rsrsr Quero dar partida pelo controle ,,, mas pra isso preciso de algo que quando o arranque entre em funcionamento faça o parar por si só, pensei em um temporizador, mas se usar um temporizador posso ficar com o arranque ligado com o motor em funcionamento.Então pensei em um comparador de tensão, ele faria duas funções já que cortaria a partida quando a tensão aumentasse de 12.3v para 13.7, e já que o carro esta ligado e consequentemente a tensão esta em 13.7v ele não iria por em funcionamento o arranque caso apertasse por engano o botão.Mas qualquer sugestão é bem vida.
caro We.   A função do temporizador é exatamente para a partida não disparar. Por outro lado, a possibilidade que existe  em voce ligar por engano é a mesma de voce esquecer de freiar empurrar o carro da frente!  cuidado!!!          sucesso  ROMUALDO

Rapaz, esperar a tensao subir acima dos 13v pra entender que o motor esta "pronto" está errado... porque enquanto o motor de arranque estiver funcionando, é praticamente um curto circuito. Voce tem que temporizar mesmo, saber o quao facil seu carro pega, calcular esse tempo de forma segura e fazer a "partida" nao durar mais que isso...

 

agora, comparar a tensao eu nao sei como você vai fazer, mas eu nao creio que seja tao dificil quanto parece... tensoes de até 5v eu consigo comparar direto nas I/Os analogicas do arduino, por exemplo...

E se vc medir o RPM do motor talvez seria mais confiavel, asim quando o motor entrar em funcionamento seu rpm vai subir para + de 900.

   Abraço

Olá amigo Wellington!

Já executei alguns sistemas deste tipo que vc quer e a melhor opção é utilizar um temporizador, o comparador que você quer fazer na pratica não funcionara porque enquanto o motor de arranque estiver funcionando a tensão nunca será maior que 10Vcc, não esqueça de utilizar um sinal que iniba a partida se o veiculo estiver com alguma marcha engatada.

Abraço!! 

Eu aconselho a você pegar esse sinal do alternador.O alternador Somente gera a tensão suficiente para alimentara as baterias com o carro em funcionamento.Pegue o sinal positivo do alternador e jogue na porta do arduino, não direto é claro.Aqui no meu trampo fizemos assim pegamos um relé 12v ligamos sua bobina uma perna no negativo e a outra no positivo vindo do alternador.No comum ligamos 5vcc e a contato NA no microcontrolador.Assim, teoricamente com o carro funcionando e relé está acionado, e com o carro desligado o relé está desligado.Assim vc tem um sinal de quando o carro está ligado ou não.Para nós funcionou e funcionou bem para partir um gerador.Estude, é ma opçao boa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço