Boa Tarde Pessoal,

Eu estou montando um projeto com o Arduino Mega2560 para o meu Tcc e nele eu me deparei com o seguinte problema.

Fazer um código para que eu encontre a passagem por zero da fase A da rede elétrica e faça o disparo de 3 triacs ligados em 3 fases diferentes (A,B e C). 

Meu circuito de detecção de passagem por zero e os circuitos dos triacs estão ok. Eu consigo controlar perfeitamente apenas uma fase utilizando um potênciometro. 

Mas o problema esta em controlar as 3 fases ao mesmo tempo. Eu sei que para a rede elétrica de 60Hz eu tenho uma defasagem de fase B para a fase A de 120 graus. E da fase C para a fase A de 240 gaus, ou seja, tenho um diferença de tempo para o disparo de 5,5556 ms de um triac ao outro. 

Eu preciso de ajuda para fazer uma programação que receba o sinal do Zerocross da fase A e dispare o triac da fase A ao mesmo tempo que recebeu o sinal. Logo espere 5,5556ms e dispare o triac da fase B, consequentemente depois de mais 5,5556ms dispare o triac da fase C. 

Estou usando interrupcão para detectar o sinal do zerocross e acionar a fase A. Mas nao sei como incluir o processo pra fase B e C. Sabendo que a função delay() e millis() não funciona dentro de uma interrupção, 

Alguem poderia me ajudar nesse problema?

Obrigado.

Exibições: 2761

Responder esta

Respostas a este tópico

Envie seu código atual anexado em um TXT, ou publique no www.pastebin.com. e cole o link aqui, será mais fácil lhe ajudar.

Eu faço isso com um equipamento meu mas sem Arduíno, usando uma placa dedicada.

Abs.

Olá Carlos,

Aqui está o arquivo do código.

Tem erros nesse código. Pois quando chama os delays os triacs começam a disparar errado no próximo ciclo. 

Anexos

Olá Bruno,

Estou em Angra passando o fim de semana prolongado, e tenho certeza muitos garagistas também, tenha paciência que a partir de amanha a situação deve normalizar e quem sabe tenha respostas que lhe atendam,

Abs.

Antes de pensar em programar, você deve ter definido com clareza qual a topologia da ponte e como esta realizando o sincronismo. Dependendo da topologia precisa disparar até dois tiristores ao mesmo tempo.

É verdade JF, no meu caso utilizo aplicações similares a esta.

http://www.richardsonrfpd.com/resources/RellDocuments/SYS_31/Thyris...

Abs.

Olá JF. Eu nao vou usar a topologia de inversor de frequencia.

A rede trifásica ja vem da bancada da minha universidade. A frequencia é 60Hz para as três fases e com uma defasagem de 120 graus uma da outra. 

O problema esta sendo apenas na programação mesmo. Para fazer tipo um "delay" para que os triacs da fase B e C dispare pouco tempo depois da fase A. 

Agora você zuo.

Seria a topologia B6CF  ou B6C do link indicado pelo Ck? 

Nenhuma das duas. rsrs

Eu quero usar uma função como um dimmer. Mas um dimmer trifásico.

Então seria o mesmo circuito de um dimmer comum. Vou usar um optoacoplador 4N35 para detectar a passagem por zero da rede. e um MOC3023 para disparar o triac. 

Nada mais que isso.

Te desejo boa sorte. Não há como ajudar. 

Meu circuito.Como disse, sem Arduino, uma amostra de cada fase é retirada do Trafo e enviada ao CI que dispara de acordo ao ângulo das fases sequencialmente. Trafos de pulso na saída disparam os gates dos SKKT 56/1200

Entendi Carlos,

Mas meu caso é bem mais simples. Minha intenção é de usar tipo um circuito de dimmer.

Eu encontrei muita coisa falando disso na internet e em fóruns. Mas não encontrei nada falando de

controlar, por exemplo, três lâmpadas ligadas em 3 diferentes fases ao mesmo tempo. Entendeu?

Entendi sim, vou ver se te passo algo.

Abs,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço