Fala galera, estou com problemas para alimentar meu modulo receptor rf 433.

Oque acontece é o seguinte: estou usando um arduino pro-mini um modulo bluetooth e um receptor rf433. Alimentando-os com um carregador de celular comum, seja ching ling ou da sansung, apenas o recetor não funciona, e alimentado com outras fontes, por exemplo fonte 12v e um regulador de tensão 5v, funciona perfeitamente.

   (este não funciona 5v 700mA)

(este funciona 12v 1A)

Já bati um papo com o usuário Wiechert e ele me indicou ou, filtrar a entrada com dois capacitores, um de 470uf e outra ceramico de 110nf (se não me engano), ou trocar a fonte. tentei filtrar, e não deu certo, pelo menos acho que fiz certo. e trocar a fonte não seria uma opção viável pelo menos até tentar resolver este problema... Pois comprei varias dessas fontes e por serem pequenas se ecaixam perfeitamente no meu projeto.

Alguém também já teve problemas para alimentar esses receptores?

Tem outras formas de resolver este problema?

ps: já olhei no multímetro e a voltagem de ambos estão com 5v. 

ps¹:Alimentando o modulo pelo arduino UNO com uma fonte externa também funciona.

ps³:os carregadores 5v de celulares antigos também funciona.

Desde de já agradeço a atenção!

Exibições: 1681

Responder esta

Respostas a este tópico

Quando colocou os capacitores recomendados pelo Wiechert, qual foi a tensão de saída?

Envie fotos do carregador com problema. O que esta escrito no carregador, 5,0 ou 5,7 V ?

Já desmontou algum ? 

este carregador que não funciona (ele alimenta o pro mini e o bluetooth perfeitamente, menos o receptor rf):

aki está o carregador desmontado:

esses funcionam:

todas as saidas no multimetro são 5v, usando os capacitores tb, esse de 9v que eu uso um regulador de tensão.

Só um chute:

Toda fonte chaveada costuma ter uma corrente mínima (alem da máxima). Se ela não consumir o minimo a regulação fica comprometida. 

Sei que vc já testou com o multimetro e pareceu ok, mas... Tente colocar mais carga nela. Algo como um resistor de 1K ou 470R nas saída dela. Junto com o receptor e com os capacitores (tudo em paralelo se for preciso).

Enfim, quem sabe o problema é falta de carga.

Obrigado pela resposta amigo, testei mas não deu certo :(

notei algumas coisas tentando isso:

a corrente que a fonte está fornecendo e cerca de 25 mA, mesmo ligando os resitores em paralelo (cheguei a ligar um de 470k) e ela continua fornecendo 25mA... ??? tá certo isso?

outra coisa, usando o multimetro eu testei os pinos do receptor, ligando um no gnd e outro no data, ele esta oscilando, oq me pareceu que ele está funcionando. não tenho certeza ainda, mas caso seja isso, então quer dizer que usando essa fonte de celular, ela até alimenta o receptor, mas o pro mini que não consegue fazer a leitura(oque faz menos sentido ainda)

continuo contando com a ajuda dos senhores.

O Eduardo esta correto. 

Essa fonte do Vietnam deve precisar de carga para funcionar. 

Você colocou 470K - não vai adiantar nada. 

O Eduardo sugeriu 470 ohms !

V = RI 

R = V / I = 5V / 0.75 A = 6 ohms.

Mas não coloque 6 ohms, pois o resistor vai gastar energia e esquentar. 

obrigado pela observação, mas testei, com um de 100r, fez puxar da fonte 70mA pois antes puxava apenas 20mA, ainda assim não funcionou...

e o carregador funciona, oque acontece é: ou o receptor não está sendo alimentado ou não esta passando os dados pra o pro mini...

falo isso porque o pro mini e demais componentes funcinam.

Mais um chute:

Ligue um Led+resistor (470R) em série no pino Data do receptor.

O comportamento normal dele é ficar meio que piscando ou aceso fraco quando não tem sinal e quando tem ele acende forte piscando conforme o led do transmissor.

Se vc colocar um osciloscopio vai ver que o pino data nunca silencia. Quando ele nao está recebendo sinal fica recebendo algo como ruido branco.

Veja com uma e outra fonte se da o mesmo resultado.

Qualquer coisa que possa imaginar, já que a medição é 5V, seria eliminada com esse paralelo de resistor+capacitor. Nao sei mesmo o que poderia ser.

Oi amigo, avancei um pouco no problema, quanto a filtragem, realmente era isso.

Porém um capacitor de 470uf não estava dando conta, descobri isso após isolar o circuito deixando apenas o pro mini e o receptor. Estes puxando cerca de 20mA inativos e 35mA ativos, e usei dois capacitores de 470uf e funcionou.

Já pra ligar o circuito que pretendo: pro mini, relé, blutooth e receptor, fui ligando capacitores até funcionar (cheguei a ligar DOIS capacitores de 470uf um de 330uf e outro de 100uf) funcionou pelo menos até acionar o relé, pois esse circuito inativo puxa cerca de 50mA, ativando o rele sobe pra cerca de 105mA, então não funciona ou seja, volta ao problema inicial, e o pro mini não consegue desligar o relé.

mesmo todos esses capacitores não deram conta quando a corrente subiu para 105mA, testei também ligando o cerâmico de 100nf junto com eles e não foi.

acham que funcionaria se eu ligasse um capacitor de 2200uf mais ou menos (pois não tenho, mas pretendo comprar) ou tem alguma coisa errada no meio disso?

desde já agradeço!

Huuum... Acho que sua fonte é chinesa demais...

Melhor trocar ela logo de uma vez. Vc vai remendar até funcionar, mas pelo visto ela tem um problema grave de qualidade. Nunca vai ficar 100% ou até fica, mas dura quanto tempo ???

As vezes o barato sai caro...

kra, vc esta usando a mesma fonte para alimentar o arduino e o modulo receptor?

sim

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço