Oi,

Gostaria de saber dos mais experientes da viabilidade de fabricar em casa um módulo matriz de leds com um um CI Max7219 ou outro que suporte uma quantidade grande de leds e que possam ser controlados via arduino.

Estou pensando numa tela de 80x80 como se fosse dez camadas de matriz de led 8x8.

A ideia dessa tela é fazer um robô demonstrar seus "sentimentos". Um comportamento semelhante ao bichinho virtual (tamagotchi), que demonstraria um sorriso caso haja muita interação com o usuário e essa expressão fosse ficando triste quando "fosse deixado de lado" menor interação com o usuário.

Enfim a quentão central é a fabricação dessa matriz e seu controle.... dá pra fazer? Como?

Um abraço a todos!

Exibições: 3637

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim, dá pra fazer.

Vc poderia usar o circuito do seu link, montando 1 painel de 8 leds (linha)  e depois que estiver funcionando ir adicionando linhas. Seja ligando o DO do ultimo caracter no Data do proximo ou melhor, usando em vez de 1 bit de dados os 8 bits de uma porta. Um para cada linha. A carga de dados seria mais rápida.

Eletronicamente é braçal, sem complicação mas uma montagem grande.

A programação tb não é dificil, mas pode passar por pontos complicados como a conversão das imagens para vc acender o led adequado. Hj em dia deve ter programa pronto, eu faria em qq linguagem como Delphi, vc pode fazer a imagem já na resolução que ira usar, abrir em um componente gráfico (canvas) e depois ir salvando. O canvas do delphi permite ler ponto a ponto uma imagem (no PC). Vc geraria linhas em C para fazer um include.

Mais arrojado seria colocar a imagem em um cartão e ler. Recomendo o formato BMP pq não é compactado. Se for uma BMP em preto e branco, então, é relativamente simples de ler/entender.

Mas.... Dependendo do que vc quer/precisa pode ser que existam outros caminhos para conseguir exatamente o mesmo resultado, como um projetor (datashow) com um PC ou mesmo um smartfone com cabo videoout, uma TV grande, etc. 

Oi Eduardo,

Muito obrigado por sua super resposta!

Vou seguir as ideias que você me indica. Algumas são completamente novas pra mim e vou pequisar muito a respeito a fim de aperfeiçoar meu aprendizado.

Na verdade, talvez não precise de uma matriza tão grande, mas ainda assim será uma matriz grande nesse caso o controlador mais indicado é o  CI Max7219, ou teria outro com maior capacidade?

Um abraço amigo!

Eu nao conheço outros CIs dedicados a isso. Esse parece otimo. Antigamente se fazia com shift registers TTL. Esse integrado é bem melhor, aparentemente.

Dá uma olhada :

https://learn.adafruit.com/category/led-matrix

Consegue traduzir ?

Esse site é muito bom .. ótimo, um dos melhores do mercado . 

Eu utilizaria uma combinação de max7219 com hc595, programado em C+Java+Processing.

Oi pessoal muito obrigado pelas respostas.

José Gustavo Abreu Murta, dei uma olhada no link indicado. Me pareceu uma alternativa muito interessante comprar uma matriz de led dessa envergadura e me preocupar apenas com o aprendizado da programação adequada para atingir meus objetivos.

Estou a procura de uma matriz 64x64, talvez tenha que importar. É até agora o que achei mais viável.

Um abraço a todos!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço