Olá Garagistas....

Estou com sistema de irrigação em testes com Arduino, porém usando Relé para acionar as contatoras estou tendo problemas de perda dados e reinicio bem como travamento do Arduino, resolvi com inclusão de Filtro RC, porem não muito confiável já que difícil achar algo objetivo e real que determine qual resistor usar e qual capacitor (contatora de 9A e 18A).

Diante disso resolvi procurar alternativas e encontrei SSR-25da, que são relé de estado solido, e pelo que entendi iria dispensar até minhas contatoras (que assim como relé são mecânico, passiveis de desgaste).

Minha dúvida é se realmente são uma boa alternativa aos Relé e contatoras para acionar bombas. Gostaria de opiniões positivas e negativas, e suas bases (alegações) para tais posições. 

Vlw Pessoal...

Exibições: 4403

Responder esta

Respostas a este tópico

Ai tem vídeo com uso "Sensor Som" para acender Lampada...Acionado em vez Relé, com SSR https://www.youtube.com/watch?v=X3r52HMQjAU

Paulo,  você estará controlando bombas com os relés de estado sólido. 

Pode ser que mesmo assim, precise de  um circuito RC para eliminar ruidos. 

Faça um teste antes de comprar vários.

Importante respeitar a corrente máxima AC , nesse caso de 25 A. 

Eu tenho um relé de estado sólido de outra marca, e ele é otimo.

Mas somente testei com lâmpadas. 

Sim.... As bombas são de apenas 4 A (1CV de 220v) em comparando com a potencia do relé 25A dá de sobra.

O problema é mesmo ter de utilizar relé e contatora, coloquei um circuito RC mas não me gerou confiança por isso pretendo mudar, como já tenho as contatoras e relé vou ir utilizando elas, porém já encomendei da china, http://www.ebay.com/bhp/solid-state-relay-dc  estão com valor baixo, então adquiri 4 unidades já com o Dissipador de calor (que sai quase mais caro que o próprio SSR)...

Mas será que irá necessita filtro RC, pois como ele não possui bobina (como relé normal, ou contatora) não deve haver retorno de carga. Minha dúvida é exatamente essa se existe retorno de carga para polos de 3v a 32v, e pelo que andei lendo ele já possui internamente um sistema snubber que protege.

Bom seria saber se tem algum Garagista aqui no forum que usa ele para acionar diretamente motores e ou contatoras (na Europa diz que não se utiliza mais contatoras, somente SSR direto).

Filtro RC para a carga (bomba ) e não para o relé....

Assim que chegar e montar os relés, nos avise sobre os resultados. 

No relé comum, o uso de um diodo em paralelo com a bobina suprime a tensão reversa.

Você usou diodo ?

Usei esse da foto, e aparentemente resolveu, porém não sei o que é nem que especificação, tinha guardado de uma placa PIC que me venderam para acionar solenoide e era para colocar em paralelo com saída relé, mas não funcionou a placa PIC desconfigurava toda... 

Segundo vendor da placa PIC isso é um Snubber...

Olá.

  Tb gosto muito da solução com relés de estado sólido. Recomendo, especialmente para correntes até uns 10A, acima disso, pelo menos as que testei, esquentam um pouco. Convém estudar o uso de dissipador.

   Elas isolam perfeitamente primário de secundário.

   Qualquer circuito com indutores em AC precisa do snubber (RC). Se vc manualmente ligar e desligar o circuito encostando as pontas dos fios vai ver o tamanho do arco que forma. Ele estraga qualquer contato elétrico, por melhor que seja o material. Obviamente o estrago não é imediato, mas o RC multiplica por muitas vezes (não tenho dados) a vida do contato.

   As boas chaves estáticas acredito que possuam internamente um circuito snubber, veja a sua.

Achei esse manual (meio simples):

http://www.fotek.com.hk/solid/SSR-1.htm

Que mostra uma marca que possui o RC interno.

Mas eu, como sou chato, coloco sempre. Compro já montada da Full Gauge (uma vez comprei um pacote, tem ate hj). Gosto da montada especialmente por questões mecanicas e estéticas.

Se for montar recomendo:

capacitor eletrolitico 100nF 400V (ou mais) em série com resistor de 100R 1W.

Ref:

https://en.wikipedia.org/wiki/Snubber

Opa Eduardo Vlww..

Também já tinha visto esse manual, e segundo consta existe RC, porém também estava pensando em colocar um a parte, pensei em colocar com um capacitor de 100nF e resistor de 330R Ohms...O que me diz? Esse RC ficará bom a carga será de 4A cada motor, ligarei 2 ao mesmo tempo, e outro será de 8A, comprei dissipador pretendo usar junto com aquelas pastas brancas usadas nos processadores de PC.

Vlw ai pelas dicas 

Pode ser tb 330R, não muda mta coisa. Imagina que sem ele o indutor tinha um caminho de "infinitos"R, agora vai ter 330R, ta otimo.

Vlw pelas dicas...

OK.

Já utilizo em outros equipamentos os controladores eletrônicos da Full Gauge, sempre em companhia dos supressores de ruído dela própria.

Sem duvidas existe vantagens no uso de reles de estado solido, a pouco tempo atrás a corrente maxima era de 10 amperes hoje com uso de novos componentes é possível cargas maiores, neste video uma breve comparação.https://www.youtube.com/watch?v=kTZCjCvVMIs.

A ausência de uma bobina significa de certa forma uma vantagem, ativar cargas indutivas sempre é mais complicado que entradas optoacopladas.

O maior cuidado no meu ponto de vista tem a ver com a temperatura, o uso de pasta térmica é essencial para uma boa transferência de calor para o dissipador, e o cuidado na saída também, já que você estará acionando uma carga indutiva e não resistiva, o que deve ser levado em conta na hora de proteger o circuito de saída co rele, que não sera mais um contato de laminas isoladas e sim de uma chave eletrônica, seja ela um IGBT ou Triac.

Como sempre, cada aplicação merece o cuidado necessário, o ideal não existe, por tanto somente testando vai poder determinar se a escolha foi a ou não a correta, o famoso pagar para ver.

Boa sorte no projeto, poste o resultado que sera útil para todos.

Abs.

Olá,

Para montar o seu sistema de forma mais correta, na minha opinião seria:

  • Use fonte independente para alimentar o Arduino;
  • Use optoacopladores entre o Arduino e os reles SSR ou Relé normal;
  • Usando SSR, pode-se optar pelo optoacoplador MOC3061 que ligará sua carga durante o zero crossing,  eliminando praticamente todo o transiente causado pelo chaveamento;
  • Considere utilizar os dissipadores que comprou mesmo que o conjunto não esquente pois vale a pena sobrar do que faltar;
  • Faça a montagem do circuito o mais organizado e robusto possível pois é necessário para a seguraça;
  • Se possível, adicione fusíveis em série com suas bombas.

Boa sorte,

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço