[Resolvido] Preciso fazer algum 'sistema de proteção' para meu arduino nesse caso?

Estou desenvolvendo um projeto onde preciso ligar 4 leds alto brilho branco de 5mm (cada um em 1 porta digital) + 4 leds em uma única porta digital + 1 micro servo.
Todos os leds são controlados por push button e bluetooth, e o micro servo somente por bluetooth (talvez eu inclua controle por potenciômetro).


Estou utilizando quase todas as portas digitais da seginte maneira:
0 e 1 para bluetooth; 2,3,4 e 5 como entrada para os 4 push buttons responsáveis pelos 4 leds individuais situados nas saídas 6,7,8 e 9;
10 como entrada para o push button responsável pelos 4 leds simultâneos situados na saída 11;
E a porta 12 para o micro servo que terá alimentação externa.

O problema é que não tenho o datasheet dos leds, e não sei se todos esses leds podem gerar sobrecarga no meu arduino uno r3.
Quem é mais experiente pode me dizer se preciso fazer algum sistema de proteção?

Exibições: 755

Responder esta

Respostas a este tópico

Pelo que entendi você vai acender um led de alto brilho em cada porta certo?

Se Sim!

Mesmo que não tenha o data dos leds, você é quem vai limitar a corrente deles através de um resistor, por tanto, em serie com a saída de cada porta, e cada led, coloque um resistor de 330 ohms e não vai ter problemas, já que a corrente a circular será de aproximadamente 20mA (Vinte miliamperes) em cada led, e as portas suportam mais que isso tranquilamente.

Quanto ao servo não preciso comentar nada já que terá alimentação independente.

Tratei de responder sem explicações técnicas detalhadas já que creio essa não é sua procura e sim saber se não vai ter problemas, mas se precisar de mais informação por favor avise.

Abs,

Muito obrigado pela resposta. Me ajudou muito!

Davi,

Desculpe, antes tarde que nunca, agora que fiz uma releitura do seu post, notei que existe uma confusão na minha interpretação, ao ler a primeira parte, entendi 4 leds em portas diferentes, por isso minha indagação (Se sim), na resposta, não haveria problemas usando resistores em cada uma das portas, já que cada porta estaria drenando no máximo 20ma cada, no total 80ma, até 100ma sem problemas, mas agora notei que você pretende usar mais quatro leds em uma porta somente, o que além de inviável por superar a máxima corrente da porta, (Uma só porta) é inviável do ponto de vista do máximo consumo que o Arduino poderia suportar. 100ma.

Sugiro então que não use os quatro led em uma só porta sob risco de queimar sua placa, devera implementar algum driver para isso, transistor, rele, acoplador ótico, CI ULN2003, e fonte externa.

Desculpe a confusão, mas a principio ao ler pensei somente em um led em cada porta, e não vi que além destes haveria outros 4 em uma porta somente. Por favor aguarde que vou preparar um desenho e esclarecer melhor para você, não use os leds desta forma pode queimar seu Arduino.

Abs.

Olá David,

Como prometido, segue anexo um desenho do circuito, o mesmo é uma copia da simulação que fiz no Proteus para deixar mais didático possível a explicação, o desenho contem a aplicação de miliamperímetros somente para medir, e mostrar a corrente, é logico que no seu circuito não vai ser utilizado, não desenhei o servo porque não sei o que vai utilizar, e o objetivo é apenas mostrar o assunto do consumo dos leds.

Segue um link do vídeo que fiz a respeito e subi no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=MxnOQ5npugk&feature=youtu.be

Desculpe uma vez mais não ter interpretado na primeira leitura corretamente sua pergunta.

Boa sorte no projeto.

Abs.

Anexos

Caramba cara!!! Vc se dispôs a fazer toda uma super produção bastante rica em detalhes só pra esclarecer minha dúvida! Nem sei como te agradecer. Foi uma aula e tanto. Muito obrigado mesmo!

Oi David, boa noite.

este Carlos  é fera mesmo.

Rui

Rui Obrigado,

Comparado a você não passo de um gato domesticado, rsrsrsrsrs.

Abs.

David,

é sempre um prazer ajudar aos colegas aqui. Não tem nada para agradecer, a melhor retribuição, é a de colaborar com todos quando puder também.

Abs.

David, tem um multimetro com amperimetro?

Meça a corrente de cada led antes de ligar nas portas do Arduino.

Ligue o led e um resistor de 470 ohms aos 5 Volts. Se não ultrapassar os 40 mA não tem problema. 

Pode ser que tenha que usar um resistor de menor valor, para alcançar o brilho desejado. 

A tensão direta pode variar, dependendo da cor do led.

https://learn.adafruit.com/all-about-leds/the-led-datasheet

http://playground.arduino.cc/Main/ArduinoPinCurrentLimitations

DC Current per I/O Pin ........... 40.0 mA

Gustavo,

Tem razão, mas cometi o mesmo erro de interpretação na primeira leitura do post, leia com atenção, se bem existem 4 leds que vão em 4 portas cada um, por outro lado ( E isso é o que confunde) ele vai ligar outros 4 em uma só porta, a porta a 11, o que torna necessário o uso de uma fonte externa e um drive para não correr riscos, já se 15mA por led X 4 leds = 60 mA, supera em dobro a corrente máxima  da porta, e mesmo que fosse possível, com os outros quatro nas demais portas superaria a corrente máxima da placa. Convenhamos que leds de alto brilho se não drenarem 15, ou mais miliamperes ficam com luminosidade muito baixa,  Leia com mais atenção o post e vai perceber.

Grande abraço!

Pessoal,

Existem LEDs de 3W, até mais de 150W.

Eu recomendo ver os data sheets pois pode ser necessário usar o driver do LED apropriado.

Boa sorte,

  'Eiju

Celso bom dia,

Um só led de 150W eu ainda não vi até hoje, conheço array, fita, ou conjuntos de leds que tem esta potencia, mas um só led como no caso do deste tópico, não conheço, isso não quer dizer que não exista, ao contrario, se puder passar a dica deste led de 150W agradeço.

Abs. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço