Olá garagistas, 

Bom, acabei de criar o cadastro no site, portanto, aqui vai o primeiro tópico hehehe...

Comecei meu TCC na área de Interface Cérebro-Máquina. Escolhi esse tema por que quis inventar moda hahaha...

O fato é que minha proposta é criar um dispositivo simples (quanto mais simples, melhor), capaz de adquirir os sinais cerebrais e, de alguma forma, mostrar que é possível ''controlar as coisas com a mente''.

Teoricamente, não é nenhum bicho de sete cabeças, afinal, após colocar os eletrodos nas posições corretas (sistema 10-20), tratar o sinal (amplificar, filtrar e converter em sinal digital) e aplicá-lo a um microcontrolador (PIC, por exemplo), podemos fazer várias coisas.

Como estou no TCC I, preciso apenas escrever o que vou fazer. No TCC II que a cobra vai fumar e terei que montar o protótipo, que a propósito, pensei em criar um sistema com Leds, de forma que, para cada pensamento (mexer o braço esquerdo, mexer o braço direito) um determinado Led acenda. Digo isso, pois o propósito de meu TCC é explicar o funcionamento das ICMs.

Enfim, ja vi os links do OpenEEG e do OpenBCI, to lendo o livro do Nicolelis e até já fui numa palestra do Lucas Trambaiolli (Negos bons no assunto Interface cérebro-máquina).

Mas apesar dessa ''facilidade'' toda, sei que o buraco é mais embaixo, e que logo logo terei grandes obstáculos pela frente. Mas, vamo que vamo!

E vocês, já fizeram algo assim? Poderiam me ajudar, compartilhar alguma dica, ou pelo menos um conselho do tipo: "troca de tema enquanto dá tempo"? Toda ajuda será bem-vinda heheh...

Vlw Flw

Exibições: 4124

Responder esta

Respostas a este tópico

troca de ideia enquanto da tempo! 

esse é um assunto multi-disciplinar digno daquilo que é conhecido no mundo acadêmico como "projeto temático". Sinceramente penso que é complexo demais para um tcc. Isso é assunto pra mestrado/doutorado, e ainda assim englobando diversas áreas de concentração 

Quanto tempo tem para fazer o TCC?

Projeto muito ambicioso! 

Primeira recomendação - todos os circuitos que usar conectados na cabeça precisam estar isolados eletricamente do outros circuitos de acionamento. Se não forem isolados, o risco de acidentes é alto e pode ser muito perigoso.

Esse circuito de EEG tem que funcionar com bateria. Não pode usar fonte de alimentação ligado à rede elétrica.

Já li muito sobre ECG e EEG. Procure a revista Byte da década de 80 - Steve Ciarcia. Esse projetista desenvolveu muitos circuitos interessantes nessa área. Se eu achar depois eu informarei. 

 


Encontrei um dos livros do Steve Ciarcia - volume 7 

https://books.google.com.br/books?id=fBuiNpYlyHcC&printsec=fron...
A

José Gustavo, obrigado. Também tinha achado estes ontem a tarde heheh... O bagulho tá ficando doido!!!!!

Tb acho que uma boa saida seria trocar de tema, hehehe...

Mas antes:

- É TCC de que curso ? Tecnico eletronico, automação, informática, eng. Eletrica, qual ? Quanto tempo ?

Vc poderia por ex propor a movimentação de um braço quando vc tenta mexer o braço. Seria interceptar no músculo um sinal e aplicar a uma mão, por ex. Coisa como vc fazer força com o braço mas sem se mexer (posição oposta ao relaxamento, mas sem movimento, um "em guarda") e isso fecha uma mão. Seria ótimo para amputados.

O sensor tem no mercado:

https://www.sparkfun.com/products/13027

Que ficaria lindo acionando um musculo artificial:

https://www.sparkfun.com/products/11900

Ou brincaria com um desses:

https://www.sparkfun.com/products/12805

Que se entendi bem é realmente um brinquedo.

Putz, me jogaram um balde de agua fria hehehe...

Bom, respondendo aos comentários, to terminando o TCC I que é só teórico. Até agora não tem muito problema, até porque é só teórico hehee...
Faço engenharia elétrica aqui em Campo Grande, MS (9º semestre).
Enfim, tenho até dezembro para terminar o bichão.
Lembrando que, de dia trabalho e a noite estudo (#fies Kkkk)

E a propósito, vou dar uma olhada nos links, obrigado sr Eduardo.

Vlw galera!

Ps: como já to terminando o TCC I, mudar de tema será cruel rsrsrs....

Boa noite amigo,

Faço engenharia biomédica e já fiz IC sobre o assunto.

Posso dizer o seguinte:

Fazer um detector de potencial muscular ou cardíaco é facil (Basta um AD620 ou INA129 com um G=380).

Para melhorar o ruido uns filtros passivos ou ativos de segunda ordem já bastam nesse caso.

Mas para detectar potenciais direto do encéfalo é bem mais dificil, precisa de um ganho de cerca de 5000 (isso mesmo cinco mil) e não pode ter ruindo no meio pois estraga facilmente o sinal...

Algumas informações interessantes:

Potencial muscular e cardíaco tem a ordem de uns poucos mV (milivolts) logo com ganho de 150 já da para pegar algo. Mas mais que 300 a resolução fica melhor.

Potencial nervoso detectado na superficie do escalpo é da ordem de uV(micro volts)!

A ai minha sugestão seria uma interface homem máquina onde voce detecta o potencial muscular do cara e move um motor ou servo por exemplo. Isso poderia ser utilizado para engenharia de reabilitação, onde alguém com uma perna funcional mas enfraquecida poderia utilizar um exoesqueleto para voltar a andar.

Carlos, 

Se eu não estiver falando besteira, acredito que a ideia entre criar um filtro com um ganho de 300 ou um ganho de 5000 seja muito parecida. Bom, aí temos a questão do ruído nesses ganhos absurdos, mas, de qualquer forma eu teria que filtrar o sinal, independente do ganho, certo? Desta forma, na questão ''montagem'' do dispositivo, posso seguir fazendo um EEG. Isto é claro, descartando o fato de que o sinal de EEG possa ser mais ''estranho'' e menos periódico talvez, do que o EMG ou ECG por exemplo.

Beleza Carlos, obrigado pela ajuda! Deixe eu te perguntar, os sites openeeg e openbci, prometem construir uma ICM de baixo custo e lalala... O que acha sobre isso?

Cara para fazer o circuito que eles propõe da um trampo bem grande, e o custo é relativamente baixo tipo voce vai gastar uns 200 dolares para montar (o que é uma grana). Por esse preço tem uns outros projetos de eeg abertos como o olimex ai vale a pena comparar os dois para ver as especificações.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço