Microsoft e Arduino anunciaram hoje uma parceria, leia mais http://blog.arduino.cc/2015/04/30/microsoft-and-arduino-new-partner...  o que você opina, isso é bom para a comunidade, é ruim, ou apenas mais uma parceria, espero que se continue respeitando as regras de software e hardware livre do Arduino sem nenhuma restrição com este parceiro, já que esta nunca foi uma pratica implementada pela Microsoft até hoje em nenhum de seus projetos.

Exibições: 386

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Carlos, corrija por favor o link no seu post que abriu o tópico. Ali após o http faltou o "dois pontos", o que gera erro quando alguém tenta acessar

imhugo, obrigado, farei isso.

Abs.

A Microsoft já tem um projeto de microcontroladores utilizando o Galileu da Intel com o MicroFramework que uma versão especifica para micro controlados, sei que la fora tem placas com controladores ARM que aceitam este compilador dela.

Quanto a software livre eu tenho visto a Microsoft mudando seu foco de software para serviço, se fizer um cadastro no Windows Azure, vai ver que já é possível ter instância de servidores linux e também com banco de dados oracle, mysql, em questão de desenvolvimento todo software que era escrito em .Net (Web) tinha antes dessas mudança que obrigatoriamente rodar em um servidor Windows com IIS, hoje com o Visual Studio 2013 já foi liberado pela MS um compilador chamado vNext, com ele todas paginas ou serviços web feitos com a tecnologia vNext, é possível rodar em servidores linux com Apache.

Eu vejo com bons olhos esta parceria, pois acho que MS deve estar tentando se aproximar mais das comunidades open source, ate por que vendo a filosofia do Arduíno acho que eles não iriam assinar uma parceria que os tornassem outra coisa diferente do que eles são em sua excelência.

Mas somente o tempo vai revelar a verdade intenção disso tudo. 

li meio por cima e muito rapidamente o texto sobre a parceria, mas vi que a parceria se refere à microsoft implementar no windows 10 ferramentas que possibilitem o arduino controlar recursos do computador via windows10; e também permitir ao windows 10 controlar dispositivos conectados a shields arduino; esses controles se darão inclusive sem fio.

Não há nada nessa parceria que vise tornar o arduino proprietário ou produtos da microsoft livres de licença. Pelo contrário, produtos microsoft que já eram pagos continuarão a ser pagos (como o windows 10) e os produtos arduino continuam a ser open source. Será viabilizada com essa parceria apenas a intercomunicabilidade entre alguns produtos das empresas

Todo mineiro conhece bem o conceito "comer pelas beiradas". O Tio Bill ensinou (muito bem por sinal) seus asseclas da M$ a fazer de forma que no começo pareça uma "boa" para a parte que vai entrar com o "Bacon".

É só uma questão de tempo...

IMO

Historicamente, toda vez que alguma empresa faz este tipo de parceria com a Microsoft, acaba falindo ou desaparece. Aconteceu isso com o fabricante do Drivespace, QEMM, Sybase, etc que entraram com excelentes produtos na parceria, que depois que a parceria foi desfeita, apareceram produtos PROPRIETARIOS da Microsoft chamados Doublespace, HIMEM e MS SQL Server. O próprio Windows apareceu alguns meses depois que a Microsoft desistiu de terminar um projeto encomendado pela IBM, especificado, projetado e custeado pro vários anos pela IBM chamado OS/2. O Lan Manager que é a base da rede do Windows, o NTFS (HPFS do OS/2) e até a idéia das janelas eram parte do OS/2. Alguém já ouviu falar do Netscape??? Star Office??? QuatroPro??? Sabe o que aconteceu??? Pois é ....

Adoro Arduíno e tenho muito medo dessa parceria prejudicar mais uma excelente ideia que está crescendo e está indo muito bem sem a Microsoft.

Um grande abraço a todos,

  'Eiju

Fechou o assunto!!! É por aí mesmo...

Eu estou em um projeto que dependerá parcialmente do Arduino (mas nem tanto, ao ponto de poder ser até utilizado outra família de processadores). Vamos ver o que acontece.

Concordo com Celso ou Euclides, e pode ate ser capaz se o arduino der certo bem capaz de comprar e virar proprietaria como a Oracle fez com a Sun java pois tem muitos produtos que a Oracle comprou da Sun e virou paga com licensa e tudo mais que adianta isso ser otimo produto e depois vira paga, pois por isso tem tanta pirataria no nossa pais.

O mais gozado é que já ví "Arduino" nacional (não é pirataria, ainda, porque o projeto é free), mas não ví projetos da Intel, Renesas, Texas, etc...copiado...

Mas tudo é questão de tempo e "bilhões", como existem diversos fabricantes e é quase impossível a M$ comprar todos. Podemos pensar na viabilidade de se usar outros "cores" para placas de prototipagem, pois existem processadores muito mais eficientes que os da Atmel só esperando gente corajosa desenvolver as bases para que sejam adotado. Um problema seria o "barramento" do Arduino se tornar proprietário, inviabilizando que outros possam usa-lo em outras placas.

Alguem sabe se isso é possível? Patentear as disposições de pinos nos buracos ou headers de uma placa?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço