Ola amigos , boa tarde !

Porque quando ligamos uma fonte externa ao projeto temos que interligar os terras?

negativo da fonte externa com gnd do arduino...

encontro o seguinte argumento : (nem é um argumento completo) - "Referencial de Terra" .. tá ..e ai?

que diacho é isso ? .. fiquei na mesma !!...
analisando etimologia da palavra, seria uma maneira de referenciar uma tensão/corrente no gnd? tornar uma corrente negativa comum ?...

isso continua não me explicando nada !! qual é o objetivo de se fazer isso ?
qual o objetivo de referenciar negativo de 12 ou 24 volts no gnd do arduino visto q a idéia principal é separar a alimentação externa do circuito do arduino..

Se na maioria das vezes quando ligamos uma fonte externa é porque o arduino nao dá conta de alimentar o projeto ( como um motor por exemplo) porque cargas dágua o circuito do arduino precisaria desse referencial de terra ?

Exibições: 5604

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Igor, bem vindo ao forum.

(Obs nao tenho acentos nem cedilha).

Com certeza voce fez a pergunta no lugar certo.

Tenho lido os posts e verificado muita resposta de gente fera aqui, mas vamos la'.

Alem de outras funcoes o ground serve para proteger o equipamento e pessoas.

Ele deve ser ligado ao ground da rede eletrica.

Todo circuito trabalha com a corrente circulando de um polo para o outro.

Por convecao  considera-se um nivel com referencial, diagamos assim:

O meu arduino o negativo sera' chamado de ground e qdo liga-lo a outro equipamento

vou ligar o meu ground ao ground deste outro.

A minha fonte externa o negativo sera' ligada ao ground do arduino e passara'a ser parte do ground.

O positivo vou ligar ao Vcc.

A corrente fornecida pela fonte circulara' entre o positivo, os circuitos e retornara' pelo ground.

Rui

entao...raciocinando como falou.. faz sentido em partes... se fosse exatamente assim.. o circuito "conectado" nao poderia ter uma tensao maior q 12 volts de alimentação em um motor externo.. pois retornaria para o arduino um valor maior do q o arduino suportaria...  e na prática a ideia da fonte externa é justamente fornecer uma tensão maior q o arduino suporta.

Igor, mais especificamente no caso do arduino, o negativo foi convecionado como gnd (ground) porque usa a fonte do PC atrave's do USB cujo negativo foi convecionado como gnd e que deve ser ligado ao gnd da rede ele'trica, para proteger de sinais ele'tricos espurios e proteger as pessoa contra descargas eletricas.

Rui

Explicação simplificada:Para que haja circulação de elétrons,tem que existir um caminho fechado para a corrente.Se você não fizer a ligação à terra o caminho não fecha e os sinais de controle não circularão.Caso seja utilizado um acoplamento ótico ou magnético aí não será necessário tal acoplamento.

Américo.. para que haja circulação de elétrons tem que existir um circuito fechado sim.. claro q sim... 

Mas a fonte externa alimentando um motor  é um circuito fechado !... tanto é que o mesmo funciona sem a presença do arduino ...

veja.. com ooptoacoplador nao precisa...tbm entendi.. e faz sentido... sao 2 circuitos fechados..

quero saber porque o arduino precisa do terra dessa fonte externa quando nao usa opto...

pq cargas dágua...??? rs

Quando não se usa opto,apenas a ligação elétrica então a ligação é necessária para enviar os sinais de controle da mesma forma que as interfaces seriais(i2c,usart,usb e etc) precisam desta mesma ligação:Circulação do elétrons.

Todo circuito elétrico para que funcione deve ter alem do gerador, da carga e dos fios que unem estes dois, uma diferença de potencial, no caso da rede elétrica de nossas casas por exemplo se utiliza o neutro como referencia de potencial zero volt, e a fase será que determinara a tensão de acordo a diferença de potencial, tomando como referencia o zero, logo, se temos 110 volts na fase a tensão será 110 em relação ao neutro, ou zero volt, se fosse 220V esta seria a diferença de potencial, sempre em relação a zero volt.

Por convenção, usos e costume, em corrente continua, o zero volt de referencia de tensão, é chamado de Ground, GND, ou negativo, etc. mas cumpre a mesma função que o neutro descrito acima, referenciar quantos volts acima de zero temos no outro extremo do gerador de corrente, por tanto, se conectamos duas fontes e estas irão trabalhar compartilhando um circuito como um todo, deveremos unir os zero volts para que cada fonte obtenha a mesma referencia de tensão e assim possa funcionar adequadamente, caso contrario poderíamos dizer que como GND esta flutando ocorreriam variações não desejadas, e não previstas, em alguns caso falhando e em outros queimando componentes, no caso de uso para áudio teríamos ruídos no sistema acústico. 

Respondendo sua pergunta especifica: 

Se na maioria das vezes quando ligamos uma fonte externa é porque o arduino nao dá conta de alimentar o projeto ( como um motor por exemplo) porque cargas dágua o circuito do arduino precisaria desse referencial de terra ?

O Arduino preciosa da referencia pelos motivos expostos acima, as fontes vão trabalhar de forma conjunta, uma para atender a demanda de maior corrente, e a outro para alimentar o circuito de baixa corrente, sensores, microcontroladores, etc. No caso de sistemas opto acoplados, ou isolados galvanicamente, não é necessário unir a referencia, já que cada circuito trabalhara de forma isolada eletricamente, e neste caso ao contrario do descrito acima, as referencias não se devem conectar em nenhum ponto sob risco de devolver desde um circuito a outro uma tensão elevada por exemplo.

Para se ter noção bem clara e simples sobre este assunto, é fundamental ter uma minima noção de
eletricidade básica, desta forma sua pergunta se tornaria irrelevante.

Abraço.

carlos, muito esclarecedor... a pergunta é relevante para mim.. se nao fosse nao a faria.. rs

seguindo a lógica..

supondo uma fonte 24 volts por exemplo..

estaria correto afirmar que se eu unir os terras da fonte e do arduino eles irão produzir um novo referencial de terra e logo os 24 volts serão mensurados a partir do novo referencial de terra formado .. logo a corrente produzida na tensão de 24 volts ou 5 volts do arduino será relativo ao novo referencial...

logo a amperagem ou corrente  do circuito será diferente quando os terras estão unidos e quando nao estão?

devido ao referencial diferente em situações diferentes... ?

 

Igor, por favor não tome de forma errada minha asseveração ao fato de seria irrelevante, foi a maneira que encontrei para lhe dizer que a pergunta é básica para quem tem um conceito básico de eletricidade, mas não por isso é irrelevante para você.

Esclarecido isso, segue a resposta.

Não estaria certo Igor, e veja porque:

A referencia de terra, GND, ou neutro, sempre é a mesma, parte do zero, por isso é referencia de diferença de potencial elétrico, ou seja: cada fonte ira tomar como referencia o zero, GND ou TERRA ou NEUTRO, e as diferenças de potencial de cada fonte que podemos considerar como o gerador, terá sua diferença de potencial em relação a zero, por tanto, se um gerador (Fonte) gera 24 volts em relação a GND, o GND continuara sempre o mesmo, zero, se a outra fonte, seguindo seu raciocínio gera 5 volts em relação a GND, o GND continuara sendo o mesmo, zero, a mudança ocorre pelo maior ou menor fluxo de eléctrons desde o polo positivo, ao negativo, que cumpre a função de retorno a fonte dos eléctrons e seu potencial é zero.

Resumindo: O potencial de todas as fontes pode variar de acordo ao fluxo de elétrons, e proporcionar uma tensão maior em uma fonte que em outra, mas em todas elas, o potencial de referencia sempre será o zero, GND, TERRA. NEUTRO. Quanto a Corrente no circuito, ela variara de acordo a lei de ohm, ou seja, a corrente de um circuito elétrico é diretamente proporcional a tensão aplicada e inversamente proporcional a resistência do circuito, vale dizer, que cada fonte terá uma corrente a drenar, de acordo a corrente do circuito, mas isso é indiferente ao GND, TERRA NEUTRO, o que vai determinar a corrente sera a lei de ohm, e não o potencial de zero volt. 

Lhe sugiro esta leitura. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

Grande abraço!

putz..li e re-li .. e nao processei a informação...
ainda nao visualizei fisicamente porque precisa interligar os terras !!...

nesse ultimo post entendi que a diferencial de potencial em relacao ao terra vai ser sempre o mesmo,mesmo quando unidos..
logo nao entendi pq interligar os terras se sempre vai ser o mesmo zero em ambas as fontes !!!


na explicação anterior tinha entendido que o terra ou neutro quando unidos ficariam sendo um
referencial comum em relacao as tensoes aplicadas.. entao :

por exemplo.. uma fonte de 24 volts mais uma de 5 volts.. interligando os
negativos daria um diferencial de potencial negativo no barramento de terra o suficiente para fluir uma corrente de 29 volts...
sendo drenado 24v por um circuito e 5v por outro..
mesmo assim nao entendendo porque a necessidade de interliga-los!

o objetivo de interligar os terras nao seria porque quando
uma corrente ainda está a fluir para o outro circuito e o outro circuito nao mais está ativo .. tipo o motor continuou girando por inercia e gerou corrente no circuito...logo corrente possa retornar para o seu fluxo de circuito de origem sem flutuar no outro?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço