Galera  gostaria de saber se com qualquer sensor indutivo ou magnético eu consigo captar a rotação de uma turbina, uma vez que essa turbina tem um rpm de 150.000 num eixo de 74mm. Se não,  qual sensor devo usar?

Exibições: 351

Responder esta

Respostas a este tópico

Lembrando que para atingir essa rotação o sensor daria pulsos a cada 0,0004 segundos. 

Ola, amigo.

Você pode medir usando luz. Procure por "tacometro" ou "encoder ótico", só fique esperto pois velocidades muito altas (como 150K) pode ser demais para usar com um arduino com cristal de 16MHz, não fiz a conta mas vc precisaria de algum circuito mais rápido. Em laboratórios profissionais se usam laser em vez de diodos ópticos (entre outros motivos para vc poder medir de longe).

Como a rotação é muito alta e o ambiente parece perigoso (turbinas esquentam, podem explodir, se estiverem do lado de fora de um avião estarão expostas ao frio  também, certo?).  Pode ser interessante você medir indiretamente, por exemplo estimando a rotação a partir do quanto de combustível e ar entram no sistema.

Em fóruns de aviação deve ser mais fácil encontrar referencia do que a indústria usa. A Fatec de São José dos campos abriu um curso de manutenção e projetos de aeronaves, acredito que não seria difícil entrar em contato com os professores de lá.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço