Bom dia Pessoal, estou começando com arduino, e gostaria de aprender a captar os dados de um sensor (ph, temperatura) e armazenar essas infos num BD e mostar ela numa pagina simples.

Quais programas vcs recomendam? eu tenho windows 8.1

Seria melhor o EasyPHP, XAMMP?

se alguem tiver algum tutorial de como integrar isso agradeço muito

Obrigado!

Rodrigo Sena

Exibições: 1468

Responder esta

Respostas a este tópico

não tenho experiência com windows + php

aqui eu uso uma máquina virtual (vmware) hospedada em windows, rodando a combinação linux (sistema operacional) + apache (servidor web) + php (linguagem de programação) + mysql (banco de dados). Assim sendo, o linux + agregados rodam dentro de uma máquina virtual. Tudo isso funciona numa mesma CPU

Amigo, tanto faz o XAMMP, WAMP ou EasyPHP, o que importa principalmente é seu código de comunicação. Você pretende só fazer a leitura então terá que dar uma lida em Refresh Automático (para atualizar sempre pro usuário o valor lido) e o valor tem que ser impresso na Serial 9600 para ser lido pelo PHP. Aconselho estudar PHP e BD se não souber, qualquer coisa pode perguntar que eu tenho algumas dicas.... vou te passar o código que tenho de conexão aqui é só editar de acordo com sua necessidade.

<?php

//MAC/Linux comunicação
//$portAddress = '/dev/tty.XYZ';

//Windows comunicação
$porta = 'COM4'; //Porta que está o Arduino
exec("mode com4: BAUD=9600 PARITY=N data=8 stop=1 xon=off");

$port = fopen($porta, 'w+'); //Abre a porta  
if(!$port){ // se a porta não retornar nada 
echo "Não foi possivel logar na porta Serial"; //erro
}else{ //se não
echo "Conectado com sucesso <br> "; //Mostrar que está conectado
}

fwrite($port, 't'); //Faz a leitura da porta

echo fgets($port); //Imprime o que foi lido na porta

fclose($port); // Fecha a conexão

?>

Não está muito detalhado os comentários mas é basicamente isso ! 

Estou montando (e tbm já possuo) um projeto com esse tipo de configuração. Qualquer duvida me fala que se eu puder sempre ajudarei.

Legal, Icaro. eu estou começando a montar o projeto, instalação, config BD essas coisas. e minha duvida basicamente é em como fazer a integração do Arduino para exibir no PHP.

Vou precisar de uma placa ethernet shield pra isso?

a parte fisica (hardware) o que vc esta usando em seu projeto pra fazer essa leitura?

Obrigado.

Amigo, o que acontece, a placa shield ethernet é meio complicada para quando se trabalha com PHP ou JAVA pois você teria que criar todos os comandos na programação arduino e só poderia usar o HTML e ai conseguir retirar de um HTML as informaçoes corretas à serem usadas no PHP(um pouco complexo não). Bem enfim nunca vi ninguém conseguir 100% disso que citei (se tiver alguém pf aparece ai pra quebrar minha cara e me ajudar pq tbm quero saber)kkkk 

No meu caso estou trabalhando com o arduino conectado ao computador e este computador é meu servidor php e a partir dai eu consigo manipular o Arduino com a linguagem PHP ele estando conectado na porta USB(se tirar da porta para a conexão). 

Resumindo:

Arduino -> Porta USB -> Computador com Xammp -> PHP que se  comunica com Arduino  

Icaro entao eu nao consigo utilizar isso sem usar o cabo USB conectado na placa?

Gostaria de fazer algo assim:

Colocar a placa de arduino com os sensores perto de um recipiente com agua e monitorar o ph e temperatura da agua, online onde eu olhando no computador pudesse monitorar isso.

sim sim mas para isso você utiliza o shield ethernet (que vende no labdegaragem mesmo), ou shield wifi e ai você programa tudo em HTML (fica bem mais facil), porém saiu um pouco mais caro... pois ainda teria que ter os shields

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço