Olá a todos

Alguém tem alguma referencia do esp8266 wifi?

Presta para projetos?

Grato.

Abraços

Exibições: 6050

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá FCaldeira não achei nenhuma  referencia na língua portuguesa  , mas na língua inglesa tem bastante e parece que o pessoal está entusiasmado , pois o tamanho e o preço e um grande chamativo os mais baratos  USD$ 3,50 e os mais caros com antena U SD$12,00 na China, comprei 2 unidades para testar em uma automação junto com nrf24l01  parece ser mais versatil do que o Ethernet shield W5100.

Até +

  

Como foi os testes com esse modulo?

Olá!! 

Eu adquiri alguns módulos deste recentemente e também tive dificuldades com a documentação, estou montando uma biblioteca para o Arduino para auxiliar a utilização deste módulo, acredito que termino a versão BETA até o final de jan/2015, está quase pronta, mas infelizmente como trabalho como programador, não me sobra muito tempo depois do expediente da empresa.
Por enquanto, vou te passar a referência que eu utilizei para iniciar os testes com o módulo: http://wiki.iteadstudio.com/ESP8266_Serial_WIFI_Module

Mantenha uma linha de 3.3v bem estável na alimentação do módulo e faça o level shiffting de 5V para 3.3V do TX do Arduino para o pino RX do módulo para evitar danos à placa, a alimentação 3.3V que sai do Arduino não serve porque a placa durante a transmissão e recepção de dados, consome mais corrente do que o regulador interno do Arduino pode oferecer, e quando ela não recebe o suprimento de energia necessário, começa a descarregar diversos caracteres aleatórios na porta serial.

As primeiras versões possuiam conexão serial a 115200 de baud rate, então será meio difícil implementar via SoftwareSerial, eu recomendo a utilização de um Arduino Mega que possui mais de uma interface de hardware serial, pois o módulo fica enviando dados pela porta serial e o buffer interno pode ajudar a não perder os dados. As versões mais novas são 9600.

Basicamente o funcionamento do módulo é muito simples, você envia um comando via serial (terminado pelos caracteres CR+LF) e o módulo responde.

Quando uma informação nova chega pela rede, o módulo envia um comando que começa com +IPD em seguida vem o canal de comunicação e depois a quantidade de bytes recebidos.

Importante: Ao ligar a placa, talvez ela esteja no modo Sta, o que não permite que ela se conecte com outros access point wifi (roteadores etc), você precisa mudar o modo para o modo AP.
Para permitir que a placa se conecte com um roteador, envie o comando AT+CWMODE=3 (permite tanto o modo Sta como AP).

Em relação a sua pergunta se presta para projetos, a verdade é que este é um chip novo, logo pode ter vários Bugs etc, eu identifiquei alguns problemas com o retorno dos dados via serial, que algumas vezes muda o padrão de caracteres de fim de linha...

No mais, deixei a placa funcionando aqui por mais de 4 dias e permaneceu estável com um sinal razoável, as placas que adquiri são do modelo ESP-01 que possuem a antena impressa na placa de circuito. Eu acredito muito neste chip, estou investindo bastante nele.

Algo interessante sobre o mesmo, no qual vou tentar me aventurar assim que terminar a biblioteca é a possibilidade de programação do próprio chip ESP8266, dessa forma você tem liberdade para criar comandos personalizados além de poder acionar as portas de IO disponíveis. A programação é possível através do upload de um novo firmware via serial.

Assim que eu terminar a biblioteca eu posto um tutorial no meu site ok?

Referência: http://wiki.iteadstudio.com/ESP8266_Serial_WIFI_Module

Compartilha os testes com esse modulo.

:)

Olá Rogerio

Recebi a pouco o modulo. Estou há 3 dias tentando faze-lo funcionar.

Existe algumas referencias na internet, muita informação vaga, incorreta e errada.

Já conseguir coloca-lo na rede local, próximos passos é enviar dados para uma http e receber.

Estou disponível para passar informações.

Abs

O seu é o modelo esp01 ?

Fez a atualização do firmware ou conseguir a comunicação com a versão padrão ?

Você esta alimentando ele pelo arduino ou fonte externa?

Comprei o meu, mas infelizmente não conseguir nem comunicar com o arduino ainda, todos os testes dão errado.

Olá, Leandro, comprei meu esp8266-01 a uns 3 meses, ainda não conseguir uma comunicação estável, não tenho o conversor usb-ttl, como citou acima, acho que o baud rate é 9600, mas ainda assim não consigo comunicação, acho que pode ser a alimentação que fiz através do arduino e depois de um carregador de celular (vou comprar uma fonte). Alguma dica?

Será que para apenas estabelecer apenas a comunicação a alimentação do arduino funciona?

Preciso (obrigatoriamente) fazer o reflash do firmware?

Obs.: Sou técnico em Automação Industrial recém formado, não sou expert em eletrônica, então peço desculpas por qualquer erro. Aguardo retorno.

Olá Thiago!!!
Nossa faz um tempão que não mexo com essa placa! Deu até saudades hehe
Eu infelizmente parei devido a um projeto novo no meu trabalho! 
Em relação a sua pergunta, olha eu não precisei alterar o firmware original não, porém a saída 3.3v do arduino não da conta desse módulo não viu, ele consome um pouco mais de energia do que o regulador de tensão do arduino pode fornecer, eu não me lembro dos valores agora pois estou no trabalho e sem acesso as minhas coisas...
Mas eu posso te dizer que ha uma GRANDE possibilidade de você estar com problemas de alimentação...
Ah, uma coisa, as vezes quando eu ligava o módulo ele ficava meio doidão, mandando um monte de caracteres pela porta serial, eu resolvia isso colocando um capacitor de 1000uf na linha de tensão (isso porque eu usava um regulador de tensão fraquinho...), pois ele dá um pico de consumo quando liga que deixava a alimentação instável!!! Dica: tente usar o 3.3v de uma fonte ATX (só não esquece de ligar o neutro da fonte junto com o neutro do arduino, OU alimenta o arduino direto da fonte ATX tb pra garantir que os níveis de sinais sejam sempre em relação ao mesmo ponto "massa")

Agora o ttl-usb seria muuuuito util pra vc entender o que está acontecendo, qual arduino você está utilizando? Se for um MEGA você pode usar a porta serial extra para fazer uma ponte entre seu PC e o ESP8266.

Eu passei um sufoco com esse módulo tb, mas no geral, td oq dava problema era alimentação fraca (pouca corrente)

Obrigado, estou utilizando uma carregador de celular que vai até 650mA (li em alguns sites que ela tem pico de 300mA), vou fazer o teste do capacitor, e o da fonte caso não de certo.Utilizo a arduino uno. fiz a compra do usb-ttl no ML só vai demorar pra chegar, mas vou usa-lo tbm.

Olá Thiago, postei no GRUPO ESP8266 na Garagem aqui do LdG um tutorial pra fazer o módulo ESP8266 funcionar junto com o arduino MEGA.

Dá uma olhada lá e aproveite pra se inscrever no grupo:

tutorial: http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem/forum/topics/tutor...

Grupo: http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem

Parabéns pelo tutorial, bem bacana!!! Thiago, só um adendo, você disse que está usando um carregador de celular, olha, eu já vi algumas fontes dessa com muito muito ruido proveniente da regulagem de tensão por PWM, deixando as portas analógicas doidinhas!!!
E vendo o tutorial postado acima pelo amigo imhugo você teve alguma luz?
Abraços

Utilizo o arduino uno(Blackboard da robocore), o tutorial em si é  para uso no mega, mas alguns comentários ajudam bastante com o unu, o prórpio imhugo postou algo interessante sobre a mudança de baud da esp8266. Farei os testes até conseguir. hehe

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço