Você já usou algum display LCD que não seja os tradicionais 16x2 e nokia5110 ?

Olá amigos,

    Tava olhando o site DX.com pra comprar uma coisas do mundo arduino pra continuar estudando e me deparei com vários diplays lcd, um que achei interessante foi esse aqui: 

 

http://www.dx.com/pt/p/4-5-tft-touch-screen-480-x-272-display-modul...

 

   O lance é que catei na net e não achei como fazer as ligações dele com o arduino, dai tive medo de investir e não consegui usa-lo.

 

   Dai veio a ideia de consultar vocês com a duvida:  QUAL DISPLAY LCD FORA OS TRADICIONAIS 16X2, 20X4 e NOKIA 5110, FORA OS DE 7 SEGMENTOS QUE VOCÊ JÁ USOU ?

   Se você já usou algo diferente saberia passar como fazer a ligação e como é o sketch básico de comunicação, tipo bibliotecas, comandos básicos, etc. ?

 

   Vi que tem displays com Touch screen, você já usou um desses ?   como é feita a comunicação com o arduino ?

Exibições: 1373

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara.. legal sua dúvida...

eu to tendo um problemão aqui para tentar usar um display de um servidor antigo.. e olha que ele é só nove pinos para comunicação..

http://labdegaragem.com/forum/topics/display-de-um-servidor-antigo

Seria muito bacana se tivesse algo mesmo que ajudasse a utilizar outros tipos de telas. 

Qual marcar era o servidor desse LCD?

Amigo, é um Unisys Aquanta Q S/6

Mauricio,

    Cara, valeu pela dica, mas fica duas duvidas no ar:

1º- Mesmo usando esse shield de adaptação,  qual a biblioteca utilizar ?   

2º- Será que só da mesmo pra fazer a ligação utilizando um shield pra arduino?  é que em meus projetos dificilmente eu utilizo um arduino uno em si,  geralmente eu projeto as placas no eagle e soldo os componentes nela,  nesse caso utilizo apenas o atmega328 da estrutura arduino,  será que não teria como fazer a ligações mesmo ?

Na verdade eu tenho em mãos passado por um amigo um lcd:  

 SS24E12DLNW-E P-G24DE12PT-E1 SGS24012E0JEW20 240x128 LCD

veja aqui:  http://www.dzsc.com/news/picture/details_850118.html

Tô Super afim de conseguir colocar esse LCD pra funcionar, me ajudaria muito.

e ai galera, ninguem usou displays diferente ?

Olá Luis Farias,

   Você tá correto,  parece que ninguem se meteu a mexer com LCDs "não canônicos" com o arduino,  as vezes a sensação que tenho é que grande parte da turma fica só no básico em um assunto especifico e não tentam evoluir, se instigar a aprender, etc.

  Acho que o caminho a seguir talvez seja tomando por base esse tutorial:

http://www.arduinoecia.com.br/2013/09/display-grafico-lcd-128x64-st...

  Nesse tutorial fala-se sobre uma biblioteca para arduino multi lcd, o nome dela é u8glib, e o link de acesso pra ela é https://code.google.com/p/u8glib/downloads/detail?name=u8glib_ardui...

   Vou ter que sentar e meter o sarrafo pra aprender mesmo.

   Mas putz, adoraria saber como ligar o arduino em uma tela daquelas usadas em reposição para tablets,  eu até encontrei um material na internet, mas ele era privado, só tocava no assunto, mas não permitia acesso.

 

Eu já acho que uma grande proporção de usuários de arduino simplesmente pegam algo pronto, junta trechos de diversos sketchs e chega a uma solução "personalizada".

Outra grande proporção dos usuários só consegue lidar com sketches prontos, e se tiver que alterar ou adaptar alguma coisa, se atrapalha todo. Se tiver que pegar trechos de diversos sketches então, aí a coisa nem anda.

Somados esses dois primeiros grupos de usuários, eles representam a esmagadora maioria (chuto talvez uns 95 a 99%).

E, finalmente, a minoria é composta por aquele pessoal realmente que cria, que conhece, que sabe iniciar um projeto a partir do zero, que tem o dom de criar tutoriais originais (tutoriais estes que depois acabam sendo plagiados, ás vezes sem ao menos ter a autoria mencionada)

Pensando nisso tudo, talvez essa raridade que vc constatou em relação a esses LCDs "não canônicos" se deva ao fato de que aquela tal minoria que mencionei ainda não teve a chance de adquirir tais LCDs e criar bibliotecas

em tempo, eu não me considero como parte da minoria : )

pelo contrário, eu sou parte daquele grupo dque pega os sketches dos outros e adapta

Somos amigo imhugo,  mas tento a cada dia aprender algo diferente e fazer tambem algo diferente.

Hoje a tarde vou testar uma nova criação, uma evolução do tutorial que coloquei aqui no LDG ensinando a fazer placas PCI usando papel aluminio,  agora a coisa evoluiu,  eu consigo reparar problemas em plena transferencia e devido a isso hoje vou tentar minha primeira dupla face.

  Se tudo der certo acabei de criar no Eagle um Shield que será capaz de gravar bootloaders em atmegas328-pu em Attiny85(acho que o 45 é a mesma coisa)  e só pra fazer bonito em atmegas328-au (atmegas em formato SMD).

  Se tudo der certo estarei fazendo mais um tutorial e colocando aqui em breve.

mas por enquanto o negocio é se matar com os lcd ha ha ha

pois então Weider, vc assim como muitos garagistas faz parte daquela minoria capaz de criar e, acima de tudo, compartilhar o conhecimento. Meus sinceros respeito e gratidão 

VAleu imhugo,  

    Adoraria ver todos compartilhando suas soluções, é uma peque que muitos quando conseguem o que vieram buscar, simplesmente desaparecem.

    Valeu mesmo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço