Bom dia Pessoal,

Preciso desenvolver um projeto que consiste em criar um sensor de nível de uma caixa d'agua interligado com Arduíno e com transmissão de dados via internet à ser recebido em dispositivos móveis com android.

Minha dúvida está sendo em qual sensor usar, pois, gostaria de ter um controle real, ou seja, se tiver 33% de água na caixa, eu gostaria que informasse o valor real. Não queria um controle de níveis pré-definidos (Exemplo: 0%,..25%...50%...75%...100%).

Li muita coisa a respeito e até onde eu li o pessoal estava tendo grandes problemas com a umidade, o que acaba incapacitando os sensores.

Outra dúvida que tenho é a respeito do próprio arduíno. Teria alguma coisa específica que eu deveria utilizar?

Desculpem se as perguntas não forem a nível avançado, eu realmente sou iniciante no arduíno e tenho que fazer este projeto para apresentar no curso de especialização.

Alguém tem um dica de como posso resolver essa dúvida?

Grande Abraço

Rogério

Exibições: 24886

Responder esta

Respostas a este tópico

Rogério,

Eu vejo 3 maneiras para medir o nível com controle real:

1) medir o peso: inviável para uma caixa d'água, mas é o que eu estou fazendo para um filtro de água de 3Kg. vide link: http://labdegaragem.com/forum/topics/c-lula-de-carga-de-balan-a-dig...

2) sensor de fluxo: colocando um sensor de fluxo na entrada e outro na saída, acho que dá pra calcular o volume de água em tempo real. Vide link do produto: http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/sensor-de-fluxo-de-agu...

3) régua com bóia: criar uma régua com boia que converte o movimento linear em rotatório e com um sensor de pulsos, contar as voltas. Vide figura:

Obs.: Poderia substituir o sensor de pulso, por um potenciômetro ou por um fuso ligado à polia superior, transformando o movimento linear vertical em movimento horizontal. Ai é só medir este movimento ou transmití-lo, com redução, para um potenciômetro linear. Tudo isto bem vedado por causa da umidade.

Só testei a primeira, as outras duas são palpites. 

Rogério, 

Uma variável da opção 3 do Wagner seria algo parecido com o sensor de nível de combustível de veículos.

è um potenciométrico, uma alavanca e na ponta da alavanca uma boia.

Quanto mais alta a boia, gira livremente o potenciômetro para cima.

Vc terá que calibrar o sistema e desenhar a alavanca com giro considerando o conteúdo da caixa. é um problema se a caixa for mais funda que larga, ai vc poderá criar ângulos na alavanca (veja exemplos de boias de combustível.

Tente achar um potenciômetro que seja leve para giro, para não pesar a alavanca.

 

Bom dia Rogério!

acredito que a melhor solução seria você colocar um tubo de pvc  de umas 2 polegadas dentro da caixa, da borda ao fundo como na figura ai abaixo, sendo instalado um sensor de distância na ponta da borda desse tudo, dentro do tupo você poderia colocar uma chapa de metal de um raio menor que o tubo, quando a água subir essa chapa de metal sobe junto dentro do cano, fazendo uma variação conforme alterna o volume de água dentro da caixa, dessa forma é só transformar por regra de 3, se o tanque possui 10m de profundidade e tem capacidade para 1000L, então quando ele estiver com 2,5m terá 250L.

ESPERO TER AJUDADO!!

Sensor ultrasonico, só se for a prova d´agua. Senão vai dar problema.

José o sensor não ficaria dentro da água, como disse ele ficaria instalado na ponta do nível superior do cano da caixa, e não em contato com a água!

Sabemos disso, isso já foi discutido nos  foruns do LAB.

Dentro de um caixa dágua pode ter muito vapor dágua. 

Imagine qual é a temperatura dentro da caixa dagua da sua casa agora !

E quanta umidade tem lá dentro.

Eu tentaria o sensor de ultrassom: muito barato, preciso, não requer nenhuma instalação mirabolante...

Se ele funcionar pelo menos uns meses já tá é bom.

Eu sempre sou da tese que a gente não deve consertar o que nem sabemos se está quebrado.

Mauro era exatamente isso que eu estava dizendo ao Sr José, essa teoria que o sensor da problema é um tanto quanto pessimista, tenho um sistema igual ao que o Rogério menciona funcionando pelo método que descrevi a 2 anos sem problema algum, usando o sensor ultrassônico como você disse, claro que nenhum sistema é autossuficiente e requer sempre manutenção preventiva ou corretiva, mais existem pessoas por aqui que são mestres em automação ai fica difícil expor qualquer coisa.

A informação sobre problemas de umidade com sensor ultra-sonico não foi dada por mim. 

Mas por um outro colega que já testou e teve problemas. 

Não sou mestre de automação, mas sou humilde para aprender com outros colegas através de experiência já vivida por eles. E normalmente eu acredito neles. 

O meu perfil é, que se vai montar algum projeto, faça bem feito e tente obter o máximo de informação sobre projetos semelhantes. 

Pois é, temos um parecer que diz que funciona e outro que não. Entào acho que vale a pena ao menos tentar. Eu náo consigo fazer porque moro em prédio, senào faria o teste. Mas acho que quem está interessado deve tentar esse caminho, porque é muito fácil e muito barato.

Alguem já  testou o sensor de ultra som com a caixa dagua?

Com essa crise de falta dagua, a necessidade se um monitoramento da caixa dagua é essencial para todos.

Precisamos de um Medidor de nível de Caixa Dagua :

- que seja barato e acessível,

- que seja fácil de instalar,

- que seja confiável e durável,

- que faça medições de  25%, 50%, 75%, 100% do nível, 

- que permita um display remoto no nivel térreo ( no caso de prédio), 

- etc

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço