Professor Marlon Nardi

Pessoal, venho construindo um projeto e gostaria de ajuda-los, aqui tem algumas informações importantes. https://www.youtube.com/watch?v=8MfrnBQFpQo 

https://www.youtube.com/watch?v=3IxTF1b9vLM

CNCs são capazes de fazer grandes proezas.


Para facilitar a vida das pessoas que querem muito uma CNC, e pensando particularmente em o quanto eu preciso de uma, decidi resolver estas duas questões fazendo uma CNC em casa, usando materiais encontrados no comércio comum. 


Como trabalho muito com Placas de Circuito Impresso (PCI) resolvi elaborar uma CNC para fazê-las. Com um pouco de criatividade tudo é possível.

O objetivo aqui é compartilhar com vocês algumas dicas para a  construção de uma CNC de uso doméstico.
 
Para começar, temos que saber que a CNC é, basicamente, um conjunto de software e hardware que se interagem para elaborar algo material. No nosso caso PCI. Para Fazer esta CNC foi usado um Arduino NANO Modificado.

Materiais utilizados:
3  motores de passo
6 trilhos telescópicos de gaveta light 25 CM
1 barra de roscas de 1/4 (será cortada em 3 pedaços)
3 porcas de 1/4
20 parafusos para fixação das peças na madeira

Ferramentas utilizadas:

Alicate
Fita isolante
Ferro de solda
Estanho
Chave philips e fenda
Abraçadeiras de Nylon
Fios elétricos
Cola a base de cianoacrilato (ex: super bonder)

http://professormarlonnardi.blogspot.com.br/p/cnc-caseira.html

Exibições: 30332

Responder esta

Respostas a este tópico

Pessoal, gostaria de saber como que anda a construção das CNC's de vocês?

Projeto em andamento Marlon, aguardando receber os motores e drivers.

Abraço.

Adilson,

você foi rápido de mais. Parece que ficou beleza.

Muito bom Adilson, poste na pagina http://professormarlonnardi.blogspot.com.br/p/cnc-contriudas-com-aj... Obrigado. Abração.

    Olá, comecei a construir uma CNC também e ela está quase finalizada. Estou usando um motor mercury com os chips A4988 e usando o Arduíno uno juntamente com o Universal  G Code Sender 1.0.5 entretanto não sei como se programa  o Arduíno para atuar juntamente com este " G code Sender " gostaria de saber como se faz isso.
     Outra coisa que acontece é que meu motor fica um pouco doido e estranho emitindo uns ruídos, percebi também que quando fui testar os motores com uma programação básica que encontrei na aula 12 de Arduíno - Motores de passo do labdegaragem eles não respondem exatamente como ao do vídeo, ou seja, quando eu coloco um delay mais curto o motor continua girando em uma velocidade aparentemente normal por exemplo:

//direção pino 9

//passo pino 8 

void setup()

{

   pinMode(8,OUTPUT);

   pinMode(9,OUTPUT); 

   digitalWrite(9,1);

   digitalWrite(8,1);

}

void loop()

{

   digitalWrite(8,0);

   delay(10);

   digitalWrite(8,1);

   delay(10);

}

Eis o problema ( pelo menos acredito que seja) no tutorial foi colocado no delay 300 e no meu eu preciso colocar 10 para atingir a mesma rotação. 

Bom ficou um pouco grande, mas ficarei muito grato se puderem me ajudar...

desde já agradeço.

ps: já conferi todas as ligações tanto visualmente como também com o multímetro, será que poderia ser algum problema com os motores outra observação ( não sei se é relevante, mas quando eu encosto no motor ele pára de de rotacionar)...

 

Tudo bem Luis recomendo o DXFTOGCODE2

Projeto muito bem detalhado. Parabéns !

Uma dúvida, o trilho dá folga que possa prejudicar na precisão ?

Obrigado.

Obrigado José, há sim uma pequena folga com relação ao eixo Z, por exemplo: quando a broca desce o trilho cede cerca de 1mm para baixo, mas é somente esta folga minima que não atrapalha nada. Com relação aos outros eixos(lados) não tem folgas nenhuma pois os trilhos são com esferas de aço.

Ok obrigado!

Montei a parte mecânica da minha CNC nesse final de semana, baseado no blog do Prof. Marlon. Fiz algumas alterações no projeto para usar o que eu já tinha. Até o momento, esse é o resultado:

https://www.youtube.com/watch?v=LfnKYj2mOa0

Muito bom Matheus fico Show, Matheus criei uma página para mostrar que podemos mudar o mundo com educação e conhecimento. E gostaria que publicasse nos cometário desta página: http://professormarlonnardi.blogspot.com.br/p/cnc-contriudas-com-aj...   a historia de como o Post te ajudou a montar sua CNC Caseira, assim postarei, com a sua autorização seu nome e seus videos de construção, para mostrar que pessoas como vc movem o mundo.

Olá, Marlon!

Excelente projeto! Certamente, depois desta postagem, surgirão muitas CNCs! Inclusive eu estou pretendendo montar uma, e gostaria, se possível, de algumas informações e dicas suas.

Minhas dúvidas iniciais:

1. Que tipo de ferramenta você está utilizando (marca/modelo)? É semelhante a uma Dremel?

2. Esta ferramenta é capaz, logicamente com a fresa adequada, de cortar alumínio (chapas de 1,5mm, por exemplo) e plásticos (como poliestireno, por exemplo)? Minha dúvida neste caso é quanto às RPM e ao torque.

3. Quais foram as modificações feitas no Arduino NANO?

Desde já, grato.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço