Boa Tarde,

Adquiri 4 placas solares de 6v 520mAh, possuo também uma bateria selada de 6v 12Ah. Fiz a associação das placas, série/paralelo e ontem com o pouco tempo que tive para testar deu 11,65v com 1.24A. (Moro em Blumenau e a mais de 18 dias que esta ou nublado ou chovendo, então não consegui coletar mais dados)
Vou utilizar esse sistema para emergência, carregar celular (principalmente) , pequenas lanternas, luminária de led (aquele que usamos no usb do note) e possuo algumas dúvidas:

 

1) Para carregar o celular (5v 450mah), preciso "baixar" a tensão e a corrente certo? para reduzir a tensão posso utilizar diodos em série, acredito ser o mais certo a fazer pois o o 7805 se não me engano precisa de no mínimo 2v de diferença entre entrada e saída certo?

 

2) Para limitar a corrente, posso utilizar o LM317 ? Acham uma boa solução?

 

3) Para a carga da bateria, utilizo apenas 1 diodo? Quando a bateria estiver completamente carregada, o painel continuará carregando a bateria? há perigo de danos? ou melhor é fazer um controlador de carga? Se for um controlador de carga, alguém tem algum projeto?

 

4) Qual vidro é o melhor para proteger o painel?

5) Sobre a bateria, ela é de 6v 12ah, isso quer dizer se eu ligar algo, ela vai mandar os 12a? ou ira mandar apenas oque o equipamento precisar?

 

6) Futuramente vou implementar um "rastreador solar" para posicionar melhor o painel no decorrer do dia, e coletar os dados em tempo real de tensão e corrente com arduino. (começando agora os estudos com arduino, então isso vai levar um tempo ainda).

 

Grato pela ajuda.

Exibições: 763

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Tiago,

Você tem várias dúvidas, então recomendo o material do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito, download (gratuito) do livro "Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaico", no link abaixo:

http://www.cresesb.cepel.br/publicacoes/index.php?task=livro&ci...

Obrigado pela dica Luís, arquivo já esta salvo e começando a leitura do mesmo. Muito obrigado

Tiago,

vamos conversar muito. Já passei por tudo isso, mas no meu caso já estou com controlador de carga PWM, o arduino controlando e mandando dados para o scadabr disponibilizar os dados na net.

Passei aqui rapidinho mas vou ler todas as suas dúvidas. Espero que outros contribuam também.

Valeu Sidney, ficarei no aguardo. Abraço 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço